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Avaliação

Tons de cinza

Por R$ 114.990, Citroën Basalt Dark Edition é irresistível | Impressões

Pelo preço de muito hatch compacto de entrada com câmbio automático, Citroën Basalt Dark Edition entrega estilo e muito espaço

5 min de leitura

Já falei aqui no Auto+ que o Citroën Basalt tem o menor custo por m2 do Brasil. Mas o que a marca fez com a versão Dark Edition foi um acerto e tanto. Por R$ 114.990, ele é apenas R$ 1.000 mais caro que a versão Shine. Tudo que você paga a mais é por estética. Mas por esse preço, só dá para levar hatch compacto em versão de entrada bem pobrinha.

Segue o jogo

Sem qualquer tipo de alteração mecânica no Dark Edition, o comportamento do Basalt não mudou. Ele é equipado somente com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT. É um conjunto muito bem calibrado e que casa bem com a plataforma do SUV cupê, sendo ele o melhor para dirigir entre seus irmãos.

As acelerações sempre são a contento e não há delay de acelerador ou letargia do câmbio em fazer o Citroën ganhar vida. É gostoso ver a valentia dele ao ganhar velocidade sem esforço. Como o isolamento acústico é um pouco falho, é possível sempre ouvir o motor 1.0 atuando e até o espirro do turbo é presente.

Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

Só que o Basalt se torna o mais equilibrado entre todos os C-Cubed. Enquanto o C3 mostra que sobra motor quando equipado com o 1.0 T200 e o Aircross tem um leve complexo de ônibus e suspensão mais macia do que deveria, o SUV cupê acertou os pontos. Ele é mais firminho, dinâmico e na mão.

Claro que ainda estamos falando de um carro alto e com balanço traseiro longo, não fará curvas bem como seu primo Peugeot 2008, mas não é troncho como o Fiat Fastback. A suspensão parruda e estável ajuda a enfrentar as aventuras da cidade sem medo de cair em um buraco. O Basalt tem direção levíssima nas manobras e mais pesadinha em alta.

Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

Toques de estilo 

Fora a cor Sting Gray que apagou totalmente as linhas fortes do Basalt, a versão Dark Edition trouxe alguns toques visuais bem interessantes ao SUV cupê. Ele tem pontos vermelhos no para-choque e coluna C, além da parte mais externa do aerofólio traseiro (que é o toque mais bonito do modelo).

Logotipos e partes inferiores dos dois para-choques ganham acabamento em cinza médio acetinado. Já as rodas de liga-leve, as mesmas da versão Shine, voltam a ter a cor preta como destaque como foi no Basalt First Edition. Além disso, temos teto e retrovisores em preto brilhante também.

Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

Por dentro, o Basalt Dark Edition traz teto com acabamento preto e melhorias nos materiais empregados. O SUV cupê agora tem uma faixa de couro (artificial) que reveste uma larga faixa do painel. Ele é estofado e ajuda na sensação de refinamento na cabine, que sempre foi simplória demais.

O mesmo acabamento é usado no apoio de braço das portas. Além disso, o volante recebeu couro de melhor qualidade com costuras vermelhas, mesma cor de destaque usada nos bancos e na anteriormente mencionada faixa do painel. Os bancos também tiveram troca de materiais, que agora entregam melhor qualidade.

Além disso, o Basalt recebeu a parte central do painel em preto brilhante, dando um toque a mais de modernidade. O comando dos vidros elétricos agora finalmente foi corrigido. O motorista tem os quatro botões para controlar as janelas diretamente do apoio de braço lateral. Já quem senta atrás tem comandos individuais nas portas, não mais no console.

É grande mesmo

Por falar na parte traseira, o Citroën Basalt é um dos carros mais espaçosos de sua categoria. Por mais que tenha o teto arqueado em formato cupê, há ainda área suficiente para a cabeça. Mas o destaque vai para a distância do banco dianteiro para o traseiro, permitindo que os joelhos fiquem folgados. 

Já o porta-malas de latifundiários 490 litros é um dos maiores da categoria. A vantagem de ser um SUV cupê faz com que a abertura da tampa seja feita junto ao vidro traseiro, permitindo entrada mais fácil de elementos na área de carga. 

Veredicto

Com preço equivalente a um Chevrolet Onix de entrada com motor turbo e câmbio automático, o Citroën Basalt segue com um custo-benefício imbatível. A sensação de carro barato foi amansada com as melhorias feitas no acabamento do SUV cupê. Mas, na essência, ainda é um carro barato. Pelo bem e pelo mal.

Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Dark Edition [Auto+ / João Brigato]

Você teria um Citroën Basalt? Conte nos comentários.


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6 comentários em “Por R$ 114.990, Citroën Basalt Dark Edition é irresistível | Impressões”

  1. Valter Perez Carneiro

    Tranquilamente, sem sombra de dúvidas. Já até possuo um C3 1.6 16v 2018, excelente veículo. Entrega muito.

  2. Liciane

    Com certeza!!! Acabei de comprar um. Lindo demais, gostoso de dirigir, potente e chiquetoso. Peguei um Dark Edition na cor Sting Gray com os protetores laterais (acessórios) em preto, ficou mais bonito ainda do que foto acima!

  3. Ediuilson Silva da silveira.

    Com certeza teria um.
    Obrigado pela reportagem.

  4. Carlos

    Compraria um se a renda da classe média não tivesse caído tanto, a patamares que nunca em minha vida vi! Mas é um carro honesto pelo preço e o que entrega ,também levando em conta que falam do pós venda da Citroën mas garanto que o da Fiat não está estas coisas também não !

  5. Marcos Bispo

    O meu é um feel automático T200, já tive ecosport titanium, pode acreditar… O basalt não perde nada…imagino essa versão… Deve ser muito boa.

  6. Jorge Tadeu

    Tenho um Basalt Shine e estou adorando o veículo, sensacional.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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