Todos os dias ao caminhar na garagem para pegar o BMW Série 4, ou M440i se você preferir o chamar por sua versão, me vinha um questionamento na cabeça: “como a marca alemã pode ter feito um carro tão feio?”. Mas esse pensamento ia embora dois minutos depois que colocava o BMW para fora do prédio.
Tabelado em R$ 604.950, ele está no meio da gama da BMW. Não tão sisudo e popular (entre várias aspas) quanto o Série 3, mas nada perto do jeito maníaco fritador de pneu (e absurdamente divertido) dos irmãos M3 e M4. É um dos melhores carros que dirigi em 2022.
Duplo pulmão
A BMW anda bem controversa em sua atual linguagem de design. Faz isso para chamar atenção e consegue. Fazia tempo que não rodava com um carro em que tantos pescoços viravam na rua. A belíssima cor Artic Racing Blue ajudava nisso, não poso negar. A carroceria larga com 1,85 m é 2 cm maior que de uma Toyota Hilux.

Não é bonito. Sinto muito aos fãs de BMW que vão me criticar nos comentários só porque ele é um carro caro e de luxo. Os faróis afilados também não casam muito bem com o estilo, enquanto o para-choque tem linhas que atiram para todos os lados. O perfil é proporcional, elegante e bonito, algo que mostra como uma reestilização salvaria com facilidade o estilo do Série 4.

Servido?
Só que basta abrir as grandes portas para ser recebido por um interior elegante e verdadeiramente sofisticado. Os bancos são confortáveis, mas firmes para manter seu corpo no lugar durante curvas fortes. Ainda assim, não cansam em viagens longas. Já o volante merece destaque pela ótima empunhadura e couro de qualidade exemplar e acolchoado.
![BMW M440i [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/BMW-M440i-21_edited-750x450.jpg)
A central multimídia segue por essa tocada, com menus fáceis de serem operados, intuitivos e rápidos. A BMW equipa o Série 4 com internet a bordo, que permite que o próprio carro leia notícias, informe sobre a previsão do tempo ou condições de trânsito quase tão bem quanto o Google Maps que eventualmente você usará com o Android Auto e o Apple CarPlay sem fio.
Painel de instrumentos também é digital em uma tela de alta definição igualmente rápida. Cada modo de condução exibe elementos diferentes e em cores diferentes. O EcoPro coloca um econômetro no lugar do conta-giros e fica em azul, enquanto o Sport tem elementos grandes e em vermelho. Em Comfort, o ambiente é laranja.
Por falar em ambiente, o Série 4 traz luzes de cortesia com diversas opções de cores e intensidades diferentes para deixar o interior mais aconchegante. O teto solar é item de série e ajuda a clarear a cabine dominada por elementos em preto e prata. Há como opcional o couro caramelo na cabine.

Porta-malas de 440 litros tem a mesma capacidade de muitos sedãs, mas pode não ser tão fácil colocar volumes grandes por conta da tampa pequena. Ao menos ela é operada eletricamente e facilita o uso.

Em linha
Só que o melhor ponto sobre o BMW Série 4 é sua dirigibilidade. O motor 3.0 seis cilindros em linha é o astro da festa com 387 cv e 51 kgfm de torque. Mesmo para um carro pesado, de 1.740 kg, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em instantâneos 4,8 segundos. Pise no acelerador forte e ele vai grudar sua cabeça no banco e te dar um susto.
Ele é forte, mas sem ser assustador. É um nível de potência que o torna divertido para andar com o pé em baixo boa parte do tempo, sem sobrar ou faltar. E a vantagem é que, mesmo assim, ele é surpreendentemente econômico. Durante nossos testes com 60% do trecho em estrada, o cupê fez média de 10,4 km/l, mesmo em que um dia cruzou a estrada dos Romeiros do jeito que ela deve ser completada.

