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Citroën C3 Live Pack é sensato até demais | Avaliação

Versão intermediária com o motor 1.0 aspirado, a versão Live Pack do Citroën C3 tenta ser a mais racional da gama do hatch

8 min de leitura

O Citroën C3 ainda não emplacou nesta terceira geração. Lançado em 2022, o hatch marcou o início do projeto C-Cubed por aqui, com o recém-lançado Basalt completando a nova família da fabricante francesa. Ele também foi o responsável por colocar em prática o reposicionamento da Citroën, que se tornou uma marca mais de entrada na Stellantis.

Com uma proposta de ser mais econômico e menos sofisticado que o C3 anterior, o modelo atual ainda não deslanchou no mercado, e vende menos que carros mais sofisticados, inclusive na própria Stellantis, como os Fiat Pulse e Fastback, e o Jeep Compass. O mercado tem dessas coisas, mas o hatch da Citroën é melhor do que parece. E até mesmo maior.

Talvez o que jogue contra o modelo seja seu visual simples demais, e que faz com que ele seja comparado frequentemente com o Renault Kwid, que é bem menor. O Citroën C3 tem quase o tamanho do Fiat Argo, mas frequentemente está com preços compatíveis aos praticados pelo Kwid e Fiat Mobi

Citroën C3 Live Pack [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 Live Pack [Auto+/Leo Alves]

Na tabela, o C3 Live Pack testado custa R$ 84.690, mas é comum que ele seja oferecido na casa dos R$ 70 mil. Entretanto, como o parâmetro de avaliação é o preço tabelado dos carros, o valor oficial é o que será considerado nesta avaliação. E com este olhar, talvez a versão Live Pack seja simples demais pelo o que custa. 

Simplicidade do Citroën C3

Ao analisar o visual desta configuração, é nítido que se trata de um modelo de entrada. As rodas de 15 polegadas são de aço, sendo cobertas por calotas. A grade não é cromada. Ela é pintada de cinza acetinado. Quem quiser rodas e grade cromada precisa partir para o C3 Feel, que custa R$ 87.590. Ou então para o You, turbinado lançado há poucos meses e que tem preço sugerido de R$ 99.990.

Ao menos a versão Live Pack tem alguns equipamentos a mais que a versão de entrada, a Live. Aqui, há uma central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Ela pode não ser a melhor da categoria, mas é competente. Tem uma resolução aceitável e bom funcionamento, e ao menos disfarça um pouco a simplicidade da cabine.

Citroën C3 Live Pack [Auto+/Leo Alves]
Citroën C3 Live Pack [Auto+/Leo Alves]

O sistema de som tem até tweeters na coluna dianteira, mas não espere uma qualidade premium. Lembre-se, estamos em um carro de entrada. No entanto, o som é bom, dentro da média. Só não é nada espetacular. 

A cabine do Citroën C3 até tenta parecer mais sofisticada do que de fato é, mas como o Diabo mora nos detalhes, são justamente eles que entregam a economia de custos. As saídas de ar têm posições diferentes nas extremidades, mas a peça é a mesma do painel central, apenas montada na vertical.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Painel simples e vidros manuais na traseira

Porém, nada me irrita mais do que o painel de instrumentos deste carro. Eu preferiria que o C3 tivesse um mostrador analógico, em vez do painel digital minúsculo e com poucas informações. Não há sequer um conta-giros. E como essa versão é manual, com câmbio de cinco marchas, o mostrador de rotações faz falta. Principalmente se considerarmos que essa versão pode interessar quem está em busca do primeiro carro, e não tem tanta experiência assim ao volante.

Eu já tive contato com diversos carros simples. Meu antigo VW up! era da versão de entrada, e também não tinha conta-giros. Mas ao menos o painel era maior. No caso do C3, pelo menos tem um mostrador de marchas, que indica o melhor momento para se aumentar ou reduzir a marcha engatada. Não resolve o problema, mas pelo menos é melhor do que nada.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Outro ponto que entrega a simplicidade da versão é o vidro manual na traseira. Apenas os dianteiros são elétricos. A única vantagem é que a manivela fica no lugar certo, na porta. No caso dos modelos com vidros elétricos traseiros, o acionamento é feito no centro, no console entre os bancos.

Atitude SUV

Debaixo do motor, a versão Live Pack traz o motor 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm, quando abastecido com etanol. Na gasolina, a potência é de 71 cv e o torque cai para 10 kgfm. Como dito anteriormente, o câmbio é o manual de cinco marchas. Com essa configuração, o desempenho é apenas aceitável, como é comum em carros 1.0 sem turbo.

Só que a vantagem do C3 é ser um carro leve, pesando 1.047 kg. Por isso, ele é mais ágil do que parece, ainda que demore cerca de 14 segundos para atingir os 100 km/h. O carro é ágil, não rápido. 

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

A posição de dirigir é boa, mas não faz muito meu estilo. O conceito de hatch com atitude SUV deixou o banco do motorista alto demais. E como a coluna é fixa nesta versão, é um pouco mais difícil achar uma posição de dirigir agradável. Não é ruim, mas realmente é como estar em um SUV. Você fica sentado como em uma poltrona.

