Home » Avaliação » Nova Mitsubishi Triton faz as rivais cometerem seppuku | Avaliação

Avaliação

Perdeu o L200!

Nova Mitsubishi Triton faz as rivais cometerem seppuku | Avaliação

Assim como a Ford Ranger, a nova Mitsubishi Triton elevou a régua entre as médias. Destaque para o conjunto motor e câmbio, além da robustez

8 min de leitura

No Japão Feudal, entre o fim do século XII e meados do XIX, a espada katana era mais que uma arma: era a alma do samurai — símbolo de honra, lealdade e disciplina. Embora não tenha sido usada no ritual do seppuku, sua precisão e resistência atravessaram os séculos. Hoje, a nova caminhonete média Mitsubishi Triton Katana parece empunhar essa mesma alma guerreira.

Ela chegou ao mercado pronta para a batalha, e com tantos atributos, talvez algumas rivais já considerem uma saída honrosa, reconhecendo que a disputa ficou mais dura. Agora sem o nome L200, a caminhonete média oferece seis versões, partindo da GL MT 4×4 (venda direta). No topo, está a Katana, que custa R$ 335.990. Um preço alinhado às rivais: Chevrolet S10 High Country (R$ 334.190), Ford Ranger Limited V6 (R$ 346.600), Toyota Hilux SRX Plus AT (R$ 353.290), VW Amarok V6 Extreme (R$ 354.990) e as Nissan Frontier Platinum e Pro-4X (R$ 315.690).

Em um segmento com clientes tradicionalmente fiéis às marcas e aos modelos médios, não há espaço para erros — e o fabricante parece ter feito o dever de casa. O que já era bom ficou ainda melhor, sem perder a essência que sempre uniu motor e câmbio com harmonia. Agora, porém, tudo começa a mudar.

Mitsubishi Triton Katana azul parada de frente e lateral com muro ao fundo
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Mitsubishi Triton Katana tem um coração valente

O coração da nova Mitsubishi Triton é um motor 2.4 16V de quatro cilindros twin-turbo DOHC MIVEC a diesel (código 4N16 SHP), com dois turbocompressores: um para baixas rotações e outro para altas. Em determinados momentos, ambos trabalham em conjunto. O câmbio automático de seis marchas também é novo e está perfeitamente casado cooperando no desempenho.

O resultado aparecem nos 205 cv e 47,9 kgfm, entregando acelerações vigorosas partindo da imobilidade e funcionamento suave em baixas rotações, com vibração mínima em marcha lenta — comportamento que se aproxima da Chevrolet S10 e da Ford Ranger V6. Em relação à Nissan Frontier, o desempenho é claramente um degrau acima.

No jogo do Super Trunfo, os números da Mitsubishi Triton Katana superam os da Frontier Pro-4X (190 cv e 45,9 kgfm), mas ficam atrás da S10 High Country (207 cv e 52 kgfm), da Ford Ranger Limited V6 (250 cv e 61,2 kgfm) e da Amarok V6 Extreme (258 cv e 59,1 kgfm).

Ainda assim, os 205 cv da nova Mitsubishi Triton parecem render mais do que sugerem na ficha técnica. Mérito da transmissão de seis marchas, que realiza trocas rápidas, precisas e bem escalonadas, mantendo os giros sem quedas bruscas nas mudanças. Já o sistema Start-Stop atua de maneira suave ao desligar o motor durante breves paradas, porém….

Caminhonete média Mitsubishi Triton Katana azul parada de traseira com muro ao fundo
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Ele demora a religar o propulsor de quatro cilindros o que gera um certo incômodo. Apesar disso, o benefício do sistema Start-Stop está na redução de emissões de poluentes, assim como do consumo, que segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro é de 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. O tanque tem capacidade para 76 litros.

Nova Mitsubishi Triton e o terreno!

Além da performance e do baixo turbo lag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer), a robustez da nova Triton é um capítulo à parte. O contato com o solo vem dos pneus de uso misto 265/60 R18, oferecidos de série. A suspensão dianteira adota braços triangulares duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Já na traseira, o conjunto conta com eixo rígido, molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

Essa construção garante conforto no uso diário e bom controle de carroceria. Na prática, a Mitsubishi Triton é mais confortável que a Fiat Titano e a Toyota Hilux, com menos pulos e melhor absorção de impactos. A dirigibilidade lembra a da VW Amarok, embora ainda não supere a referência da categoria, a Ford Ranger. A direção elétrica, por sua vez, oferece leveza em manobras e peso ideal em velocidades mais altas.

