Automobilismo

Verstappen brilha no GP dos EUA mesmo com problema nos freios

Tricampeão e sem mais grandes objetivos para este ano, Verstappen segue enfileirando vitórias, mas calor do GP dos EUA quase estragou tudo

Tesla Cybertruck de Elon Musk parado de frente no deserto [Divulgação]
Tesla Cybertruck [Divulgação]

Max Verstappen levou a Red Bull a mais uma vitória no GP dos EUA. Tendo largado na sexta posição no grid, o holandês escalou o pelotão para alcançar mais uma vitória na Fórmula 1. Com o triunfo, o piloto holandês atingiu um marco importante em sua carreira, chegando à 50 vitórias na categoria.

A corrida, realizada no circuito de Austin, no Texas, foi marcada pelo forte calor. Verstappen teve um início tranquilo, e foi gradualmente superando seus adversários ao longo das voltas, até assumir a liderança. Lando Norris, da McLaren, havia assumido a primeira posição na volta de abertura, mas Verstappen não perdeu tempo em ultrapassá-lo e tomar a dianteira, lá para a metade da prova.

No entanto, Verstappen começou a ter problemas com os freios nas voltas finais, enquanto Lewis Hamilton, com pneus novos médios, tentava se aproximar do líder nas últimas voltas. No entanto, Verstappen soube controlar a situação e saiu vencedor da disputa.

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]

Apesar dos esforços de Hamilton, ele teve que se contentar com o segundo lugar. Porém, o novo assoalho da Mercedes deu resultado, com o heptacampeão tendo um desempenho bem melhor na corrida. No entanto, durante a noite de ontem, a FIA informou que Lewis e Charles Leclerc foram desqualificados da prova, por problemas na prancha de madeira de seus carros, que estavam abaixo do limite mínimo.

Com isso, Norris herdou o segundo lugar, com Carlos Sainz sendo o terceiro. Mais atrás, Logan Sargeant acabou subindo para o 10⁰ lugar, marcando seu primeiro ponto na categoria, justamente na corrida realizada em sua casa.

Destaques além de Verstappen 

Outro destaque da prova foi Lando Norris, que conseguiu resistir aos avanços de Carlos Sainz e conquistou seu quarto pódio consecutivo. O piloto da McLaren tem demonstrado um desempenho impressionante nesta temporada e vem se consolidando como um dos talentos em ascensão na Fórmula 1.

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]

Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, também teve uma boa atuação, ultrapassando um frustrado Charles Leclerc no final da corrida e terminando na quinta posição. Leclerc, pole da prova, sucumbiu diante da estratégia da Ferrari e da falta de ritmo de corrida de seu bólido.

A próxima etapa do campeonato será o Grande Prêmio do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, onde a Fórmula 1 desembarca antes de rumar para o GP de São Paulo, no início de novembro.

.

>> GP dos EUA já foi um dos maiores fiascos da F1; relembre outros

>> Os melhores carros para Uber e Táxi

>> Ducati lança nova versão da Panigale V4 R no Brasil