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Avaliação

Plástica dianteira e traseira

Honda HR-V 2026 muda por fora, mas continua firme no que faz melhor | Impressões

O Honda HR-V 2026 traz retoques visuais na dianteira e traseira, mantendo como destaque a dirigibilidade que sempre foi seu ponto forte

8 min de leitura

Desde sua chegada em 2015, o Honda HR-V coleciona clientes fiéis graças à dirigibilidade associada à versatilidade e à reputação da marca no mercado brasileiro. Um caminho que seguiu firme na segunda geração, lançada em 2022, e que agora recebe retoques para continuar competitiva diante de rivais cada vez mais atualizados.

Alguns desses rivais são recém-chegados, como a nova geração do Nissan Kicks e a linha 2026 do Chevrolet Tracker. Ainda assim, o HR-V segue duelando com Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e, dependendo da versão, até com o Toyota Corolla Cross.

A linha 2026 do Honda HR-V chega com mudanças estéticas por fora e por dentro, além de oferecer quatro versões e duas opções de motorização: EX (R$ 163.200), EXL (R$ 170.900), Advance (R$ 199.400) e Touring (R$ 209.900). Esta última já pega pela frente o novo Nissan Kicks, que cresceu em dimensões e parte de R$ 199.000 na versão topo de linha Platinum.

Ainda no topo entre os SUVs compactos, também é possível comprar o VW T-Cross Extreme 250 TSI por R$ 191.900 — valor que sobe para R$ 205.550 com pintura especial, teto solar panorâmico e pacote ADAS de assistência à condução. Já o Hyundai Creta Ultimate parte de R$ 199.590, enquanto o Jeep Renegade Willys 4×4 custa R$ 182.990. O Toyota Corolla Cross a combustão oferece preços entre R$ 182.990 e R$ 207.990.

Honda HR-V Touring 2026 vermelho parado de traseira na grama
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Honda HR-V Touring 2026 ganha novas dimensões

A adoção de um novo para-choque frontal aumentou o comprimento em 1,6 cm nas versões EX e EXL, que agora medem 4,346 m. Já as versões Advance e Touring mantiveram os 4,38 m de uma extremidade à outra. A carroceria segue com 1,59 m de altura, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos.

O para-choque dianteiro foi redesenhado nas versões Advance e Touring, com visual exclusivo. A grade do radiador é sempre em preto brilhante, com barras horizontais nas versões EX e EXL e elementos trapezoidais em relevo nas configurações Advance e Touring. Aliás, esta última ganhou faróis com setas sequenciais e lanternas Full LED redesenhadas.

Novo para-choque do Honda HR-V Touring 2026
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O design limpo e bem resolvido se estende à traseira. A parte inferior do para-choque segue com acabamento preto. Contudo, Advance e Touring apresentam formas mais angulosas, enquanto EX e EXL mantêm um desenho mais discreto. As rodas são de 18 polegadas na Advance e na Touring, e de 17 polegadas na EX e na EXL.

Interior do Honda HR-V Touring 2026

As mudanças no habitáculo incluem a central multimídia de 8 polegadas, agora em posição flutuante em todas as versões. O console central foi redesenhado, e os bancos adotam sistema de estabilização corporal com tecnologia antifadiga. As versões EXL, Advance e Touring contam com revestimento em couro — nas duas últimas, com opção nas cores preta ou cinza-claro, conforme a pintura externa. A EX mantém o revestimento em tecido.

O quadro de instrumentos, que antes tinha 4,2 polegadas nas versões de entrada, agora passa a ser uma tela TFT de 7 polegadas em toda a linha. A EX também ganhou carregador de smartphone por indução, volante revestido em couro com borboletas para trocas sequenciais e sistema Smart Entry (destrava as portas por aproximação da chave).

O HR-V EXL 2026 ainda soma sensores de estacionamento dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva e retrovisor direito com função reverse tilt-down (abaixa automaticamente ao engatar a marcha à ré). Já o HR-V Advance traz rodas de 18 polegadas com pneus 225/50 — mesma medida utilizada na Touring, que também adiciona banco do motorista com ajuste elétrico, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, faróis com indicadores de direção sequenciais e lanternas Full LED.

O sistema de modularidade dos bancos traseiros Magic Seat está presente em toda a linha. Essa solução versátil oferece os modos Utility, Long e Tall, ampliando a capacidade do porta-malas de 354 litros e possibilitando o transporte de objetos volumosos ou compridos dentro do carro — ideal para quem pratica surfe ou ciclismo. Além disso, há saídas de ar dedicadas aos ocupantes da segunda fileira de bancos.

