O mercado de motos 0km do Brasil é um dos mais importantes do mundo. Basta ver a diferença dos números de vendas das motocicletas em relação ao dos automóveis. No entanto, há muito o que evoluir, já que ainda somos carentes em alguns segmentos, enquanto em outros há motos que simplesmente não fazem sentido. Veja alguns exemplos a seguir
Haojue DK 150 carburada
Motos sem sentido [divulgação]A Haojue DK 150 é uma excelente moto. Econômica, com um preço bem mais acessível que as rivais da Honda e Yamaha, o modelo é um dos mais vendidos do grupo que também controla a Suzuki no Brasil. Entretanto, a versão carburada da street deveria ter saído de linha, mas a fabricante fez justamente o contrário: tirou a versão injetada de seu catálogo, mantendo apenas a carburada.
Mesmo tendo manutenção mais simples, é difícil defender um modelo com carburador em pleno 2023. Nos carros, o sistema foi abolido há décadas, mas nas motos ele segue firme e forte, mesmo sendo menos eficiente e mais poluente. Quando a DK 150 injetada era vendida, seu preço era pouca coisa superior ao do modelo carburado, favorecendo seu custo-benefício. Agora, quem quiser uma DK com injeção eletrônica, precisa apelar para a DK 160, que é mais potente e mais cara, mas bem mais moderna.
Yamaha Factor 150 ED UBS / Fazer 150 UBS
Yamaha Factor 150 [divulgação]
Yamaha Fazer 150 [divulgação]
Aqui você pode escolher qual modelo faz menos sentido. Afinal, as duas motos são bastante parecidas em preço e proposta, custando cerca de R$ 16 mil no site da fabricante. Sinceramente, talvez fosse mais vantajoso comprar a Factor 150 mais barata, ou então partir para a Fazer FZ-15, que é pouca coisa mais cara, mas tem visual mais esportivo e iluminação em LED no farol.
Bajaj Dominar 160
Bajaj Dominar 160 [divulgação]A Bajaj desembarcou no Brasil em 2022 com três motos. A Dominar 160 é a mais barata de todas, mas seu preço de R$ 17.420 é muito próximo do valor cobrado pela Dominar 200, que é mais potente e consegue encarar alguns modelos 250 cc e 300 cc da concorrência. Se custasse menos, a Dominar 160 seria uma baita alternativa aos modelos da Honda e Yamaha. Porém, pelo valor pedido, compensa mais gastar mais um pouco e já partir para a versão de 200 cc.
Honda ADV
Honda ADV 2024 [divulgação]Versão aventureira da PCX, a ADV custa R$ 22 mil no site, mas o preço real pode encostar nos R$ 30 mil. E, ao contrário de sua irmã, ele mantém o motor de 150 cc, que é bom, mas menos potente que o de 160 cc da PCX. Fora que a ADV é uma scooter pequena e que custa quase o mesmo que modelos de 250 cc e 300 cc. Mesmo sendo um excelente produto, ela acaba sendo mais uma a entrar na lista de motos que não fazem sentido.
Honda X-ADV
Honda X-ADV 2024 [divulgação]Aparentemente, comprar uma scooter aventureira da Honda não é um bom negócio no Brasil. A X-ADV tem um conjunto muito interessante, mas cobra caro por isso, custando mais de R$ 100 mil em algumas concessionárias. Seu conjunto mecânico é excelente, unindo o motor de 750 cc ao câmbio automatizado de dupla embreagem. O problema é que há motos bem mais interessantes nesta faixa de preço, fazendo a scooter perder um pouco de sentido.
Para piorar, na própria gama da Honda há uma opção mais racional. A NC 750X DCT utiliza o mesmo conjunto da X-ADV, mas custa R$ 58.346 no site da marca, enquanto a scooter aventureira tem preço sugerido de R$ 91.780. Mesmo sendo menos versátil, por não ser uma scooter, o valor da NC 750X DCT é bem mais atrativo no mundo das motos, complicando a vida da X-ADV.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Obrigado por informar que tem modelo carburado 0km.