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Gigante por natureza!

Ram 3500 Limited Longhorn mostra que tamanho é documento | Impressões

A caminhonete full size Ram 3500 Limited Longhorn é a maior e mais cara à venda no Brasil. Agora com novo motor, é um verdadeiro canhão!

7 min de leitura

Falam que tamanho não é documento, mas a Ram 3500 foge à regra. Com mais de seis metros de comprimento, ela impressiona não só pelo porte, mas também pela capacidade superlativa para quem roda com implementos. É a caminhonete mais cara à venda no Brasil, agora equipada com o novo motor Cummins 6.7 turbodiesel e câmbio automático de oito marchas, além de mudanças visuais.

A caminhonete full size é oferecida nas duas versões Ram 3500 Laramie Night Edition (a partir de R$ 619.990) e a luxuosa Ram 3500 Limited Longhorn (R$ 679.990). A diferença de R$ 60.000 na tabela se justifica por um acabamento interno de fazer inveja a sedans ou utilitários esportivos alemães e suecos de segmentos superiores.

No entanto, a Ram 3500 não pode ser dirigida por qualquer motorista, já que exige a Carteira Nacional de Habilitação categoria C. Isso porque, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ela é classificada como caminhão, devido ao Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.500 kg. Por isso, nosso primeiro contato com a caminhonete da Ram foi na pista do RaceVille, no interior de São Paulo.

Ram 3500 Limited Longhorn marrom parada de lateral na grama com árvores ao fundo
Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

E ela não economiza em grandiosidade: são 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura, 2,03 m de altura e 3,79 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Ram 1500 Laramie — que pode ser conduzida com CNH B — mede 5,90 m de comprimento, 2,06 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Os preços partem de R$ 584.990 na Laramie e R$ 599.990 na Laramie Night Edition.

Visual de poucos amigos

A linha 2025 da Ram 3500 recebeu um banho de loja. A dianteira exibe a nova grade do radiador com a inscrição Ram em destaque, alinhada aos faróis full LED. É um visual de poucos amigos, reforçado pelas novas rodas e pelo capô esportivo na Laramie Night Edition, que se diferencia pelo acabamento escurecido da carroceria.

Na configuração avaliada Limited Longhorn, os detalhes cromados evocam o American Way of Life e o estilo country norte-americano. Esse brilho todo se harmoniza com o interior extremamente requintado, que exibe madeira certificada, couro legítimo com filigranas e acabamento cromado por todo o habitáculo.

Como era de se esperar, o porte avantajado da carroceria proporciona doses generosas de conforto. Há espaço de sobra para pernas e joelhos na segunda fileira de assentos. Além disso, a cabine da versão Limited Longhorn tem um aroma refinado, digno de jatos executivos, e uma longa lista de equipamentos.

Entre os destaques, estão o multimídia vertical de 14,5 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio (também presente na Night Edition), som premium da Harman Kardon, espelho retrovisor digital, tela de 10,25″ para o passageiro, e acabamento de painel, console central e portas em madeira, couro e cromo. O assistente de reboque facilita a vida de quem utiliza implementos pesados, assumindo parte da direção nas manobras.

Painel revestido em couro da Ram 3500 Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

A cabine segue a paleta de tons escuros e marrons. Um detalhe curioso é a alavanca seletora de marchas, que permanece na coluna de direção ajustável. Aliás, a ergonomia é favorecida também pelas regulagens dos pedais do acelerador e do freio, além dos comandos bem posicionados e ao alcance das mãos. A ampla aplicação de couro aparece tanto no painel quanto nas alças da coluna A.

Há poucas áreas em plástico, e as laterais das portas, inteiramente revestidas, exibem costuras, madeira e alumínio. Sem dúvidas, o quesito luxo embarcado é um capítulo à parte na Ram 3500 Limited Longhorn. Ou seja, uma vez a bordo, a sensação é de que o investimento de R$ 679.990 na caminhonete valeu a pena.

Heavy Duty

Mais do que visual e equipamentos, a principal novidade da Ram 3500 2025 está debaixo do capô: o novo motor Cummins 6.7 High-Output de seis cilindros em linha e a nova transmissão automática de oito marchas, que substitui a anterior de seis velocidades. O resultado? Impressionantes 436 cv e 149 kgfm de torque.

