Manutenção

CNH digital é lançada em São Paulo

Quem possui CNH impressa com QR-Code já pode ter versão digital

A partir desta terça-feira (22) o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) começou a disponibilizar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas de todo o estado de São Paulo.

E a boa notícia para quem optar pelo documento digital é que ele é gratuito, sendo disponível por meio do aplicativo CNH Digital da empresa Serpro — tanto para sistema Android como iOS. Armazenado no smartphone e com a mesma validade da impressa, o documento digital pode ser adquirido por motoristas que tenham a habilitação com o QR-Code, que passou a ser emitida em maio de 2017.

Para ter a CNH digital, basta a CNH impressa estar dentro da validade, ter o QR-Code e não ter nenhum tipo de pendência — como estar suspensa. Caso o motorista não tenha a habilitação com QR-Code, precisa emitir uma segunda via ou esperar a próxima renovação do documento para obter a versão atualizada. Vale lembrar que a regra da CNH digital é federal e opcional para os condutores, já que a CNH impressa continuará válida. Confira mais detalhes da CNH digital neste link.

Envio da CNH impressa de graça

Outra novidade divulgada pelo Detran-SP é o envio automático e gratuito da CNH impressa pelos Correios para todos os serviços relacionados à carteira de habilitação. Ou seja, a taxa de R$ 11,00 cobrada atualmente para o condutor receber em casa sua habilitação acabará. A previsão é que a medida comece a ser válida em 30 dias.

Como adquirir sua CNH digital

  1. Identifique sua CNH: confira se na parte interna da CNH está impresso o QR-Code — o código de barras em formato quadrado.
  2. Condições da CNH atual:
    1. Caso você tenha a CNH com QR-Code, mas não possui o Certificado Digital (e-CPF), é necessário ir até um posto do Detran.SP para fazer presencialmente o cadastro, levando um documento de identificação original.
    2. Se tiver o e-CPF, basta fazer o cadastro no site do Portal de Serviços do Denatran. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”.  Quando finalizar o processo, o usuário receberá um SMS no celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.
    3. Caso sua CNH não tenha o QR-Code, peça a segunda via do documento.

3 . Baixando o aplicativo: baixe o aplicativo da CNH Digital, da Serpro. Para acessar, basta inserir seu CPF e digitar o código de ativação. Ele funciona mesmo sem estar conectado a internet para que seja sempre possível acessá-lo.

Veja mais:

>> Governo cancela medida que exigia curso e prova para renovar CNH

>> Depois da CNH, documento de veículo também terá versão digital

>> Projeto de lei prevê CNH apenas para carro automático