Home » Avaliação » BMW M235 é o esportivo certo para quem quer começar | Impressões

Avaliação

Esportivo sim!

BMW M235 é o esportivo certo para quem quer começar | Impressões

Muita gente não está preparada ou não tem braço para um M2 ou para um M3, por isso, melhor começar com o BMW M235

5 min de leitura

Grande parte do charme que é presente nos BMW M de verdade e que se perdeu em alguns Mercedes-Benz AMG é a inebriante sensação de que a Dona Morte está afagando seu pescoço toda vez que você os dirige no limite. É divertidíssimo e coloca seu coração para bater mais forte. Mas nem todo mundo está pronto para isso. Por isso, existe o BMW M235.

Não é difícil ver por aí histórias de M2 ou M3 estraçalhados em postes ou locais nos quais um carro não deveria estar. E isso não é culpa da BMW, afinal, os carros estão cada vez mais seguros, tanto fazem seus motoristas brações sobreviverem com diversos itens de tecnologia e proteção. Mas é preciso ter braço para domá-los e coragem para deixar no modo sport.

Por isso, para quem quer diversão sem tanto medo ou ainda não está pronto para esse segundo nível de pilotagem, a BMW criou o M235 xDrive. O modelo tem tração nas quatro rodas, plataforma comum aos modelos da Mini e diversão controlada em níveis muito grandes. Só se prepare para desembolsar salgados R$ 479.950.

BMW M235 xDrive CINZA DE TRASEIRA
BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]

Alma de gente grande

Construído sobre a mesma plataforma modular dos modelos da Mini, o BMW M235 traz motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina. São 317 cv e 40,7 kgfm de torque despejados nas quatro rodas através da tração xDrive. Como resultado, temos um sedan relativamente compacto chegando aos 100 km/h em 4,9 segundos. 

As acelerações são fortes, com retomadas rápidas gerenciadas pela transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Mas o que mais o Série 2 Grand Coupé se destaca é em dinâmica de curva. O carro é grudado no chão e não há santo que o desgarre se você não quiser.

motor bmw m235
BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]

Algo interessante da tração nas quatro rodas é que ele deixa você brincar. Ao perceber que a frente está saindo, ele joga força para a traseira com o objetivo de assentar o carro. É como se ele encaixasse na curva e seguisse no melhor trajeto. Tudo muito controlado e previsível, mas que te deixa abusar para testar os limites.

Direção bem rápida lembra os modelos da Mini, ainda que tenha uma dose a menos de agilidade. Afinal, o sentimento de kart é para os primos britânicos. Suspensão é firme, mas a volta na pista não foi o suficiente para conhecer seu comportamento para além do uso esportivo.

BMW M235 xDrive cinza de frente
BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]

Outro universo

Mesmo sendo um Série 2, o modelo é mais caro que o Série 3. A versão de entrada 220i custa R$ 320.950, o que fica um pouco abaixo do 320i GP de R$ 346.950. Entretanto, um 330e, que é híbrido, sai por R$ 455.950 contra R$ 479.950 do M235. A vantagem é que ele é mais barato que os M de verdade e custa menos do que o CLA assinado pela AMG.

O seu posicionamento teórico abaixo do Série 3 fica bem claro em espaço interno e qualidade de acabamento. Quem senta à frente, tem bancos esportivos de excelente qualidade, que abraçam o corpo nas curvas e tem materiais de qualidade, além de costuras temáticas com o estilo BMW M.

interior bmw m235

Já o banco traseiro é apertadíssimo. O teto curvado faz com que pessoas altas não consigam ficar lá por mais de cinco minutos. Se o motorista for alto, não há como um passageiro traseiro ter habitabilidade. Portanto, se for um carro para a família, fique com um Série 3. O porta-malas leva 360 litros na medição VDA.

Em questão de materiais, há um contraste. O couro usado nos bancos e volante é ótimo, enquanto o material emborrachado no painel fica aquém do que se espera de um BMW. O mesmo vale para os plásticos, que estão em excesso em um carro desse valor. Um X1 é melhor acabado e a cabine do Série 2 antigo era mais refinada.

Em contrapartida, a BMW trouxe duas telas de ótima qualidade. O painel de instrumentos tem 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia, levemente inclinada ao motorista, fica com 10,7 polegadas. Ambas são fáceis de mexer e com contrastes vistosos. Destaque para a presença de sistema Android na central o qual permite uso de apps direto na tela sem precisar espelhar pelo Android Auto ou Apple CarPlay.

Veredicto

Como um esportivo de verdade, o BMW M235 encanta pela precisão ao volante, ao mesmo tempo que te deixa brincar. Ele é um ótimo primeiro passo para quem quer um esportivo da divisão M, mas ainda não tem braço para um M2 ou um M3 – nem todo mundo está preparado para isso.

BMW M235 xDrive de traseira
BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]

Só que como um sedan, é melhor tirar um pouco de pimenta e levar um Série 3. A sofisticação do modelo maior faz mais sentido por um preço mais convidativo. Falta espaço e esmero no acabamento do novato, que deve seguir como um coadjuvante dentro da gama BMW, assim como a geração anterior.

Você teria um BMW M235? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar