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Avaliação

Mudança de atitude!

Fiat Titano 2026 deixa o passado para trás e seduz ao volante | Impressões

A Fiat Titano 2026 mantém o visual da antecessora, mas evolui muito no desempenho do motor turbodiesel e na dinâmica de direção

7 min de leitura

Sabe aquela mulher ou homem pouco sedutor, mas que de repente aparece diferente, agora capaz de despertar interesse? A Fiat Titano chegou no ano passado querendo conquistar os clientes fiéis às marcas tradicionais do segmento de caminhonetes médias. Para isso, apostou na expertise da marca no mercado de utilitários — mas o resultado não agradou logo de cara.

Entre os principais obstáculos estavam a potência modesta do motor turbodiesel, emprestado do furgão Ducato, a suspensão com acerto desconfortável no asfalto e a direção hidráulica pesada. Mas tudo isso ficou no passado. Afinal, a linha 2026 da Fiat Titano realmente mudou da água para o vinho — e não estamos exagerando!

Embora mantenha o visual e siga disponível nas versões Endurance manual (R$ 233.990), Volcano automática (R$ 263.990) e topo de linha Ranch automática (R$ 285.990), as grandes transformações estão onde os olhos não veem, mas o corpo e a alma sentem. Ou seja, estamos diante de uma nova picape média da Fiat, cujo trabalho do time de engenharia foi consistente.

A marca quer, agora sim, disputar atenção com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e até com as chinesas JAC Hunter, GWM Poer e a híbrida BYD Shark, para citar algumas rivais. A nova fase da vida da Fiat Titano começa pela mudança de nacionalidade: antes fabricada no Uruguai, agora é produzida na planta de Córdoba, na Argentina.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza parada de lateral
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Fiat Titano 2026 mantém o corpo, mas renova a alma

Entre os pontos positivos, a Fiat Titano sempre teve a robustez jogando ao seu lado e o preço competitivo. Apesar da grande mudança na parte de engenharia, a caminhonete média manteve as dimensões. Na ponta da fita métrica aparecem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,89 m de altura (com barras longitudinais) e 3,18 m de entre-eixos.

A caçamba, item decisivo na escolha de uma caminhonete média, acomoda 1.210 litros e suporta até 1.020 kg na versão Ranch. Para efeito de comparação, a Nissan Frontier Pro-4X leva 1.054 litros e 1.030 kg, enquanto a Chevrolet S10 High Country comporta 1.061 litros e 1.044 kg.Algo que poderia ser melhorar é o peso da tampa da caçamba, assim como ter um sistema de amortecimento que facilitaria a operação.

Caçamba da Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Apesar de ficar ligeiramente atrás na capacidade de carga, a Fiat Titano Ranch é mais acessível: custa R$ 285.990, contra R$ 315.690 da Nissan e R$ 334.190 da Chevrolet. Aliás, o preço da Fiat Titano 2026 de topo de linha é semelhante ao das oponentes Chevrolet S10 WT manual (R$ 272.890) e a Frontier Attack (R$ 273.290).

Fiat Titano 2026 ganha um novo coração

O que antes era motivo de crítica foi completamente revisto. A Titano 2026 agora traz o motor 2.2 turbodiesel Multijet — o mesmo usado na Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage — associado ao inédito câmbio automático de oito marchas da ZF. O conjunto já está adequado às rígidas normas de emissão de poluentes do Proconve L8.

Com 200 cv e 45,8 kgfm, o novo conjunto é bem mais eficiente que o antigo 2.0 de 180 cv e 40,8 kgfm (emprestado do Ducato). Segundo o fabricante, houve uma melhora de 11% na potência e de 13% no torque máximo. Ou seja, o desempenho melhorou significativamente: a aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 12,4 para 9,9 segundos, e a velocidade máxima subiu de 175 para 180 km/h.

Novo motor 2.2 Multijet turbodiesel da Fiat Titano Ranch 2026
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A entrega de força agora é mais rápida e progressiva. E o novo motor 2.2 Multijet entrega força em baixas rotações, mas responde com vigor quando exigido — seja numa ultrapassagem ou em terrenos difíceis. A suavidade de operação e o baixo nível de ruído também surpreendem positivamente. Só que você deve estar se perguntando o motivo de não utilizar o câmbio AT de nove marchas. A Fiat explicou que essa transmissão era a mais adequada para a Titano 2026.

Outro ponto importante foi a melhora no consumo de combustível. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Fiat Titano 2026 faz 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, contra os antigos 8,5 km/l e 9,2 km/l, respectivamente, bebericando diesel.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza parada de traseira
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Mais estável e confortável

O comportamento “saltitante” da antecessora foi corrigido. A Fiat Titano 2026 está mais assentada e confortável, com melhorias perceptíveis na conexão entre chassi e carroceria. Foram adotadas novas molas, amortecedores e um novo sistema de suspensão da cabine. Tudo isso elevou a experiência a bordo do utilitário e deixou no ar a sensação de agora ser uma compra acertada.

O resultado é uma caminhonete que encara curvas com mais confiança, filtra melhor as irregularidades do solo e oferece condução mais prazerosa em qualquer condição. O efeito “pula-pula” foi praticamente eliminado — inclusive no fora de estrada. Outro ponto elogiável é o controle da carroceria. A dianteira não mergulha nas frenagens fortes e o veículo não aderna em curvas, algo que a aproxima da dinâmica da Chevrolet S10.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A direção também evoluiu: agora é elétrica, mais leve e direta, facilitando manobras tanto na cidade quanto no fora de estrada. Além disso, os freios são a disco nas quatro rodas e há agora freio de estacionamento eletrônico cooperando no conforto e na conveniência. Já as rodas de liga leve são de 18 polegadas calçadas por pneus de medidas 265/60.

Fiat Titano Ranch 2026: equipamentos e tecnologia

A versão Ranch traz sistemas de assistência à condução (ADAS), como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo com função Stop & Go e monitoramento de ponto cego. Também há seis airbags, alerta de saída de faixa, detector de pressão dos pneus, sensores de estacionamento frontal e traseiro, assistente de partida em rampa e controle de descida. A inclusão do radar do sistema ADAS trouxe um novo skid plate frontal, a única alteração estética perceptível aos olhos.

Por dentro, destaque para a nova alavanca de câmbio estilo manete de avião, o quadro de instrumentos com tela de sete polegadas e a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema de câmeras é 360° com visualização off-road para ajudar o que ocorre ao redor da caminhonete média da Fiat.

Outro destaque é o novo sistema de tração integral permanente (AWD), com seletor giratório e comutação automática entre 2H e 4×4, garantindo mais aderência em qualquer tipo de piso. Já para encarar trilhas, a Titano 2026 oferece bons ângulos de ataque e saída (29° e 27°, respectivamente) e altura livre do solo de 23,5 cm.

Veredicto

Não é exagero dizer que a Fiat Titano 2026 mudou da água para o vinho. A caminhonete média subiu de patamar em dirigibilidade graças às melhorias promovidas pela engenharia da marca, tornando-se mais prazerosa ao volante, com suspensão mais controlada e confortável, além de incorporar mais tecnologia embarcada.

Se antes a caminhonete média Fiat Titano deixava a desejar no conjunto motor e suspensão, agora o utilitário chega com todas as credenciais para encarar de igual para igual a concorrência — e com um preço mais competitivo que o de algumas rivais. Se você já estava de olho nela, com as novidades da linha 2026, pode ir sem medo.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

E você, o que acha da caminhonete média Fiat Titano? Levaria ela para a garagem ou ficaria com uma das rivais? Se já teve uma — ou ainda tem — compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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