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Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação

Além de ser um dos carros mais baratos do Brasil, Hyundai HB20 Sense tem ótima lista de equipamentos e é melhor do que se imagina

6 min de leitura

Entre os carros populares, as versões de entrada geralmente são absurdamente capadas de itens de série para custar pouco. Tanto que, vez ou outra, as próprias marcas ignoram a existência dessa variante que só frotistas compram. Mas não é exatamente assim com o Hyundai HB20 Sense.

Apesar de ser o queridinho entre os motoristas de Uber e vez ou outra ser visto com adesivos de companhia telefônica, o HB20 Sense é uma versão de entrada que não economiza em equipamentos, o que a torna atrativa ao consumidor comum. Ok, existem algumas concessões um tanto quanto inexplicáveis, mas o Hyundai entrega além do essencial.

Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]

Além do franciscano

Por R$ 50.990 ele traz basicamente o que subcompactos como Kwid e Mobi trazem na mesma faixa de preço. A vantagem é que o HB20 tem projeto mais moderno, mais espaço interno e não tem tanta cara assim de carro barato.

De série ele vem com itens surpreendentes como comandos de som no volante, quatro airbags, banco com regulagem de altura e controle de estabilidade. Traz ainda ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rádio com MP3 e Bluetooth com desenho nitidamente feito para você sentir falta da central multimídia.

Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
A versão abre mão das alças de teto (os famosos PQPs), pintura nas colunas, maçanetas e retrovisores, além de contar com pneus minúsculos 175/70 com calotas de 14 polegadas. Apesar disso, não fica com aquele visual de versão basicona forçadamente pelada. Ainda mais com a nova grade preto brilhante.

Visual, aliás, continua polêmico como sempre. O HB20 não vai agradar a todos por conta de seu estilo controverso. Mas basta enxergar além disso para entender suas verdadeiras competências.

Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]

Quando menos é mais

Justamente por dentro que ele menos transparece ser uma versão de entrada. Há uma faixa prata contrastante ao plástico preto que domina a cabine – aliás, essa configuração é bem melhor que o marrom com azul do HB20 topo de linha que beira o cafona.

Os bancos contam com tecido preto com texturas internas que dão um diferencial interessante ao modelo. Outro ponto interessante é que o painel de instrumentos regular é mais elegante e tem melhor visibilidade que o digital (parecidíssimo com o do antigo Onix) que o HB20 topo de linha usa. O porém está para o computador de bordo com poucas funções.

Mesmo menor que seus concorrentes, o Hyundai HB20 tem bom aproveitamento de espaço interno. Motorista alto encontra fácil uma posição de pilotagem confortável, mesmo sem regulagem de altura e profundidade do volante. Espaço atrás é suficiente e o porta-malas de 300 litros da conta do recado.

Mais alma

Aqui no Auto+ recentemente testamos a versão topo de linha do HB20, a Diamond Plus. Ironicamente ou não, o HB20 Sense que é R$ 27 mil mais barato é mais divertido de dirigir. É claro que o motor 1.0 Kappa três cilindros aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque é mais fraco que o 1.0 T-GDi de 123 cv e 16 kgfm.

 [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Contudo, esse modelo de entrada é mais envolvente, tem mais alma. Ele tem um comportamento mais arisco, com acelerador bem sensível e ávido a aceleradas um pouco mais animadas que o necessário. A força de verdade vem pouco acima de 2.500 rpm, quando o HB20 puxa mais forte.

Contudo, logo depois dos 3.500 giros ele começa a perder fôlego e mostrar que se trata de um modelo aspirado com menos de 100 cv. Para gerenciar melhor essa força, o HB20 Sense conta com uma excelente transmissão manual de cinco marchas que nos faz desejar ainda mais por um HB20 turbo manual.

 [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Ela tem engates curtos, precisos e com pouco ruído de funcionamento. As relações de marcha são bem curtas para dar ao hatch compacto fôlego na cidade. O revés é que na estrada ele fica acima dos 3 mil giros e acaba por gastar bem mais combustível. Em nossos testes com etanol, ele manteve média de 10 km/l, tanto na cidade quanto na estrada.

Há também duas curiosidades sobre a transmissão. Ao engatar ré ele emite um bip como se tivesse sensor de estacionamento, algo que não tem. Além disso, só permite que o motor seja ligado caso o pedal da embreagem esteja totalmente pressionado.

 [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Conforto que fala?

Com suspensão mais macia e voltada ao conforto, o HB20 não é do tipo de carro que vai engolir curvas. Até porque os pneus 175/70 R14 dobram bastante mesmo com pouca velocidade e têm o costume de cantar tão alto quanto Whitney Houston no refrão de I Will Always Love You.

Ao menos absorvem bem a buraqueira e transmitem pouco do asfalto para o interior do hatch compacto. Em conjunto a isso está a direção elétrica, que é bastante leve tanto nas manobras quanto no uso na cidade. Ela endurece acima de 70 km/h e mantém o HB20 em segurança na estrada.

 [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Ele é um pouco suscetível a ventos laterais por conta dos pneus finos, mas nada que o tire de trajetória ou serem necessárias constantes correções de volante.

Veredicto

O Hyundai HB20 Sense é a prova cabal de que uma versão de entrada não precisa ser pelada ou sem graça. Ele tem boa lista de itens de série, não força a barra em elementos visuais para parecer mais barato e nem por isso deixa de ser divertido de dirigir – aliás, mais divertido que o modelo turbo.

 [Auto+ / João Brigato]
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Por R$ 50.990 ele é mais negócio que Fiat Mobi Way e Renault Kwid Outsider, ainda que não tenha tantos equipamentos ou visual aventureiro. Contudo, entrega um projeto mais moderno, bem acabado e até com mais status. Só vencer o preconceito com o design controverso, que o HB20 Sense prova uma compra campeã.

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1 comentário em “Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação”

  1. Carlos

    Mas esta feitura não convence.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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