A nomenclatura Tremor não era conhecida por muitos brasileiros até pouco tempo atrás, mas passou a ser aplicada às caminhonetes Ford F-150 e Maverick, ampliando suas capacidades off-road. A primeira, um Titanic sobre quatro rodas, custa R$ 580.000. Em contrapartida, a irmã custa menos e é mais prática no dia a dia da selva de pedra.
Assim que chegou ao Brasil, em fevereiro de 2022, a Ford Maverick Lariat FX4 encantou pela dirigibilidade, bem como pela sensação de sobrar motor. Depois, a variante híbrida Lariat Hybrid focou na diminuição do consumo e da emissão de poluentes. Paralelamente a elas e convivendo juntas, a versão Tremor estreou como um berro gutural.
Semelhante aos clássicos das bandas norte-americanas Metallica, Megadeth e Slayer, a Ford Maverick Tremor é uma junção rápida e poderosa — tudo desenvolvido para vencer os desafios do fora de estrada, sem esquecer do conforto ao trafegar no asfalto, do visual bestial com um olhar pouco amigável e do preço.
Afinal, a Ford Maverick Tremor custa R$ 239.900, sendo uma opção mais em conta que a Ram Rampage Rebel (R$ 270.990), Laramie (R$ 283.990) e R/T (R$ 299.990), todas elas a gasolina, além de outra caminhonete: a Fiat Toro Ranch Turbodiesel (R$ 224.990).

Mas o que é Heavy Metal na Ford Maverick Tremor?
Assim como na Ford F-150 Tremor, o que faz a Maverick Tremor subir montanhas e atravessar áreas alagadas está nas entranhas da caminhonete e distante dos olhos. A engenharia aplicada resultou em suspensões completamente reformuladas, com novas molas e amortecedores, além de barra estabilizadora e calibração da direção elétrica repensadas.
Isso proporcionou à Ford Maverick Tremor uma altura em relação ao solo de 22,6 cm (21,8 cm na Lariat FX4 e 20 cm na Lariat Hybrid). O ângulo de entrada é de 30,9º (10,3º a mais que nas outras configurações), o de saída é de 21,3º, com ângulo de transposição em rampa de 20º e capacidade de imersão de 45 cm.

O contato com o solo é garantido pelas rodas de 17 polegadas pintadas de cinza com detalhe laranja, vestidas com pneus All Terrain Plus de medidas 235/65 — na versão Maverick Black os pneus são 225/65. Até onde os olhos enxergam, essa não é a única modificação visual da caminhonete da Ford.
A configuração segue o atual facelift do utilitário monobloco, com faróis no formato de L invertido, e exibe o tom laranja na grade redesenhada, no adesivo sobre o capô, nos ganchos de reboque, nos apliques dos para-lamas dianteiros e no nome “Tremor” na lateral da caçamba. É um visual bem equilibrado, sem exageros.

Tremor bordado nos bancos
Essa diferença de altura em relação ao solo é notada logo ao embarcar. Ao abrir a porta, a cor laranja do exterior é repetida nas costuras dos bancos, do volante, do apoio de braço dianteiro, bem como nos puxadores de portas, nas saídas de ar e no nome Tremor nos encostos dos bancos frontais, que são ajustáveis eletricamente em oito posições e aquecíveis.
Outros itens incluem o teto solar elétrico, carregador de smartphone por indução, central multimídia agora com 12,3 polegadas (anteriormente, eram oito), navegador embarcado, sistema de som da B&O, quadro de instrumentos digital de oito polegadas, retrovisores e volante com aquecimento, além de compartimento sob o assento traseiro.

No desafio das medidas, a Maverick Tremor oferece 5,09 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,75 m de altura (1,73 m na Maverick Black) e 3,07 m de entre-eixos, o que resulta em bom espaço para as pernas e joelhos de quem viaja na segunda fileira. Para arejar as ideias, a janela do vidro traseiro tem abertura elétrica.
Há bons arremates e materiais no acabamento, embora o habitáculo exiba plásticos em sua totalidade. Ainda assim, a visibilidade é favorecida pela boa área envidraçada e pela câmera 360º, que facilita tanto manobras quanto balizas, além do off-road.


