Quem ama o feio, bonito lhe parece. Beleza não se põe à mesa. Beleza sem virtude é rosa sem cheiro. Existem diversos provérbios e ditados populares sobre visual. E desde que o Hyundai Creta de segunda geração foi lançado, é tudo o que se fala sobre ele. Mas ele é realmente mais do que só um rostinho complicado de descrever? E o Creta turbo: é o que faltava?
Para responder a essas e mais perguntas, além de prolongar e validar as primeiras impressões que na pista com o SUV compacto da Hyundai, convoquei a versão que aposto ser a mais vendida: a Platinum 1.0 turbo. Por que? Pois custa R$ 138.690, tem o melhor motor da família, ainda que o 2.0 tenha os equipamentos mais legais – mas o motor maior não vale à pena.
Coração de HB20
A antiga geração do Hyundai Creta era servida pelo motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm de torque. Apesar dos números saudáveis, ele andava menos e consumia mais que um Jeep Renegade 1.8. E o probrezinho do SUV da Stellantis é o que toma fama de ser gastão e manco (ainda que de fato ele seja).
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-45_edited-750x450.jpg)
O Creta turbo se arrasta nos primeiros segundos para sair, mas rapidamente ganha vivacidade e força. Fazer ele andar rápido não é mais uma dificuldade e nem um sacrifício para o motor, que é ávido a acelerações mais fortes. Respostas ágeis do motor fazem ultrapassagens serem fáceis para o novo Creta, algo que o antigo sofria.
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-25_edited-750x450.jpg)
Queria ser um CVT
Por falar na transmissão, ela talvez seja o ponto mais baixo da dinâmica do Hyundai Creta. A calibragem é pensada para o conforto e economia de combustível. Por isso, ele desesperadamente troca de marcha. Bastou tirar o pé do acelerador ou aliviar um pouco que o SUV sobe uma ou duas marchas na hora.
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-37_edited-750x450.jpg)
Os modos de condução Eco, Normal e Sport não mudam muito essa situação. No Eco ele segura mais marcha ainda e dificilmente reduz com o pé a meio pedal, já em normal e Sport ele fica mais espertinho. Contudo, mesmo em Sport, ele segue desesperado para subir de marcha o mais rápido possível.
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-31_edited-750x450.jpg)
Conforto é uma ordem
Como é típico do Creta desde seu nascimento, o conforto segue como palavra de ordem da nova geração. O modelo é pensado para ser o mais tranquilo possível para a condução diária e faz jus a isso. A suspensão é macia e confortável, as vezes até demais, o que faz com que a carroceria faça curvas um tanto quanto desengonçada.
Além disso, há bastante barulho vindo da parte traseira. Ainda assim, o Creta filtra bem as imperfeições do asfalto e pouco transmite irregularidades para a cabine. A direção tem acerto preciso, com peso exato para ser fácil nas manobras e firmeza necessária para trafegar em altas velocidades na estrada. Além disso, o volante tem excelente empunhadura e formato.
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-41_edited-750x450.jpg)
Recheio tecnológico
Se antes o único item tecnológico diferente do Hyundai Creta na categoria era a presença de bancos ventilados, a nova geração trouxe muitos mimos a mais que antes. O Turbo Platinum testado traz de série teto solar, luz diurna de LED, chave presencial, bancos revestidos em couro marrom, ar-condicionado digital de uma zona e carregador de celular por indução.
![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-40_edited-750x450.jpg)
Mas o mais interessante é que, ao dar seta, a câmera do lado respectivo a ser virado revela imagens do ponto cego. É o mesmo sistema da Honda com o HR-V e Civic nas versões Touring. Contudo, funciona dos dois lados, tem melhor definição e a imagem aparece no painel de instrumentos, não na central multimídia. Uma função bem mais intuitiva.
Melhora factual
Se por fora o Hyundai Creta passa longe de ser unanimidade quanto ao seu visual, por dentro a história é outra. Cabine verdadeiramente bonita e bem acabada revela que não é preciso apelar para um monte de superfícies emborrachadas para transmitir qualidade e refinamento. Sim, ele só tem plástico duro, mas o material é de qualidade.
O visual em Y criando duas áreas separadas para motorista e passageiro, além da presença de um console central alto, deixaram o Creta Platinum mais elegante que antes. A central multimídia grande é vistosa, fazendo par com o volante emprestado do Tucson, que conta com ajuste de altura e profundidade.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-33_edited-750x450.jpg)
Espaço interno é bom para a categoria, sendo um dos melhores. A nova geração ganhou bancos mais confortáveis e com boa inclinação na traseira para permitir viagens longas sem problemas. E que se senta atrás ainda pode desfrutar de toda visão provida pelo enorme teto solar – item de série que aparece no Creta pela primeira vez.