Sob o capô

São duas opções de motorização: o 1.5 DI VTEC naturalmente aspirado equipa as versões EX e EXL, com 126 cv (gasolina ou etanol) e torque de até 15,8 kgfm com etanol. Já o 1.5 i-VTEC Turbo Flex, com 177 cv e 24,5 kgfm (em ambos os combustíveis), equipa as versões Advance e Touring — e foi o motor do nosso primeiro contato.

A transmissão é sempre do tipo continuamente variável (CVT), com simulação de sete marchas e trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante. O conjunto entrega agilidade nas acelerações e comportamento animado em qualquer faixa de giro, com destaque para a força nas baixas e médias rotações.

Motor 1.5 turbo do Honda HR-V Touring 2026
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Embora não negue fogo quando provocado, o Honda HR-V 2026 mantém uma dinâmica elogiável. Na cidade, o conjunto de suspensões — McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira — filtra bem os impactos sem transmitir batidas secas ou sensação de roda solta ao transpor valetas ou lombadas. Além disso, o HR-V supera bem esses obstáculos graças ao ângulo de entrada de 16,9° e à altura livre do solo de 18,1 cm.

A calibração do conjunto também favorece o controle da carroceria e o comportamento em curvas mais rápidas. A direção elétrica é bem calibrada, rápida nas respostas, e mesmo com rodas de 18 polegadas, a versão Touring mantém conforto graças ao perfil 50 dos pneus.

Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Baixo nível de ruído

Um destaque do Honda HR-V está no excelente isolamento acústico. Mesmo em acelerações mais fortes, acima das 4.500 rpm, os ruídos externos são bem filtrados. O motor 1.5 turbo tem funcionamento suave e pouco turbolag (atraso na entrada do turbo). A combinação com o câmbio CVT se mostra acertada. Nas versões Advance e Touring, ainda é possível escolher entre os modos de condução ECON, Normal e Sport.

Como o próprio nome sugere, o modo ECON privilegia a eficiência, com respostas mais suaves ao acelerador. Já o modo Sport entrega o máximo desempenho do HR-V. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o HR-V Touring faz médias urbanas de 11,5 km/l e rodoviárias de 12,9 km/l com gasolina. Com etanol, registra 9,1 km/l na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.

Honda HR-V Touring 2026 vermelho parado de traseira na grama
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Toda a linha oferece freios com ABS e EBD, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, assistente de dirigibilidade ágil, sistema de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego, controle de descida, alerta de pressão dos pneus e luzes de emergência automáticas.

O pacote Honda Sensing permanece disponível em todas as versões, incluindo controlador de cruzeiro adaptativo (ACC), controle de aceleração e frenagem em baixas velocidades (LSF), frenagem automática de emergência (CMBS), assistente de permanência em faixa (LKAS), detector de saída de pista (RDM) e comutação automática dos faróis (AHB).

Detalhe da lanterna do Honda HR-V Touring 2026
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

O Honda HR-V mudou pontualmente na linha 2026, preservando um de seus principais atributos: a dirigibilidade — uma característica presente desde a primeira geração. Trata-se de um utilitário esportivo que responde bem quando equipado com o motor turbo e que também oferece uma dinâmica elogiável graças à boa calibração do conjunto de suspensões.

O preço de R$ 209.990 não é baixo, mas o modelo entrega o que promete. Além disso, assegura versatilidade com o sistema de modularidade dos bancos Magic Seat, oferece acabamento interno caprichado, com materiais bem escolhidos, além dos sistemas de assistência à condução Honda Sensing, que ajudam a evitar enrascadas em momentos de distração ao volante.

Honda HR-V Touring 2026 vermelho visto do alto e de frente na grama
Honda HR-V Touring 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

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1 comentário em “Honda HR-V 2026 muda por fora, mas continua firme no que faz melhor | Impressões”

  1. Rangel Filho

    Tenho um EXL 2017 bem completo, inclusive com TV, um bom carro.
    Bem que gostaria de um mais novo mas depois que enxugaram o porta malas, desanimei. Utilizo muito.
    Um amigo tem um 2025 e não vi nenhuma diferença na parte interna.
    No mais, tomara que tenham ajustado a suspensão.

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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