Peter Steele ficaria com inveja
Peter Steele (1962–2020), vocalista da banda Type O Negative, era conhecido pelo vocal grave. Na Ford Maverick Tremor, o ronco encorpado vem do motor 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta, em conjunto com o câmbio automático de oito marchas, rendendo 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3.000 rpm.
Ok, a Ram Rampage a gasolina é mais potente, com o 2.0 sobrealimentado da família Hurricane, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm. Contudo, a Ford Maverick Tremor não fica devendo em aceleração e retomadas. A diferença de peso para a Maverick Black é de 73 kg, o que resulta na relação peso-potência de 7,24 kg/cv.

Ela cresce logo após a marcha lenta, com baixo turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer), e as oito marchas são trocadas rapidamente e com suavidade — as trocas sequenciais podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante. Além disso, a direção elétrica é leve ao esterço e precisa, copiando muito bem o piso. A tração é 4WD; na Maverick Black, é do tipo AWD (All-Wheel Drive).
Essa disposição para avançar combina com o baixo nível de vibração e ruído interno produzido pelo conjunto motriz. Também estão disponíveis modos de condução: Normal, Escorregadio, Rebocar/Transportar, além dos novos Eco, Esportivo e Off-Road, que alteram parâmetros e a forma de entrega do desempenho.

Ford Maverick Tremor possui suspensões parrudas
O conjunto de suspensões reformulado, com novas molas e amortecedores, não apenas elevou as capacidades no fora de estrada como também assegurou uma boa dinâmica. Ela aponta a dianteira com facilidade e inibe a rolagem da carroceria em curvas ou em batidas secas de fim de curso.
Mesmo no off-road há bom controle ao vencer subidas e descidas íngremes ou ao passar por valetas e outras irregularidades. No asfalto, em nenhum momento o conjunto bateu seco ou transmitiu sacolejos aos cinco ocupantes. Outra qualidade está no ângulo de entrada de 30,9º, que evita que a dianteira raspe com facilidade.

Uma das tecnologias da Ford Maverick Tremor é o piloto automático Off-Road, que pode ser usado em velocidades de até 32 km/h para controlar aceleração e frenagem, maximizando a tração dos pneus All Terrain Plus (235/65). Já a função One Pedal Drive permite guiar apenas com o pedal do acelerador, como nos carros elétricos.
Outro auxílio é o assistente de reboque Pro Trailer, que facilita manobras com reboque engatado e também no engate, controlando a oscilação ao puxar uma carretinha, por exemplo. No entanto, quem busca uma caminhonete está, muitas vezes, de olho na caçamba.

Área de carga e consumo da Ford Maverick Tremor
A caçamba da caminhonete da Ford tem capacidade volumétrica de 943 litros ou 550 kg de carga, com tampa leve que pode ser manuseada com uma só mão. Há tomadas de 110V e 12V para equipamentos, capota marítima de série e até abridor de garrafas.
Assim como a caçamba pesa na decisão de compra, o consumo também importa. Segundo a Ford, a Maverick Tremor faz 10,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada. A Rampage Laramie a gasolina faz 8,2 km/l e 9,8 km/l, respectivamente, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com câmbio automático de nove marchas. E a segurança, como fica?

A Maverick Tremor traz controlador de velocidade adaptativo com função Stop&Go, assistente de manutenção e centralização de faixa, frenagem pós-colisão com ativação automática de faróis, buzina e destravamento de portas, além de frenagem autônoma com detecção de pedestres, ciclistas e marcha à ré.
Há ainda assistente de partida em rampa, controle de descida, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sete airbags, alerta de colisão frontal, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e sensor de pressão dos pneus.

Veredicto
A Ford Maverick Tremor chegou para ampliar as opções dentro da família, bem como suas capacidades no fora de estrada, graças à suspensão completamente revisada e aos pneus All Terrain Plus, que asseguram tração eficiente tanto no asfalto quanto na terra.
A sacada da caminhonete da Ford também está no preço mais atrativo em relação às rivais: Ram Rampage Rebel (R$ 270.990), Laramie (R$ 283.990) e R/T (R$ 299.990), todas a gasolina, além da Fiat Toro Ranch Turbodiesel (R$ 224.990). Para quem deseja uma caminhonete mais prática que uma média ou uma full-size, aqui está uma alternativa interessante. E que ainda permite uma aventura nos finais de semana!
O que você achou da Ford Maverick Tremor? Escreva sua opinião nos comentários!