É força e desenvoltura dignas de palmas e a condução é fácil e descomplicada, apesar do porte! Essa sensação aparece nos primeiros minutos ao volante, graças à boa manobrabilidade. Segundo o fabricante, o novo motor ganhou bloco, cabeçotes, válvulas, sistemas de admissão e escape redesenhados, além de velas de pré-aquecimento otimizadas, novos filtros e um turbo de geometria variável.

Novo motor 6.7 Cummins turbodiesel da Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

Mas esses números não servem apenas para acelerar com vigor. A grande vocação da Ram 3500 é rebocar. Aliás, a nova transmissão TorqueFlite HD com oito marchas foi projetada para suportar toda a força do conjunto mecânico transmitindo eficiência e durabilidade.

Grande parte do tempo, a Ram 3500 Limited Longhorn roda em baixas rotações, privilegiando o conforto acústico. Isso é reforçado pelo para-brisa e vidros laterais com isolamento acústico. Com 3.753 kg em ordem de marcha, ela ainda é capaz de destracionar com facilidade e ganhar velocidade com surpreendente leveza. Em alguns momentos até aparenta ser um utilitário menor do que realmente é!

Ram 3500 Limited Longhorn marrom parada de traseira na grama com árvores ao fundo
Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

Heavy Metal

Equipada com tração 4×4, a Ram 3500 Limited Longhorn roda sobre belas rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de medidas 275/70. O perfil alto colabora com o trabalho das suspensões — um dos pontos em que ela se diferencia da Ram 2500. Se você achou que a 2500 e 3500 utilizavam a mesma suspensão se enganou!

Na 3500, a suspensão traseira utiliza feixe de molas, o que garante maior capacidade de carga e de reboque. Já a Ram 2500 adota sistema five-link com molas helicoidais, priorizando o conforto. Além disso, a direção eletro-hidráulica também contribui para uma condução mais suave e precisa, seja em baixa ou em velocidades mais altas.

Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

A tração conta com os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low com reduzida. Os ângulos off-road são respeitáveis: entrada de 22,5º, saída de 25,3º, rampa de 24,3º e vão livre de 21,3 cm. A Ram 3500 ainda possui um tanque de combustível de 117 litros, ideal para longas jornadas sem paradas frequentes. A posição de guiar elevada e os retrovisores expansíveis garantem ótima visibilidade à frente, atrás e nas laterais.

Quem procura uma caminhonete quer saber da caçamba — e aqui não há decepção. A Ram 3500 Limited Longhorn carrega até 1.599 kg e pode rebocar até 9.079 kg com reboque com freio. A caçamba mede 1,93 m de comprimento, 51,1 cm de altura e 1,29 m de largura. O revestimento interno é poroso, ajudando a evitar riscos ou demais danos na área de carga.

Já as Ram Box, com 122 litros de capacidade cada, oferecem praticidade e segurança: têm chave, drenos e até tomada residencial do lado do motorista. Além dessa praticidade, o assistente de reboque com sensores cuida da direção durante a marcha à ré. Aliás, o condutor só precisa indicar a direção com o seletor giratório no console central para realizar a manobra facilitando a vida ao volante.

Veredicto

A Ram 3500 é, atualmente, a maior e mais cara caminhonete à venda no Brasil. Por R$ 679.990, ela entrega uma verdadeira imersão no estilo country americano, com muito luxo e espaço interno. Um transatlântico sobre rodas, embora surpreendentemente fácil de guiar para quem já tem experiência com utilitários médios ou full size.

Um monstro de 436 cv e 149 kgfm que acelera com vigor e encara qualquer tipo de trajeto com desenvoltura e confiança. Seria ela a caminhonete definitiva? Talvez até seja. E o melhor: encara o apocalipse com muito requinte e sofisticação.

Ram 3500 Limited Longhorn [Auto + / Rafael Pocci Déa]

E você? O que achou da Ram 3500 com o novo motor e câmbio? Teria uma caminhonete desse tamanho? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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