O banco é bastante simples, mas, novamente, estamos em um carro de entrada. O apoio é aceitável, mas não há grandes confortos. Pelo menos a condução do modelo é bastante agradável. Assim como mencionei na avaliação do Fiat Argo Drive 1.3 CVT, a direção elétrica é leve em baixas rotações, mas fica mais pesada conforme a velocidade aumenta. 

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

E nesta versão, por ser manual, os pedais também merecem elogio. Eles são bem posicionados, e o da embreagem consegue ser extremamente leve. No trânsito frenético de São Paulo isso faz bastante diferença. Já os engates do câmbio não são tão precisos, e têm aquele aspecto borrachudo. No entanto, é melhor do que nos modelos da Fiat, mesmo a transmissão sendo igual.

Consumo e desempenho

Quem busca um carro de entrada, certamente não quer gastar rios de dinheiro com combustível. E o Citroën C3 Live Pack vai bem também neste quesito. O modelo encerrou o teste com média de 13,9 km/l na gasolina, depois de mais de 500 km rodados. O consumo oficial diz que o hatch faz 9,5 km/l, com etanol, e 13,2 km/l, com gasolina, na cidade. Em trechos rodoviários, a marca é de 10,3 km/l, com o combustível vegetal, e 14,5 km/l, com o derivado do petróleo.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Em trechos urbanos, o desempenho é bom, mas é inevitável o C3 perder fôlego em subidas, pois é um carro de 75 cv (ou 71 cv, na gasolina). Mesmo assim, não é ruim. Nas rodovias, as retomadas e o ganho de velocidade são os pontos que mais ficam críticos com esse motor aspirado. Mas, novamente, é algo compreensível para o propulsor utilizado.

O que chama a atenção é a boa estabilidade do hatch, com um acerto de suspensão na medida. A Citroën sempre fez isso muito bem, e no C3 manteve a fama. Em curvas rápidas, ele é bastante divertido de ser guiado, mesmo não tendo uma potência alta. 

Espaço interno

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Com 3,98 m de comprimento e um entre-eixos de 2,54 m, o Citroën C3 oferece um bom espaço para seu porte. A largura de 1,73 m dá uma distância boa para os ocupantes dianteiros, e o banco traseiro acomoda bem adultos de estatura mediana. Mesmo tendo 1,87 m, não fiquei espremido no banco de trás. O porta-malas tem 315 litros, um tamanho bom para o segmento.

Nesse quesito, o C3 se mostra uma boa alternativa, principalmente para quem tem família. É possível acomodar quatro ocupantes sem grandes apertos, e o porta-malas ainda tem uma litragem suficiente para poucas bagagens. 

[Auto+/Leo Alves]
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Veredicto

Pelo valor cobrado na versão Live Pack, a sua relação custo-benefício não é tão favorável. Por R$ 3 mil a mais, é possível levar para casa o modelo Feel, que tem luzes diurnas em LED, vidros elétricos em todas as portas, retrovisores com ajustes elétricos, e rodas de liga leve de 15 polegadas.

[Auto+/Leo Alves]
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Porém, com as promoções que são frequentes, a Live Pack acaba se tornando uma boa escolha, já que tem mais itens que o modelo de entrada. Particularmente, no preço cheio, eu tenderia a optar pelo modelo Feel. Mas com uma boa promoção, a Live Pack fica interessante, mesmo sendo racional demais.

O que acha do Citroën C3 Live Pack? Deixe nos comentários a sua opinião.



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2 comentários em “Citroën C3 Live Pack é sensato até demais | Avaliação”

  1. Adolfo Rodrigues

    Tenho um C3 Live Pack na cor cinza artense e estou muito satisfeito com o veículo. Eu acho que vc que fez esta avaliação não foi sincero, o C3 está muito mais lindo e robusto em comparação como o Mobi, Polo, e outros. Você deixou de lado muitas outras coisas que o veículo tem, como controle de tração e estabilidade, assistência em rampa, luz de posição, estamos no Brasil amigo! Eu acho que vc passou uma imagem ruim do veículo.

  2. Eduardo

    bonjour,… sei que avaliações são em grande parte uma opinião pessoal e emocional, mas em especial a midia precisa ser o mais imparcial e na medida do possível técnica.. Então penso ser prudente ser menos emocional e mais controlado: " Porém, nada me irrita mais do que o painel de instrumentos deste carro."….. rssss…..Brasil……… Estou com um Branco Live Pack de locação e tenho um SUV 1.3 TCE 2023…Turbo… e gostei bastante do C3 é bem espaçoso… no banco traseiro sobram 03 dedos de cada lado do banco.. Cabem 03 pessoas… na largura… ombros… cabeça… e bom espaço p pernas.. Não achei o painel tão irritante…rssssss…. Cada carro tem suas virtudes e limitações e o C3 me agradou bastante… Os pontos positivos foram os mesmos da avaliação… endosso…A visão do cambio tb tive a mesma. Poderia ter um C3 facilmente……. Na questão da segurança pontos valiosos como controle de tração e estabilidade… tem de destacar… segurança é o importante… Entre um UP usado e um C3 novo…….. é C3 com certeza… muito mais carro.

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