A chegada do Volkswagen Tera e a reestilização do Fiat Pulse fizeram com que o segmento de SUVs subcompactos tivesse uma maior audiência neste começo de 2025. De olho neles, a Renault acaba de apresentar a linha 2026 do Kardian. O SUV francês não passou por reestilização, já que foi apresentado há pouco tempo, mas ganhou importantes mudanças na nova linha. Será que agora ele emplaca de vez?
No visual, o modelo não teve alterações importantes. A principal delas foi a mudança de posição da câmera que engloba os itens ADAS. Na linha 2025, ela ficava na parte inferior do para-choque e agora foi instalada no para-brisa, próxima do espelho retrovisor interno. Além disso, a nova região da instalação permitiu que ele ganhasse o farol alto inteligente. O sistema ajusta a intensidade da luminosidade dos faróis de acordo com o contexto da via a sua frente.
A fim de aprimorar a segurança do seu modelo, o Renault Kardian 2026 traz mais mudanças nos itens ADAS. Frenagem autônoma de emergência e controle adaptativo passam a ser de série nas versões Iconic e Techno e opcional para a Evolution. Além do farol alto inteligente, a frenagem autônoma de emergência teve modificação e agora detecta pedestres e ciclistas. Alerta de distância segura, de ponto cego, câmeras 360°, sensor crepuscular também vêm de fábrica.

Novidades bem leves
A nova linha trouxe o fim de produção da versão Première Edition e a chegada da variante Iconic. Ela se torna a nova versão topo de linha do modelo. O portfólio de cores recebeu o novo tom azul Iron e os tons cinza Cassiopée e preto Nacré podem contar agora com teto pintado de prata. Dessa forma, o SUV conta com cinco opções de cores para carroceria e duas para o teto. O teto biton é de série na variante Iconic e opcional para a Techno.
Ele segue montado a partir da plataforma RGMP. Ou seja, conta com 4,11 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,54 m de altura, 2,60 m de entre-eixos e o porta-malas leva 358 litros. Desse modo, o Renault Kardian 2026 abriga bem um casal com um filho e que não leva tanta carga. O ângulo de entrada é de 20° e o de saída é de 36°. Então, ele enfrenta sem medo as vias mal cuidadas e dá para fazer um off-road leve.



O SUV subcompacto ainda tem posição mais alta de guiar, o que agrada o público. Tanto a dianteira quanto laterais e traseira seguem com o visual da versão Première Edition 2025. Até as rodas com dois tons diamantadas de 17 polegadas são iguais. O Renault Kardian 2026 continua apoiado na nova identidade visual da marca francesa, sendo este um dos principais apelos.
Aqui sim mudou, e para melhor
A versão Iconic do Renault Kardian 2026 traz de fábrica o novo painel de instrumentos de 10 polegadas. Além de resolução melhorada, tem três modos de configuração e conta com informações complementares como consumo de combustível, modo de direção, odômetro e mais itens. Agora, ela até exibe o trajeto do GPS usando aplicativos como Apple Maps, Waze ou Google Maps. E o item ADAS em uso também é exibido.
Os Kardian 2026 mais acessíveis seguem com o painel de instrumentos de sete polegadas usado até então. O sistema de som ambiente tem quatro opções diferentes para agradar os passageiros e ele conta com quatro ou seis alto-falantes, dependendo da versão escolhida. A cabine tem com iluminação ambiente em LED.

Um destaque do Kardian Iconic 2026 é a possibilidade do acabamento interno mesclar entre marrom e preto com costura contrastante. Assim, ele transmite ar mais sofisticado. Outra mudança importante tem haver com a central multimídia. O novo Renault Kardian topo de linha do modelo 2026 tem o dispositivo com 10 polegadas de série. Ela é batizada de openR Link, com navegabilidade e usabilidade aperfeiçoados.
Tem comandos físicos na parte superior, tem respostas mais rápidas, é personalizável, tem comandos por voz e conecta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No entanto, as imagens das câmeras multiview podiam ter resolução melhorada. Com a nova multimídia, a Renault tenta resolver uma das maiores críticas do Kardian até agora. Além disso, o dispositivo tem tamanho parecido com as telas do Tera e Pulse, seus maiores rivais.


Mas, a nova multimídia só é de série nas versões Iconic e Techno. As Evolution possuem o item como opcional e a Authentic não pode tê-la. Inclusive, a marca anunciou a chegada do sistema My Renault. É um ecossistema opcional das versões mais caras e que traz informações técnicas do SUV como quilometragem, autonomia, acionamento de buzina, faróis e outros itens.
Receita de sucesso
É possível acessar o recurso via smartphone, tem alertas de manutenção, atualização via nuvem e pode rastrear e monitorar o modelo em caso de furto ou roubo. Além disso, uma equipe da marca ainda consegue dar o suporte necessário às autoridades no auxílio da recuperação do Kardian. A Renault oferece este recurso de forma gratuita por três anos.
Sob o capô, o Renault Kardian 2026 seguiu a receita do lançamento. Ele traz o motor 1.0 turbo flex TCe com injeção direta. O propulsor entrega 125 cv e 22,4 kgfm de torque e tem o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas banhado a óleo. Aliás, a versão Evolution equipada com transmissão manual de seis marchas segue viva na nova linha. O conjunto prioriza o trabalho em baixas rotações.

Como o Kardian é leve, pesa cerca de 1.186 kg, seu desempenho é bem diferente do novo Nissan Kicks, o qual usa o mesmo conjunto mecânico. Esperto e pronto para andar, o SUV subcompacto gosta de trabalhar em baixas rotações e tem ronco animador. Sobre consumo, ele marcou em nossos testes 10 km/l, o circuito foi misto e o tanque estava com abastecido com etanol.
Veredicto
A linha 2026 trouxe pequenas, mas importantes atualizações para o Renault Kardian. O visual segue com ar futurista e chama atenção do público quando passa pelas ruas. A motorização e o desempenho são os pilares do modelo perante seus rivais e finalmente a montadora acertou tanto no painel de instrumentos e na central multimídia.
Pelo preço cobrado na versão Iconic, R$ 149.990, os Tera e Pulse mais caros agora possuem um rival que merece a atenção do público. Só que só o tempo dirá em relação ao sucesso do Kardian na nova linha.


O que você achou dessas mudanças? Será que o Kardian agora decola nas vendas? Conte nos comentários


Sugiro que os textos passem por uma revisão mais cuidadosa. Fiquei chocado com o trecho:
“Outra mudança importante tem haver com a central multimídia.”
Trocar “a ver” por “haver” em uma conversa de WhatsApp, dá para relevar, mas em um texto jornalístico, não.
Como o mesmo sandero,rebatizado Kardian,quase o dobro do valor,retirou um item simples, mas eficiente que era o braço com amortecedor do capô, pela volta da famigerada vareta presa ao capô? É inconcebível um retrocesso como esse em um carro moderno de valor agregado muito alto. Eu tenho um Sandero Stepway easy R 2018 e confesso,que fiquei decepcionado quando abri o capô do revolucionário Kardian.
Eu gosto do Kardian, mas o preço que estão cobrando por ele não dá. Existem muitas opções interessantes na faixa de R$ 140 mil, inclusive de maior porte e/ou tecnologia – vai depender do que o cliente precisa e prioriza. Venderia muito se a versão com freio de mão eletrônico custasse 119 mil.