Falam que tamanho não é documento, mas a Ram 3500 foge à regra. Com mais de seis metros de comprimento, ela impressiona não só pelo porte, mas também pela capacidade superlativa para quem roda com implementos. É a caminhonete mais cara à venda no Brasil, agora equipada com o novo motor Cummins 6.7 turbodiesel e câmbio automático de oito marchas, além de mudanças visuais.
A caminhonete full size é oferecida nas duas versões Ram 3500 Laramie Night Edition (a partir de R$ 619.990) e a luxuosa Ram 3500 Limited Longhorn (R$ 679.990). A diferença de R$ 60.000 na tabela se justifica por um acabamento interno de fazer inveja a sedans ou utilitários esportivos alemães e suecos de segmentos superiores.
No entanto, a Ram 3500 não pode ser dirigida por qualquer motorista, já que exige a Carteira Nacional de Habilitação categoria C. Isso porque, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ela é classificada como caminhão, devido ao Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.500 kg. Por isso, nosso primeiro contato com a caminhonete da Ram foi na pista do RaceVille, no interior de São Paulo.

E ela não economiza em grandiosidade: são 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura, 2,03 m de altura e 3,79 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Ram 1500 Laramie — que pode ser conduzida com CNH B — mede 5,90 m de comprimento, 2,06 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Os preços partem de R$ 584.990 na Laramie e R$ 599.990 na Laramie Night Edition.
Visual de poucos amigos
A linha 2025 da Ram 3500 recebeu um banho de loja. A dianteira exibe a nova grade do radiador com a inscrição Ram em destaque, alinhada aos faróis full LED. É um visual de poucos amigos, reforçado pelas novas rodas e pelo capô esportivo na Laramie Night Edition, que se diferencia pelo acabamento escurecido da carroceria.
Na configuração avaliada Limited Longhorn, os detalhes cromados evocam o American Way of Life e o estilo country norte-americano. Esse brilho todo se harmoniza com o interior extremamente requintado, que exibe madeira certificada, couro legítimo com filigranas e acabamento cromado por todo o habitáculo.


Como era de se esperar, o porte avantajado da carroceria proporciona doses generosas de conforto. Há espaço de sobra para pernas e joelhos na segunda fileira de assentos. Além disso, a cabine da versão Limited Longhorn tem um aroma refinado, digno de jatos executivos, e uma longa lista de equipamentos.
Entre os destaques, estão o multimídia vertical de 14,5 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio (também presente na Night Edition), som premium da Harman Kardon, espelho retrovisor digital, tela de 10,25″ para o passageiro, e acabamento de painel, console central e portas em madeira, couro e cromo. O assistente de reboque facilita a vida de quem utiliza implementos pesados, assumindo parte da direção nas manobras.

A cabine segue a paleta de tons escuros e marrons. Um detalhe curioso é a alavanca seletora de marchas, que permanece na coluna de direção ajustável. Aliás, a ergonomia é favorecida também pelas regulagens dos pedais do acelerador e do freio, além dos comandos bem posicionados e ao alcance das mãos. A ampla aplicação de couro aparece tanto no painel quanto nas alças da coluna A.
Há poucas áreas em plástico, e as laterais das portas, inteiramente revestidas, exibem costuras, madeira e alumínio. Sem dúvidas, o quesito luxo embarcado é um capítulo à parte na Ram 3500 Limited Longhorn. Ou seja, uma vez a bordo, a sensação é de que o investimento de R$ 679.990 na caminhonete valeu a pena.



Heavy Duty
Mais do que visual e equipamentos, a principal novidade da Ram 3500 2025 está debaixo do capô: o novo motor Cummins 6.7 High-Output de seis cilindros em linha e a nova transmissão automática de oito marchas, que substitui a anterior de seis velocidades. O resultado? Impressionantes 436 cv e 149 kgfm de torque.
É força e desenvoltura dignas de palmas e a condução é fácil e descomplicada, apesar do porte! Essa sensação aparece nos primeiros minutos ao volante, graças à boa manobrabilidade. Segundo o fabricante, o novo motor ganhou bloco, cabeçotes, válvulas, sistemas de admissão e escape redesenhados, além de velas de pré-aquecimento otimizadas, novos filtros e um turbo de geometria variável.

Mas esses números não servem apenas para acelerar com vigor. A grande vocação da Ram 3500 é rebocar. Aliás, a nova transmissão TorqueFlite HD com oito marchas foi projetada para suportar toda a força do conjunto mecânico transmitindo eficiência e durabilidade.
Grande parte do tempo, a Ram 3500 Limited Longhorn roda em baixas rotações, privilegiando o conforto acústico. Isso é reforçado pelo para-brisa e vidros laterais com isolamento acústico. Com 3.753 kg em ordem de marcha, ela ainda é capaz de destracionar com facilidade e ganhar velocidade com surpreendente leveza. Em alguns momentos até aparenta ser um utilitário menor do que realmente é!

Heavy Metal
Equipada com tração 4×4, a Ram 3500 Limited Longhorn roda sobre belas rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de medidas 275/70. O perfil alto colabora com o trabalho das suspensões — um dos pontos em que ela se diferencia da Ram 2500. Se você achou que a 2500 e 3500 utilizavam a mesma suspensão se enganou!
Na 3500, a suspensão traseira utiliza feixe de molas, o que garante maior capacidade de carga e de reboque. Já a Ram 2500 adota sistema five-link com molas helicoidais, priorizando o conforto. Além disso, a direção eletro-hidráulica também contribui para uma condução mais suave e precisa, seja em baixa ou em velocidades mais altas.

A tração conta com os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low com reduzida. Os ângulos off-road são respeitáveis: entrada de 22,5º, saída de 25,3º, rampa de 24,3º e vão livre de 21,3 cm. A Ram 3500 ainda possui um tanque de combustível de 117 litros, ideal para longas jornadas sem paradas frequentes. A posição de guiar elevada e os retrovisores expansíveis garantem ótima visibilidade à frente, atrás e nas laterais.
Quem procura uma caminhonete quer saber da caçamba — e aqui não há decepção. A Ram 3500 Limited Longhorn carrega até 1.599 kg e pode rebocar até 9.079 kg com reboque com freio. A caçamba mede 1,93 m de comprimento, 51,1 cm de altura e 1,29 m de largura. O revestimento interno é poroso, ajudando a evitar riscos ou demais danos na área de carga.


Já as Ram Box, com 122 litros de capacidade cada, oferecem praticidade e segurança: têm chave, drenos e até tomada residencial do lado do motorista. Além dessa praticidade, o assistente de reboque com sensores cuida da direção durante a marcha à ré. Aliás, o condutor só precisa indicar a direção com o seletor giratório no console central para realizar a manobra facilitando a vida ao volante.
Veredicto
A Ram 3500 é, atualmente, a maior e mais cara caminhonete à venda no Brasil. Por R$ 679.990, ela entrega uma verdadeira imersão no estilo country americano, com muito luxo e espaço interno. Um transatlântico sobre rodas, embora surpreendentemente fácil de guiar para quem já tem experiência com utilitários médios ou full size.
Um monstro de 436 cv e 149 kgfm que acelera com vigor e encara qualquer tipo de trajeto com desenvoltura e confiança. Seria ela a caminhonete definitiva? Talvez até seja. E o melhor: encara o apocalipse com muito requinte e sofisticação.

E você? O que achou da Ram 3500 com o novo motor e câmbio? Teria uma caminhonete desse tamanho? Compartilhe sua opinião nos comentários!



