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Aventura até a segunda página

Citroën erra na proposta do Aircross XTR, mas acerta em preço | Impressões

Citroën baixou o preço do Aircross no Brasil, tirou o nome C3 e trouxe uma versão aventureira desnecessária

6 min de leitura

Junto da renovação da família C3 no Brasil, a Citroën lançou o Aircross XTR. E repare, apenas Citroën Aircross agora, não mais C3 Aircross como antes. É uma tentativa de deixar o SUV um pouco mais independente e seguir o que foi feito com o Basalt. Mas, dentre tantos acertos e correções feitas, a versão XTR não faz sentido.

Dentro do line up da Citroën com o Aircross 2026, a versão XTR é a mais cara, sendo vendida por R$ 129.990. E sabe qual o diferencial para a então topo de linha Shine? Adesivos, costuras de cor diferente, apliques cinza e…só. É só isso mesmo. Por R$ 3 mil a mais. E sabe a belíssima cor Azul Cosmo? Não tem no XTR: só branco, preto e cinza.

Diferenciação pequena

Especificando mais as alterações, o Citroën Aircross XTR conta com adesivo preto e verde no capô, mesmo tom usado na faixa que divide o teto em duas partes. Os logotipos são todos em cinza acetinado, mesmo material usado na parte inferior do para-choque e nas rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

Por dentro, ele conta com faixa de imitação de couro no painel com emblema XTR e costuras verdes. O mesmo tom de costura é usado no volante e nos bancos. Só que a grande melhoria de acabamento feita no Aircross XTR também está presente no restante da gama do SUV de sete lugares.

Todas as versões agora contam com faixa macia ao toque no painel, sendo de tecido no Feel e em imitação de couro no XTR e no Shine. As portas também trazem novo revestimento macio seguindo o mesmo material do painel. O couro artificial do volante e dos bancos melhorou substancialmente em relação ao modelo anterior, mostrando mais qualidade.

Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

Outra alteração mais do que necessária foi o reposicionamento do comando dos vidros elétricos. Agora o motorista tem os quatro botões para controle nas portas, enquanto os passageiros traseiros não precisam mais fazem malabarismo para abrir as janelas. Diferentemente do C3, o Aircross 2026 tem botões nas portas traseiras também. 

Latifúndio francês

Um dos maiores destaques do Citroën Aircross é ele ser um SUV compacto com dimensões generosas e espaço enorme dentro. Quem senta na fileira da frente tem muito espaço para as pernas por conta da posição de dirigir vertical. Já os passageiros traseiros tem área para a cabeça bem livre, enquanto o espaço de joelho é suficiente.

Acima da segunda fileira fica um ventilador que capta o ar gelado que sai do ar-condicionado na frente e sopra mais forte para os assentos traseiros. É uma solução de baixo custo que não resolve muito o problema. Pelo menos o acesso à terceira fileira é fácil por conta do sistema de dobra do banco e pelas portas enormes do SUV.

A turma do fundão do Aircross terá acesso a bancos confortáveis, mas com piso bem alto. Surpreendentemente, no entanto, mesmo eu tenho 1,87 m de altura, não raspo a cabeça no teto. Agora há duas saídas USB na fileira do meio e uma no porta-malas para os passageiros lá de trás. Com os bancos dobrados, são 493 litros de capacidade e eles são facilmente removíveis.

Segue o jogo

Com os novos pneus de uso misto do Citroën Aircross XTR, o comportamento não mudou. Você tem um pneu de atuação mais ruidosa e mais áspera, mas nada que comprometa o comportamento típico do carro. Ele ainda é equipado somente com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT.

É um conjunto muito bem calibrado e que casa bem com a plataforma do Aircross. As acelerações sempre são a contento e não há delay de acelerador ou letargia do câmbio em fazer o Citroën ganhar vida. Como o isolamento acústico é um pouco falho, é possível sempre ouvir o motor 1.0 atuando e até o espirro do turbo é presente.

Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

Como o Aircross é grande e alto, ele tem um certo comportamento “busônico”, em que você sente o tamanho generoso do modelo. Ele tem suspensão macia demais, o que faz com que a carroceria balance em algumas situações e fique mais suscetível a ventos laterais. Apesar disso, é bem robusto e aguenta bem a buraqueira.

A Citroën tem a típica direção levíssima nas manobras e mais pesadinha em alta velocidade, o que ajuda a equilibrar um pouco o comportamento mais molenga do Aircross. Contudo, é um carro bem confortável para longas jornadas. Pena que até hoje o volante não ajuste em profundidade, só em altura.

Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

São aplaudíveis as mudanças feitas pela Citroën na linha 2026 do Aircross. Ele diminuiu muito a sensação de carro barato com as melhorias de acabamento e novos materiais. Não dá mais tanto a sensação de um C3zão de entrada. Além disso, a marca baixou bem os preços e colocou um carro grande de sete lugares com preço de SUV subcompacto.

Só não precisa levar a versão XTR para casa. Pagar R$ 3 mil a mais por adesivos, costura verde e por um pneu de uso misto que não o transformará em um SUV 4×4 não é tão válido assim. Especialmente porque muita gente vai desejar a versão nova e será possível caçar descontos pelo Shine. Esse sim, um custo-benefício imbatível pelo tamanho do Aircross.

Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]
Citroën Aircross XTR [Auto+ / João Brigato]

Você teria um Citroën Aircross? Conte nos comentários.


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7 comentários em “Citroën erra na proposta do Aircross XTR, mas acerta em preço | Impressões”

  1. Pedro Vila Nova

    Sim, gosto do Aircross, tem porte e não traz aquela bandalheira eletrônica tipo necessidade desnecessária que tanto o brasileiro admira nos carros chinos, e que muita coisa é dispensável e sem utilidade prática no dia a dia…

  2. Edgar Silva

    Sem chance pra esses motores de 3 cilindros! Se colocar motorização descente e mais airbags, vai vender! Mas nessa faixa de preço e nessa configuração, não sai do lugar…

    • Robert

      Esses 1.0 turbinhos são maravilhosos. Se vc não não considerar a cilindrada, somente torque e sua disposição em baixíssima rotação, é excelente os 20kgfm pra um carrinho desaes.

    • Gabriel

      Alem de poucos, eles vêm com problemas

  3. Cristiano

    Eu gostaria de trocar meu t cross 2021 confortline. Mas o q a Citroën quer é absurdo. Valoriza seu carro e desvaloriza o do cliente.

    • ALESSANDRO GEOVANI GRUNER

      Mas isso toda concessionária concorrente vai fazer o seu nunca vale nada depois de um banho vale o dobro ou mais infelizmente nunca vai mudar essa visão

  4. Cristina z

    Tenho um, excelente carro, macio, potente, espaçoso, com o essencial, ótimo custo benefício.

  5. Aparecido

    Tava até me interessando,mas quando vi que era 3 cilindros ,quebrou meu encanto ,um carro desse porte é ate pecado por motor 3 cilindro

  6. Aparecido

    Tenho uma citroem xisara picasso 2.0
    2004, a quase 20 anos ,potente ,maravilhosa ,espaçosa ,funcina tudo ate hj

  7. Gabriel

    Comprei um. Vários problemas… Um recall sobre gazes tóxicos e letais na cabine. Problema de chicote do air-bag. Problema de carenagem. Tirando isso…

  8. Fábio

    Um carro dece teria que ter 6 airbags. Não apenas 4.

  9. Luiz Gustavo

    Bom carro mas é um erro da marca lançar somente 7 lugares.

  10. Cássio PR

    Quantos comentários de entendidos. Kkkkkkk

  11. Tercio blumer

    Tenho o Basalt 2025,motor 3 cilindro câmbio cvt,130 cavalos,e fora de série um sr. Carro ótimo desempenho,econômico sensacional para dirigir

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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