Ao vivo
Home » Avaliação » O que a Fiat fez na Titano 2026 é de tirar o chapéu | Avaliação

Avaliação

Eu ouvi um amém?

O que a Fiat fez na Titano 2026 é de tirar o chapéu | Avaliação

Em um ano, a Fiat transformou a Titano de a pior caminhonete média à venda no Brasil para um custo-benefício difícil de bater

7 min de leitura

Agora que a Fiat Titano chegou à linha 2026 totalmente transformada onde seus olhos não podem ver, posso dizer: esqueça de tudo que você conhecida da caminhonete antes. Os chocalhos bizarros da carroceria e o motor fraco são parte de um passado que ela eliminou. Por isso, preciso bater palmas de pé para o milagre feito em Betim.

O time de engenharia da Fiat do Brasil conseguiu transformar totalmente a Fiat Titano. Ela deixou de ser uma água turvas para renascer como um vinho muito bem feito e que tem custo-benefício forte. Daqueles que você aproveita a promoção no mercado e recomenda para todos. Sim, esse é o nível de mudança brutal da caminhonete. 

O que os olhos não veem, o coração sente sim

Por mais que esteticamente a única alteração da Fiat Titano 2026 seja a parte inferior do para-choque na versão Ranch, tudo que não está na superfície dos olhos foi alterado. Antigamente, a caminhonete da Stellantis chacoalhava lateralmente enquanto pulava excessivamente nas ruas e estradas.

Fiat Titano Ranch 2026 cinza de frente a um muro de pedras
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

Agora, ela se comporta muito bem. É uma caminhonete sólida, que transmite uma inegável robustez ao rodar. A suspensão é mais firme, mantendo uma boa estabilidade na estrada, enquanto absorve os impactos da buraqueira da cidade com a mesma valentia da Strada e da Toro. Em altas velocidades, ela vai tranquila.

O mesmo vale para a direção, que trocou a assistência hidráulica pela elétrica. A Fiat Titano 2026 tem um certo peso que torna a condução mais segura e combina com a aura robusta da caminhonete. Um grande acerto da engenharia de Betim, especialmente porque ela fica leve nas manobras e é fácil de estacionar.

Parentes próximas

motor 2.2 turbo diesel fiat titano
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

Outra mudança importante ficou por conta do motor. Ele é o mesmo 2.2 quatro cilindros turbo diesel Pratola Serra da Fiat Toro, da Ram Rampage e do Jeep Commander. São 200 cv e 45,9 kgfm de torque, uma evolução considerável frente aos 180 cv e 37,7 kgfm de antes.

Só que se isso parece pouco para você, considere ainda que o 0 a 100 km/h caiu de 15,9 segundos para 9,9 segundos. Já animou, certo? Mas o consumo que agora é de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada contra 8,5 km/l e 9,2 km/l, respectivamente. São melhorias em absolutamente todos os aspectos.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

E isso é sentido nitidamente no dia-a-dia. Enquanto a antiga Titano sofria para embalar e parecia avessa a velocidades altas, a 2026 se comporta como uma caminhonete média deveria. Acelera bem, mostra força e não nega fôlego. Claro que, frente a modelos V6 como Ranger e Amarok, fica para trás. Mas não deve a modelos com motor quatro cilindros.

Um dos grandes trunfos para isso é a transmissão automática de oito marchas, uma a menos do que os modelos nacionais da Stellantis que usam esse motor diesel. A transmissão ZF é a mesma usada por várias marcas de luxo e sabe trabalhar muito bem com o excelente 2.2 turbo diesel.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

As trocas são sentidas com sutis solavancos, mas são rápidas. As quatro primeiras marchas são trocadas muito cedo até, dando a sensação de um câmbio CVT. Já as restantes são mais longas para baixar o giro e consumo na estrada. Em rodovias a 120 km/h, o motor ronrona com giro baixo e garante economia. 

Arestas a aparar

Se na parte dinâmica a Fiat Titano 2026 passou por um verdadeiro milagre. Mas na parte de sistemas de auxílio à condução ainda falta um carinho. O sistema de manutenção em faixa apita excessivamente e antes da hora, não corrigindo o volante como deveria. Além disso, o ACC é um pouco bruto e impreciso.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

Nessa renovação, a versão Ranch de R$ 285.990 passou a contar com sistema de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, sistema de câmeras 360 graus com boa qualidade de câmeras, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.

A lista de itens de série ainda contempla faróis com projetor de LED, controle de tração e estabilidade, chave presencial, seis airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com regulagem eletrica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisor elétrico com rebatimento automático e capota marítima.

Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

Há ainda sensor de farol, sensor de chuva (que se deixar no automático, toda vez que ligar a Titano 2026, ela vai arrastar as palhetas pelo vidro seco e riscá-lo todo), central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e GPS integrado. Falta um carregador de celular por indução, saída de ar na traseira e saídas USB do tipo C.

Essência de Peugeot

Já não é notícia que a Fiat Titano nasceu como Peugeot Landtrek. Isso faz com que o interior seja puro suco de 208. O volante tem o mesmo desenho do hatch compacto, mas é bem maior e não é achatado em cima porque os instrumentos são vistos através dele, não por cima. 

interior Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]

O acabamento de plástico é muito bem feito, com as mesmas texturas encontradas no SUV compacto 2008. Temos ainda vários botões físicos no console no estilo tecla de piano, que ajudam no uso diário. Curiosamente, a Fiat Titano 2026 tem botões para destrancar e trancar as portas posicionados no painel e também nas portas.

O ar-condicionado digital de duas zonas tem comandos físicos, ao contrário do regular dos Peugeot. Além disso, temos porta-copos grandes no console e um porta-copos direto na saída de ar para refrigerar a bebida. O espaço no painel para o celular não é adequado e fica atrapalhado pelo seletor de tração. 

Volante com ajuste de altura e profundidade faz com que encontrar a posição de dirigir perfeita seja tranquilo. O problema é que o banco é desconfortável. Depois de uma semana dirigindo a Fiat Titano por 700 km, minha coluna sentiu. Já na traseira, o espaço é apertado e o encosto é reto demais.

Ainda há o que trabalhar

Uma adição importante na linha 2026 da Fiat Titano foi o freio de estacionamento eletrônico, que livrou espaço no console central, além da nova manopla de câmbio. Ela também ganhou novo painel de instrumentos e atualização na central multimídia. Contudo, a Stellantis precisa usar seus sistemas próprios na picape.

O painel de instrumentos tem uma tela relativamente grande entre os mostradores analógicos, mas as letras são muito pequenas, a leitura é difícil e seu funcionamento não é intuitivo. Já a central multimídia parece genérica demais e carece de uma utilização mais fácil – coisa que a central já usada em C3, Aircross, Basalt, 208 e 2008 possuem.

Veredicto

Por R$ 285.990, a Fiat Titano Ranch 2026 encara versões intermediárias de outras caminhonetes médias muito menos equipadas. Agora com um motor excelente e correções mais do que necessárias na dirigibilidade, ela se tornou uma candidata séria no segmento de caminhonetes médias e deve ser considerada na hora da compra.

O custo-benefício forte, aliado à enorme rede de concessionárias da Fiat são os maiores atrativos da Titano. Claro que ainda está um degrau abaixo do nível da Mitsubishi Triton e dois atrás da grande referência da categoria, a Ford Ranger. Mas para quem antigamente estava a um abismo de qualquer rival, a evolução foi um verdadeiro milagre. 

Você teria uma Fiat Titano? Conte nos comentários.


YouTube video

13 comentários em “O que a Fiat fez na Titano 2026 é de tirar o chapéu | Avaliação”

  1. Joaquim Nepomuceno dos

    Tudo que vem com nome Fiat não presta,o nome já diz tudo. Fui Inludido Agora gora é Tarde