Nos modos Comfort e Sport, isso não acontece. O Sport faz o câmbio trabalhar com trocas fortes e bem perceptíveis, além de ficar mais ágil e segurar a rotação lá em cima. O escapamento chega até a produzir alguns estampidos, mas o som ouvido de dentro do carro é amplificado pelo sistema de som – mas vale destacar que não soa falso, muito pelo contrário.
![BMW M440i [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/BMW-M440i-13_edited-750x450.jpg)
Há ainda radar para detecção de carros nas duas faixas seguintes, sistema de estacionamento automático e de manobra autônoma que reproduz de ré os últimos 30 metros feitos pelo motorista para a frente, head-up display, retrovisores fotocrômicos (menos o direito), chave presencial e faróis de LED com facho adaptativo e direcional, os quais criam zonas escuras para não ofuscar outros carros.

Mas também de lado
Essencialmente um carro com tração traseira, o BMW Série 4 entrega um controle absoluto mesmo nos modos mais esportivos. A busanfa desliza quando o motorista quer, permitindo contornar curvas fechadas mais rápido, mas também de maneira estilosa e sob controle. Quer fritar os pneus de lado? Ele também faz isso.
Só que as estradas sinuosas mostram o seu habitat natural. O volante preciso, rápido e pesadinho deixa o grande BMW na mão como se fosse um Mini Cooper. Apontou, ele vai e com voracidade. A carroceria é bem rígida e segura em curvas mais fechadas em que a força da gravidade tenta arrancar seu cérebro do lugar. Que bela obra da engenharia alemã.
![BMW M440i [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/05/BMW-M440i-1_edited-750x450.jpg)
Veredicto
É inegável que entre as marcas alemãs, hoje a BMW é a que nitidamente tem os carros mais bem acertados. A dinâmica do Série 4 é irrepreensível e ele é divertido de dirigir como poucos carros hoje em dia ousam ser. Mas o motor do M440i é sua grande joia: forte, com ronco belíssimo e ao mesmo tempo econômico mesmo que nem precisava ser.
Pode ser e é feio, talvez o cupê menos prazeroso aos olhos que a BMW já fez em toda sua história, mas é bom demais de andar. Depois de uma semana, até esqueci da grade frontal horrível e da falta de harmonia na dianteira. Até porque, ao entrar no Série 4, não queria sair mais de dentro e só desejava que mais quilômetros e quilômetros estivessem à minha frente.

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![BMW M440i [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/BMW-M440i-11_edited-1200x721.jpg)






Como assim feio? Esse é um dos carros mais bonitos da BMW, especialmente por essa frente imponente.
Feio pra quem? Chega a ser ridículo o título dessa matéria. Quantos donos desse veículo foram convidados a opinar a respeito? Quantos tendo condições para adquiri-li não o fizeram ? Ah, tá. O autor é a última palavra quanto feiura, ou beleza . ….
Queria saber aonde e feio?
Carro lindo
Excelente matéria! Os comentários pessoais quanto a feiura frontal trazem descontração e sinceridade para o texto.
Achei bastante exagerado esse título. A grade é feia? Um pouco. Mas o carro como um todo é muito bonito.
Achei o painel bem feio, achei com um aspecto extremamente antigo e ultrapassado, mas o visual externo dele achei incrivelmente bonito e imponente
Feio sou eu, hahahaha. O carro é belíssimo! Feios são esse carros brasileiros com cara de beijinho que andam fabricando.
Na minha garagem, ficava lindo !
Gente???? Pode não ser a frente mais linda da humanidade, mas tratar essa gracinha como se fosse a traseira do Mitsubishi Eclipse(SUV) é um exagero. Não tem nada tão feio aí, não. Adorei os faróis. Só a grade que é meio ?? Mas a BMW parece necessitar de grades. Kkkkkkk
Querido, feio é o Renaut Logan e Chevrolet Cobalt. Este carro é maravilhoso.
Se esse carro é feio, imagina as carroças nacionais que são vendidas para os otários por algo perto dos 100 mil .
O carro é lindo!
Respeito o gosto de todos.
Com relação aos nossos carros nacionais, realmente, como já dizia o Collor, são umas carroças.
Lembrando que nós somos os culpados te termos carroças e de aceitarmos comprar as carroças caras.
Não adianta botar a culpa no governo a, b ou c.
Nós brasileiros, temos o que merecemos.
Carros que em outros países não chegam nem a metade do valor dos nossos, sendo com um padrão de qualidade superior.
Em suma, nos dão por aquilo que brigamos.
Como aceitamos tudo, nada ou quase nada temos.