Juntar desempenho e versatilidade é uma das premissas dos SUVs esportivos, embora alguns puristas ainda torçam o nariz e não aprovem a ideia. O Mercedes-AMG GLB 35 4Matic, contudo, leva até sete passageiros, transmitindo o típico tempero da divisão de Affalterbach, com 306 cv e 40,78 kgfm indo de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
O utilitário esportivo nasce da carroceria X247, sustentada na plataforma MFA2, compartilhada com o Classe A, GLA, EQA e EQB, por exemplo. Com visual atualizado e de poucos amigos, sob o capô esconde o motor 2.0 16V de quatro cilindros com turbo e injeção direta, que trabalha em conjunto com eletrificação e a caixa automatizada de dupla embreagem de oito marchas.
Um (verdadeiro) foguete de bolso para famílias, pois o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic entrega um comportamento intempestivo logo a partir de 1.500 rpm, acompanhado de uma sonoridade rouca e do sopro do turbocompressor. Uma combinação que garante agilidade, mesmo configurado no modo mais brando do seletor de condução.

Uma das características do SUV de Affalterbach está na fase aspirada vencida brevemente, aliada à baixa intrusão do turbo lag. Soma-se a isso a ajuda elétrica de 14 cv e a tração integral permanente, que mantém o controle mesmo com o pé cravado no pedal do acelerador. Com 4,65 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, ele ainda seduz pela baixa rolagem de carroceria e o contato com o solo.
Alfanumérico
Seja pelo nome ou pelo código do motor, o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic é um carro alfanumérico. Ou melhor: um hot hatch elevado e genuinamente divertido para a família, com espaço para levar as bagagens de fim de semana e passageiros extras. A unidade M260DE20 é a mesma do A 35, embora não seja assinada pelo engenheiro responsável pela montagem artesanal, assim como o 2.0 (M139) do A45 S, com 421 cv e 51 kgfm.
Isso, porém, não diminui as credenciais do GLB, que conta com assistência híbrida leve para colaborar tanto no desempenho, reduzindo drasticamente o turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer), quanto na economia de combustível. Mas ele não é radical o tempo todo: no modo Comfort, é um SUV de fácil convivência, que não despeja todo o poderio escondido no propulsor 2.0 sobrealimentado.


Ao dirigir no modo Comfort, tudo acontece de forma progressiva, e para sentir as reações mais brutas é preciso pressionar o pedal da direita. As suspensões naturalmente firmes evidenciam a dinâmica, e as grandes rodas de 21 polegadas, calçadas com pneus 255/35, exigem atenção a buracos e remendos do asfalto por conta do perfil 35. Também cuidado nunca é demais ao passar por valetas ou lombadas.
Seja no modo Comfort ou no Individual, que permite configurar o SUV de Affalterbach, de acordo com o gosto do condutor, o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic é prático para as tarefas cotidianas. É fácil de usar, seja para ir ao supermercado ou buscar os filhos no colégio, sem se tornar cansativo no trânsito tampouco exigir altas rotações.
Um Mercedes-AMG amigável… pero no mucho
A personalidade do Mercedes-AMG GLB 35 4Matic é semelhante à do A 35. Se nos frascos pequenos estão os melhores perfumes, no GLB há a versatilidade de levar sete ocupantes, com porta-malas de 570 litros e uma relação peso-potência de 5,95 kg/cv e peso-torque de 44,6 kg/kgfm, atingindo 250 km/h de velocidade máxima.
Com potência específica de 153,7 cv/litro e torque específico de 20,5 kgfm/litro, o SUV é rápido no comportamento, porém, muda de personalidade ao selecionar o modo Sport pelo seletor giratório no volante de base achatada. O que parecia brando no Comfort ou no Individual começa a revelar sinais de comportamento mais agressivo.

O giro do motor em marcha lenta cresce, e o SUV de Affalterbach devora as oito marchas com voracidade, tudo acompanhado da sonoridade rouca produzidas pelas duas saídas de escape com ponteiras arredondadas. Uma química energética, que nos faz esquecer de guiando um utilitário esportivo! Não é à toa que, uma vez ao volante, você não desejará desgrudar tão cedo do Mercedes-AMG.
As marchas são trocadas de forma rápida e precisa em torno de 1.750 rpm, contribuindo para o desempenho: a 70 km/h, a sétima já está engatada. E ao pressionar o acelerador, dependendo da situação, o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic baixa até cinco marchas, sendo necessário aplicar um contraesterço para colocar ordem na casa. Não é sobre potência, mas sim como ela é transmitida.

No mucho, mesmo!
No programa Sport+ tudo muda para uma pegada bruta e aí o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic mostra a que veio. O poderio mecânico está sempre presente e durante as trocas de marchas a rotação não diminui. É uma em cima da outra, sem demonstrar hesitações. Uma característica também sentida no contorno de curvas, principalmente pela precisão cirúrgica.
Com 1,66 m de altura, ingressa colado no chão e sem a tendência de inclinar a carroceria. Aliás, o conjunto de suspensões adota uma arquitetura McPherson no eixo frontal e multilink atrás, obviamente, mais baixas em relação ao Mercedes-Benz GLB 220 4Matic Progressive, com 190 cv e 30,6 kgfm, que custa a partir de R$ 369.900. A tração 4Matic varia de 100% do eixo frontal para 50/50.

A direção assistida eletricamente é direta, colaborando na experiência de condução. Além disso, o sistema híbrido leve praticamente elimina o turbo lag, enquanto o conjunto de freios, com discos ventilados e perfurados em ambos os eixos, ancora o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic. Não apenas isso, pois o acionamento do pedal do freio é progressivo.
De todo modo, o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic é um Mercedes-AMG para a família, com preço a partir de R$ 552.990, patamar semelhante ao do Porsche Macan T, que parte de R$ 550.000, oferece 265 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos com o Pacote Sport Chrono. Aliás, tanto as dimensões quanto o preço cobrado o colocam em posição similar. Quer ver?

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic é para a família
O Macan mede 4,72 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,60 m de altura e 2,80 m de entre-eixos, enquanto a variante mais esportiva da família GLB apresenta 4,65 m, 1,83 m, 1,66 m e 2,82 m, respectivamente. Além disso, o GLB 35 leva até sete ocupantes com os dois assentos extras, embora o espaço na terceira fileira seja apertado.
Para acessar a última fileira de bancos é necessário mover o encosto da terceira fileira e uma certa dose de contorcionismo. Em contrapartida, quando a terceira fileira está rebatida, o porta-malas oferece 570 litros de capacidade. Como se espera de um modelo da estrela de três pontas, o acabamento do GLB assinado pela AMG não decepciona, com materiais de alta qualidade e detalhes exclusivos da divisão esportiva.



Entre eles, revestimentos em Alcantara e imitando fibra de carbono por todos os cantos do habitáculo, além de cintos de segurança vermelhos. O volante de três raios e base achatada, praticamente a 90º, proporciona uma empunhadura perfeita. Revestido em couro perfurado, reúne os comandos multimídia e os seletores giratórios para os modos de condução, ajuste da suspensão e controle eletrônico de tração e estabilidade.
Quem viaja atrás encontra um bom espaço para as pernas e os joelhos por conta do entre-eixos de 2,82 m, da mesma forma, que o encosto é rebatível para ajudar no acesso à terceira e última fileira. O teto solar duplo coopera na sensação de contato com o meio externo. E o mesmo padrão de acabamento na porção frontal da cabine é repetido para os ocupantes traseiros, que, aliás, encontram saídas de ar dedicadas.


É um Mercedes-AMG!
As saídas de ar circulares, com design que remete às blades de motores de avião, continuam presentes, assim como o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que integra duas telas de 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e o multimídia, compatível com Android Auto, Apple CarPlay sem fio e comandos de voz.
Entre os itens de série, destacam-se o teto solar panorâmico, pacote de iluminação ambiente configurável, bancos esportivos da AMG que acomodam confortavelmente o corpo, ar-condicionado de duas zonas e os assistentes de condução, garantindo segurança e conforto para os sete ocupantes.

Há assistente de manutenção em faixa atualizado, que passou a responder de forma mais precisa, além de controlador de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento para facilitar a vida do motorista e cinto de segurança na tonalidade vermelha.
Já se o consumo é importante para você, segundo o Inmetro, as médias urbanas são de 8,4 km/l e rodoviárias de 9,8 km/l. Paralelamente à condução e a habitabilidade, o Mercedes-AMG ganhou um tapa visual, que mostra o novo para-choque dianteiro, além de mudanças na grade do radiador e a nova assinatura luminosa dos faróis e das lanternas.

Veredicto
O Mercedes-AMG GLB 35 4Matic mostra que um SUV pode ter alma esportiva, especialmente pelo comportamento enérgico desde baixas rotações, aliado a uma dinâmica bem calibrada e grudada no chão. É um carro para levar a família, mas que não abre mão da típica dirigibilidade de Affalterbach, embora o motor não seja assinado pelo engenheiro responsável pela montagem artesanal.
Pode não ser barato, mas compensa com reações rápidas e acesas, um visual renovado de poucos amigos e suspensões esportivas firmes na medida certa. Um verdadeiro foguete de bolso para até sete ocupantes, ainda que a terceira fileira seja restrita a crianças ou pessoas de baixa estatura.



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