    • Marcelo

      Então somos 2 sr. Joaquim

      • Elienai S Lameira

        👎 prefiro a Ford Ranger

    • Lucio

      Essa época passou e faz tempo. Precisa se atualizar👍

  2. John

    Tenho essa e tive a anterior, realmente mudou

  3. Marcelo

    Para a 2026, pode e deve estar tudo melhor…..pq a primeira geração 2025….. é muito ruim ( para não usar outro adjetivo )….parece carro velho, freios fazem barulho, consumo é maior em viagem que na estrada, marca um consumo e faz outro ( isso quando abre o tanque ” tenho vídeo para provar ); suspensão ruim ( não assimila desníveis, quer sair de traseira ); luzes piscam no painel; válvula termostática que dispara é só desliga quando o carro é desligado, isso quando aciona, já foi reparada e trocada e segue no mesmo, agora sob novo diagnóstico….”característica do veículo”…..caixa da tranco no engatar as marchas……uma verdadeira beleza……mas eu já comprei não é mesmo…..levei na concessionária …me empurraram para a fábrica alegando que são somente revendedores do carro ( tenho mensagem gravada disso ) e a fábrica alegou que são características do veículo…pq quem faz a verificação é a concessionária…..e como a concessionária já havia lavado as mãos, fiquei eu sendo jogado de um lado para outro sem nada ser feito……. Eu posso dizer……sou um infeliz e arrependido pela péssima compra que fiz….sem falar em valor de revenda que é péssimo e ninguém quer essa joia….

  4. Pércio Costa Neves

    Com certeza eu teria uma Fiat Titano. Já tive uma Toro e não me arrependi. Excelente picape, aliás já tive vários carros Fiat e todos foram excelentes. No momento estou sem carro, me foquei em outro projeto, mas assim que puder vou me presentear com uma Toro.

  5. Wilmondes Ferreira Cavalcante

    Essa camionete não vale 285mil reais nunca em lugar nenhum.

  6. Samuel Cuenca

    Por esse preço sugerido, não vai sair da concessionária e caso saia, o proprietário após 150.000 kms rodados, terá que fazer doação, caso contrário apodrecerá na garagem ou no pátio de uma revenda de usados.

  7. Julio

    Que comentário mais besta, infantil.

  8. Leonardo

    Ótimo veículo automotor!

  9. Paulo Sano

    Eu imaginava que este carro era fabricado na Argentina e nao em Betin como o autor nos informa…

  10. Luiz souto Rodrigues

    Sou consumidor de carros da fiat.infelismente fui fazer um teste driver na titano 2026 concessionária Vouga em fortaleza ceará a convite de meu grande amigo Ademar encarregado de vendas pra pecuaristas e empresa, chegando lá como sempre muito bem recebido.pela as equipes de vendas.ademar me informou das mudanças q hou na titato pra melhor.entao fomos até o carro pra fazer o teste, quando fomos sair o carro não pegou bateria arriada,mas tudo bem olhei o carro por completo interno e externamente.me ofereceram fazer o teste em outro titano com concessionária C.D.A a mesma do grupo Fiat chegando lá fui muito bem recebido,e assim saímos pra fazer o teste no carro saindo na mesmo liguei o ar condicionado do carro não funcionou voltei a agência desliguei o carro,daí uma pessoa encarregada de ver o problema do ar condicionado veio até o carro quando ligou na partida o carro não pegou mais. Fiquei triste e fiz um comentário com meu amigo Ademar e a gerente das lojas.vc compraria um carro desses depois de tentar fazer um teste driver em dois carros e nem funcionar? mas tudo bem fio.embora pra casa um pouco frustrado com o carro,eu estou com um negócio praticamente fechado com uma S10 nova pq já tive e por sinal um carro muito bom já comprei usei excelente carro.mas vou retornar a Fiat e tentar fazer um novo teste na titato me despertou por conta do novo motor suspensão e outros itens trocados pra melhorar a mesma.tb achei o preço interessante.mas umas críticas ar condicionado sem ser digital,forros de portas só plásticos como forros de porta de carros populares como o Mobi gol e outros, acho por ser uma camionete média pra disputas com as demais concorrêntes da categoria a fiat vai ter q melhorar muito nesses quisitos pra entrar firme e concorrer com a demais picapes.mas mesmo assim talvez eu compre o carro pro próximo ano,e desistir da Chevrolet S-10 vamos ver oq vem de melhoria na 2026 pura.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar