A Geely finalmente está de volta ao Brasil. Depois de um começo tortuoso sendo representada pelo grupo Gandini e com carros ruins, lá em 2014. Agora com toda expertise adquirida com a compra da Volvo e Lotus, criação de Lynk&Co e Zeekr, além da implementação da Polestar como marca, a volta é marcada pelo Geely EX5.
O modelo é o primeiro da nova fase da marca chinesa no Brasil, agora auxiliada pela Renault brasileira, a qual será parcialmente adquirida pela Geely. Só que com tanto potencial, tantos carros legais vendidos lá fora, dar o primeiro passo com o EX5 pareceu fraco frente a tanta força que a marca tem.
Preço forte
Antes de dissertar sobre o ponto mais crítico do título dessa matéria, deixa eu falar sobre o preço. Que esse é bem forte, mas tem um porém, A versão de entrada Pro do Geely EX5 sai por R$ 205.800 (ou R$ 195.800 para os 300 primeiros). Isso significa que ele custa menos do que um Nissan Kicks Platinum ou um Honda HR-V Touring.

Só que o Geely EX5 é um SUV médio elétrico com espaço interno de SUV grande e preço de SUV compacto 1.0 turbo. A versão mais barata conta com sensor de chuva, rodas de liga-leve de 18 polegadas, volante com ajuste de altura e profundidade, chave presencial, faróis full-LED com acendimento automático, ar-condicionado digital de uma zona e câmera 360°.
Há ainda banco do motorista com regulagem elétrica, seis airbags, controle de tração e estabilidade, bancos dianteiros com ventilação, central multimídia com Apple CarPlay sem fio (a marca promete Android Auto em um segundo momento) e aquecimento nos retrovisores externos.
![Geely EX5 [Auto+ / João Brigato]Geely EX5 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/geely-ex5-20-1320x743.webp)
Mesmo com o mote de preço baixo e muito mais espaço, é inadmissível um carro nessa faixa de preço não ter pelo menos frenagem autônoma de emergência. Nenhum sistema de segurança ativa foi implementado no Geely EX5. A marca diz, no entanto, que o fato de ter seis airbags, além de baterias reforçadas contra acidentes, já é um ponto de segurança.
Para ter, de fato, segurança, é preciso subir para o Geely EX5 Max de R$ 225.800 (ou R$ 215.800 nas primeiras unidades). Isso faz com que ele receba todo sistema ADAS com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção em faixa e farol alto automático.
![Geely EX5 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/geely-ex5-13-1320x743.webp)
A versão top ainda agrega teto solar panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes, espelho interno eletrocrômico, banco do passageiro com ajuste elétrico, massagem para os assentos dianteiros e rodas de liga-leve de 19 polegadas. O valor extra compensa muito pela versão top.
Abrindo mão de autonomia e performance
Contudo, os equipamentos a mais e o sistema ADAS sacrificam parte da performance e autonomia do Geely EX5. Ambas as versões contam com motor elétrico dianteiro de 218 cv e 32,6 kgfm de torque. Entretanto, o Max é 50 kg mais pesado (1.765 kg contra 1.715 kg do Pro).

Como resultado, temos um 0 a 100 km/h feito em 6,9 segundos no Geely EX5 Pro contra 7,1 segundos do Max. A versão topo de linha consegue rodar até 349 km com carga completa, de acordo com o INMETRO. Já a Pro vai a 413 km. A diferença alta, segundo a marca, é por conta dos sistemas ADAS que consomem bastante energia.
Só que não se deixe enganar pelos números. Na prática, o INMETRO é sempre pessimista e a autonomia real será melhor. Além disso, o Geely EX5 anda muito melhor do que a ficha técnica deixa transparecer. Ele é um carro ágil, com bastante força do motor elétrico para qualquer situação.

O que mais me chamou atenção nele foi a performance em estrada. Afinal, seus rivais diretos com números de torque e potência semelhantes, tendem a ser bastante mancos na estrada, lutando contra o peso alto e o desgaste da bateria. Mesmo em modo Normal, o EX5 retoma com agilidade e chega rapidinho aos 180 km/h de velocidade máxima.
Acerto internacional
Outro ponto que merece destaque positivo no Geely EX5 é o acerto dinâmico. Ainda que a marca não tenha feito nenhuma calibragem para o mercado brasilerio, o SUV nasceu para ser vendido fora da China. Isso fica claro pelo fato de não ter suspensão de pudim e direção boba e molenga, muito pelo contrário.
![Geely EX5 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/geely-ex5-15-1320x743.webp)
A direção é muito bem calibrada, chegando no nível dos modelos da GWM, que são os chineses mais brasileiros que temos hoje. Ela é precisa, pesada em alta velocidade e leve em manobras. Junte isso à solidez de carroceria do Geely e terá um carro surpreendente na estrada acima do limite.
Ainda que seja macia, a suspensão não balança de um lado para o outro sem necessidade ou dá solavancos como típico dos carros chineses. Só em estradas com asfalto ruim que você sentirá uma moleza além do necessário, assim como nas curvas fechadas ele inclina um pouco mais do que precisa. Ainda assim, muito bem calibrado.

Falta um molho
Se para dirigir, o Geely EX5 é bom, ele pecou onde mais importa para o brasileiro: visual. Ele não tem nenhum elemento de estilo que o destaque na multidão, além de ter um design muito genérico. A frente não tem grade frontal e os faróis são finos, enquanto as lanternas traseiras conectadas são usadas por todo mundo.
Por dentro, é a fórmula de todo carro chinês: telão gigante (15,4 polegadas) para a central multimídia e painel de instrumentos digital (10,2 polegadas). O volante tem dois aros, o console central é alto e o acabamento é impecável. Tudo que todos os carros chineses fazem hoje em dia. Não há nada de diferente em termos visuais.

Mas há duas soluções muito importantes em termos de espaço. Ele conta com a mesma área para pernas na segunda fileira de um SUV grande, sendo ele pouco menor que um Haval H6. Há ainda uma prática gaveta de 14 litros abaixo do banco dos passageiros e um console central na fileira da frente cheio de porta-objetos.
Veredicto
O Geely EX5 é um bom carro, com interior moderno e bem acabado, além de espaçoso. O preço está a contento, mas a mancada da versão Pro não ter nem frenagem autônoma de emergência, descredita essa variante como uma possibilidade de compra. Só que, em um mundo lotado de SUVs elétricos, a combustão e híbridos no mesmo preço…falta.

Falta ao Geely EX5 mais personalidade ou algo tão extraordinário que o destaque da multidão. Ser somente um SUV chinês com ótimo custo-benefício seria o suficiente quando BYD e GWM chegaram, mas agora com tantas marcas e iniciando uma nova fase, faltou impacto no lançamento. E havia uma lista enorme de carros da Geely que poderiam ter feito isso.
Você teria um Geely EX5? Conte nos comentários.



É impressionante como o Grupo Gandini é uma desgraça no mercado brasileiro.. sorte da Geely estar sozinha (ou junto com a Renault) dessa vez..
Mas esse carro me parece muitíssimo (MAS MUITO MESMO) menos interessante do que o GAC Ayon V… aguardo ansiosamente a avaliação dos GAC por vocês.. mas tá demorando..
Se baixar o preço em, pelo menos, 30 mil eu compro, se não, já sabe que vai encalhar!!!
Produto interessante,porém deixa um pouco de dúvida sobre manutenção e se a gelly vai nos abandonar outra vez,deixando os proprietários órfãos.
Já tem o novo EX5 na China com autonomia maior. Se a Geely baixar o preço do Pro para R$ 150.000,00 acho que vai vender bastante.