Veredicto
A nova geração do Hyundai Creta sofre do mesmo mal do HB20: é bom, competente, gostoso de dirigir, mas é feio. Como visual é algo bastante pessoal, e muitas pessoas gostam do estilo do Creta, essa questão pode ser totalmente deixada de lado. Ao menos é inegável que ele tem muita personalidade para não ser confundido com outro SUV genérico, como acontecia antes.
Preço adequado para a categoria, boa lista de itens de série, interior espaçoso e finalmente um motor a altura do conjunto fazem com que a versão Platinum seja a mais indicada. Mas bem que a Hyundai poderia criar um Ultimate 1.0, para aí ser o Creta definitivo.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-29_edited-750x450.jpg)
>>Hyundai Creta reestilizado estreia em novembro com frente de Tucson
>>Argo, T-Cross e HB20 são os mais vendidos do Brasil: Onix fora de novo
>>Produção de Hyundai HB20, HB20S e Creta será drasticamente reduzida

![Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-28_edited-1200x720.jpg)







Os designers da Hyundai fizeram uma visita ao inferno antes de desenvolver os carros da marca.
Certamente não tem $$$ pra comprar um, kkkkkkk.
O HB20 novo eu achei feio mesmo, mas o Creta novo adorei! O pecado só achei a falta de Led no Farol, que só tem na 2.0.
Hauahauahau verdade
Kkkkkkk Verdade carro feio da bichiga ??
Estragaram carros que eram bonitos. Mas já corrigiram os erros lá fora. No Brasil vai demorar.
Esperar o de 2023 se vier a versão nova, o meu 1.6 completou um ano e meio.
O Tigo 5X é mais barato e muito mais carro, além de completíssimo.
Só precisa esquecer de vender.. porque se você paga 100 vende por 10.
Não só é feio como desproporcional, parecem aquelas cópias da Lifan. Deixou muito a desejar, parabéns estagiários conseguiram colocar em linha de produção seu projeto.
Acho que é feio pra quem tem mau gosto…rsrsrs. Quem tem, não quer outra marca…
GOSTO NÃO SE DISCUTE… POR ISSO, CADA UM COMPRA DO SEU…
Não sei qual e mais feio,Creta ou HB20.
Não é possível depois do HB20 boca de bagre fizeram essa “maravilha” com o Creta. Devem ter mandado os antigos projetistas embora e deixaram os estagiários no lugar. Um dos pontos que leve em consideração na compra de um carro é o seu designer. Adorei a Tracker 1.2 mas por causa daquele horroroso para-choque traseiro não comprei. Agora o Creta só ficou top por dentro mas sem condições por fora. Simplesmente horrível.
A Hyundai por volta de 2010 ganhou o mercado com carros muito bonitos, design de muito bom gosto e preços abaixo da concorrência. Hoje lança carros estranhos com o preço nas alturas, bom seria voltar à estratégia anterior…
Desculpe, mas a única coisa que esse novo Creta NÃO é,. é ser feio. Aliás, para mim, foi o modelo mais acertado da linha. Onproe.a está no preço e na ausência de ítens.
Toda vez que vejo um no trânsito minha impressão é uma só.
Carro feio minha gente!!!!!!
Farol dividido em três metades??
Nunca o ditado “mais feio do que bater na mãe” fez tanto sentido!
Quem não gostou pessoal, tem uma solução fácil, não comprem! Esse é um carro para quebrar paradigmas. O mercado está respondendo aí com as vendas do carro, isso, só para vocês verem como a opinião dos senhores, inclusive do reporter, são muito importantes. Minha esposa tem um e no dia a dia tenho visto como ele é “apático”. Na estrada, uma aceleradinha e os ‘T-Cross’ e companhia ficam com receio de tentar dar o X. Penso que o reporter não testou o carro, só pode ser. Todos os outros falaram tudo do carro, menos que é lerdo. Acabamento impecável, tecnologia acima de muitos, conforto total dentro, poucos tem o mesmo requinte e ainda tem um porta malas capaz de dar inveja no Renegado. Gosto é gosto, e tenho visto os olhares na rua, não consigo perceber o descaso, principalmente das mulheres, quando comentam: “também quero um” quando passam. Acho que é mais um candidato ao “vocês não gostam de mim, mas vão ter que me engolir”, me lembrei da Toro: “que frente esquisita, que farol é esse?” — Traduzindo: campeão de vendas. Parabéns estagiários Coreanos e Italianos, os grandes especialistas brasileiros, que não tem nenhuma fabrica de carro nacional, diga-se, estão querendo ensinar vocês. Durmam com essa!