Roda da Mitsubishi Triton Katana
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Nas curvas, há pouca rolagem da carroceria, o que reforça o bom acerto dinâmico. O seletor de tração inclui os modos 2H (traseira), 4H (4×4 integral), 4HLc (4×4 com diferencial central bloqueado) e 4LLc (reduzida). A troca de 2H para 4H pode ser feita em movimento, até 100 km/h. Além disso, há ângulos de ataque e saída de 29º e 23,4º, na ordem, com 22,2 cm de altura livre do solo.

Cabine de carro de luxo

Se a condução da nova Mitsubishi Triton já impressiona, oferecendo até seletor de modos de condução com sete programas, que ajustam o comportamento da picape (Normal, ECO, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock), é ao abrir a porta que começa um novo capítulo. O padrão de acabamento e os materiais usados colocam a picape num patamar acima, fazendo dela a nova referência em qualidade interna entre as caminhonetes médias.

A posição de dirigir é rapidamente ajustada graças ao banco do motorista com regulagem elétrica e excelente ergonomia. O assento oferece bom apoio lombar e lateral, e a coluna de direção com ampla regulagem em altura e profundidade ajuda a encontrar a posição ideal. Os comandos estão bem localizados e a visibilidade é boa, com retrovisores amplos.

Painel da Mitsubishi Triton Katana
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Os plásticos texturizados e os revestimentos são superiores ao que se vê em rivais como Ford Ranger, Hilux e Frontier. Há superfícies macias ao toque no painel, nas portas e um confortável apoio de braço central. O carregador de celular por indução também está presente ajudando na vida a bordo.

Já o quadro de instrumentos mescla velocímetro e conta-giros analógicos com uma tela central de sete polegadas. Já o sistema multimídia tem nove polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, GPS offline e entradas USB-A e USB-C.

Dimensões e segurança

A impressão de estar a bordo de um carro de luxo também vem das dimensões e do espaço interno. A nova Triton é construída sobre o chassi Mega Frame e mede 5,36 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e 3,13 m de entre-eixos — números que garantem bom espaço para as pernas e joelhos no banco traseiro.

Para efeito de comparação, a Toyota Hilux SRX Plus mede 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e tem 3,08 m de entre-eixos. Só que quem compra uma caminhonete média está interessado na capacidade da área dedicada ao transporte de cargas.

Na caçamba, a nova Mitsubishi Triton oferece 1,55 m de comprimento, 1,54 m de largura e 52,5 cm de altura, com capacidade para 1.046 litros ou 1.080 kg. Um ponto que poderia melhorar é o peso da tampa da caçamba, que exige esforço extra ao ser aberta ou fechada. Já falando da quantidade de anjos da guarda, a Mitsubishi Triton também cuida da segurança.

O pacote da caminhonete média contempla sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, vetorização de torque, assistente de frenagem de emergência, farol alto automático, monitoramento de ponto cego, sensores dianteiros e traseiros, além de câmera 360°.

Caçamba da caminhonete média Mitsubishi Triton Katana
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

Veredicto

Já comentei antes que a Ford Ranger redefiniu o segmento de caminhonetes médias — mas agora a nova Mitsubishi Triton chega praticamente no mesmo nível. Bem projetada, robusta e agradável de dirigir, a versão Katana surpreende com um desempenho que supera os números da ficha técnica.

A potência não é tudo. O que realmente importa é a qualidade do projeto. E nisso a nova caminhonete média Mitsubishi Triton dá uma aula: entrega dinâmica refinada, conforto ao rodar e uma cabine digna de carros premium. Se você busca uma picape média equilibrada, moderna e sem sustos, pode apostar na Mitsubishi Triton sem medo.

Caminhonete média Mitsubishi Triton Katana azul parada de frente e vista do alto
Mitsubishi Triton Katana [Auto+/Rafael Pocci Déa]

E você? O que achou da nova Mitsubishi Triton? Levaria essa guerreira moderna para a garagem ou ainda prefere uma rival? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar