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Livre de poluentes!

Será que o Geely EX5 consegue te convencer a mudar de foco? | Avaliação

O Geely EX5 Max oferece uma condução elétrica alinhada à proposta familiar, mas só isso é suficiente para convencer os consumidores?

10 min de leitura

Você se lembra de que a Geely já esteve no Brasil? A marca teve uma passagem rápida, iniciada no final de 2013 e encerrada em 2016, oferecendo dois modelos: o sedan EC7 e o compacto GC2, carinhosamente apelidado de Panda. Ambos eram montados no Uruguai, e a operação estava sob a tutela de José Luiz Gandini, responsável pela Kia. Contudo, o Geely EX5 agora escreve um novo capítulo.

Fundada em 1986 por Li Shufu, a Geely é atualmente proprietária da Volvo e, nesta nova fase no Brasil, é comandada em parceria com a Renault. Com foco em zero emissões de poluentes, o primeiro modelo à venda é o SUV 100% elétrico EX5, disponível em duas versões: EX5 Pro (R$ 205.800) e EX5 Max (R$ 225.800).

Embora o gosto seja subjetivo, as linhas extremamente limpas do exterior renderam ao modelo da Geely o prêmio Red Dot Award 2025, na categoria Design de Produto. Sustentado pela plataforma GEA (Global Intelligent Electric Architecture), o EX5 tem a missão de conquistar consumidores no disputado segmento de utilitários esportivos.

Geely EX5 Max cinza parado de traseira com árvores ao fundo
Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Um campo de batalha que inclui o Volvo EX30, o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, além de disputar espaço com modelos consagrados como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e GWM Haval H6, em faixas de preço semelhantes. Mas quais são os atributos desse utilitário esportivo nesta nova fase do fabricante chinês no Brasil?

Geely EX5 e as linhas limpas

A carroceria apresenta um design limpo, sem vincos profundos ou contrastes exagerados de luz e sombra. As maçanetas ocultas e retráteis contribuem para a aerodinâmica, com coeficiente de arrasto de 0,269. A dianteira traz faróis afilados, elementos em formato de C nas extremidades da porção dianteira e grade frontal ativa na porção inferior.

Além disso, não é possível deixar de notar que o emblema da marca chinesa, posicionado ao centro da dianteira, lembra ligeiramente o da norte-americana Cadillac. Outro detalhe de estilo aparece na parte final da lateral da carroceria, que remete ao estilo do Porsche Cayenne, com músculos pronunciados, bem como o desenho do friso cromado das janelas.

O contato do Geely EX5 Max com o solo é feito por meio de rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/55, enquanto as lanternas conectadas seguem a atual tendência de estilo de mercado, a qual é vista tanto em utilitários esportivos quanto em sedans. O visual externo pode até não empolgar à primeira vista, mas é bem resolvido, limpo e sem exageros.

Nas medidas, o SUV da Geely revela 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos, dimensões próximas às do Haval H6 One (R$ 199.000), que mede 4,68 m, 1,88 m, 1,73 m e 2,73 m, respectivamente, para comparar. Já o porta-malas do Geely EX5 Max tem capacidade de 461 litros, que pode chegar a 1.877 litros após o rebatimento da segunda fileira de bancos.

Porta-malas do Geely EX5 Max
Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Cabine do Geely EX5 aposta no minimalismo

Ao abrir a porta, a cabine do Geely EX5 Max reflete o minimalismo do exterior, lembrando outros modelos chineses disponíveis no Brasil. Ainda assim, chama atenção a qualidade dos materiais empregados e o acabamento bem executado, que transmitem sensação de requinte a bordo. Nada de exageros, mas bem realizado e prático na convivência diária.

O painel é dominado pelo quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e pelo multimídia de 15,4 polegadas. O volante tem as porções superior e inferior achatadas, com dois raios e boa empunhadura. O console central elevado, repleto de porta-objetos, traz carregador por indução de 15W, e o conforto dos bancos proporcionado pela densidade das espumas.

Multimídia do Geely EX5 Max
Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

À frente, os bancos oferecem massagem, ventilação e ajustes elétricos em seis vias para o motorista e quatro para o passageiro. Quem viaja na segunda fileira pode regular a inclinação do encosto em 30° ou 35° e conta com uma gaveta de 14 litros sob o assento, ideal para guardar objetos de valor, como um notebook ou um tablet e outros equipamentos portáteis.

Outros destaques da cabine do Geely EX5 Max estão no Head-Up Display (HUD) de 13,8 polegadas, que projeta informações essenciais no para-brisas, como velocidade e GPS nativo, o teto solar panorâmico, o sistema de áudio premium Flyme com 16 alto-falantes, além de conectividade Wi-Fi e 4G. Um destaque está na possibilidade ampliar o assento do carona lembrando o da primeira classe de aviões comerciais.

E os anjos da guarda?

Tanto a versão EX5 Pro quanto a Max vêm equipadas com faróis e lanternas de LED, retrovisores elétricos e aquecidos, seis airbags, sensor de chuva, sistema anticapotamento, sensores de estacionamento traseiro, assistente de descida, monitoramento da pressão dos pneus e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Os assistentes de condução estão disponíveis apenas na versão Max e incluem: controlador de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de mudança e manutenção de faixa, frenagem de emergência e detector de pontos cegos. Também estão presentes mitigação de colisão frontal e traseira, aviso de abertura de portas, alerta de tráfego cruzado traseiro e frenagem assistida em manobras.

Geely EX5 Max cinza de frente e visto do alto
Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A inclusão do sistema ADAS na versão topo de linha Max elevou o peso do modelo para 1.765 kg, contra 1.715 kg da Pro. A diferença de 50 kg impacta ligeiramente no consumo de energia e no 0 a 100 km/h. Ambas são equipadas com motor elétrico síncrono de ímã permanente, que entrega 218 cv e 32,6 kgfm, permitindo velocidade máxima de 180 km/h. O zero a 100 km/h ocorre em 6,9 segundos na Pro e 7,1 segundos na Max.

A diferença entre as duas configurações é mínima. No entanto, o EX5 Pro poderia se beneficiar da inclusão do controlador de velocidade adaptativo (ACC), reforçando sua posição de estreante no segmento de SUVs elétricos e atraindo ainda mais a atenção dos consumidores brasileiros, seja quem viaja na primeira ou na segunda fileira de bancos, favorecido pelo entre-eixos de 2,75 m.

Propulsão elétrica

Com 218 cv e 32,6 kgfm, o Geely EX5 Max entrega uma relação peso-potência de 8,09 kg/cv, oferecendo desenvoltura ao volante. Não é um SUV 100% elétrico explosivo, mas proporciona uma condução condizente à proposta familiar. Só que um capítulo à parte no SUV são as suspensões bem adaptadas ao gosto dos consumidores brasileiros.

A dianteira adota arquitetura McPherson, enquanto a traseira é Multilink, com calibração bem feita às condições das vias brasileiras. O equilíbrio agrada: não é nem excessivamente macia, nem dura demais. O destaque vai para a forma como absorve irregularidades, sem transmitir batidas secas ou causar rolagem excessiva da carroceria em curvas contornadas mais rapidamente.

A direção assistida eletricamente é rápida e precisa, contribuindo para a dirigibilidade, enquanto a calibração progressiva do pedal de freio também merece destaque. Aliás, o sistema de frenagem emprega discos ventilados no eixo frontal e sólidos atrás, com e a modulação do pedal do freio ajustável em conforto ou sport. Já a regeneração de energia pode ser ajustada em quatro níveis.

Dessa forma, o SUV pode rodar mais livremente ou regenerar energia com maior intensidade para a bateria Geely Short Blade de Lítio-Ferro-Fosfato (LFP) de 60,22 kWh. Após algum tempo de uso, o recurso se mostra prático, e, em determinadas situações, é possível conduzir o Geely EX5 utilizando apenas o pedal do acelerador, o que reduz o desgaste das pastilhas de freio.

Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Geely EX5 Max é bem calibrado

Como todo carro elétrico, as respostas são imediatas e o Geely EX5 Max pode ser ajustado em três modos de condução: Eco, Padrão e Sport. No primeiro, assume um comportamento mais comedido, enquanto no Sport libera todo o potencial deixando tudo mais animado. Independente disso, o silêncio de rodagem é (muito) elogiável. 

Não há intrusão de ruídos aerodinâmicos e os barulhos exteriores são filtrados pelo bom isolamento acústico. Portanto, dirigir o Geely EX5 Max é andar praticamente isolado do meio exterior e ainda com um alcance máximo de até 349 km, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Na Pro, são 413 km devido ao peso em ordem de marcha menor de 1.715 kg contra 1.765 kg da Max. 

Geely EX5 Max [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A bateria de 60,22 kWh possui garantia de oito anos ou 150.00 km e pode ser carregada de 10 a 100% em até 6,1 horas em corrente contínua ou em até 20 minutos (30 a 80%) em corrente alternada. Além disso, o Geely EX5 pode realizar o fornecimento de energia V2L (veículo para carga) e V2V (veículo para veículo).

Ao volante, o Geely EX5 Max não enrosca em lombadas nem em valetas mais pronunciadas, graças ao ângulo de ataque de 16 graus e à altura mínima de 173 mm em relação ao solo. São capacidades que não mudam em relação à configuração de entrada Pro. Também não muda o ângulo de saída de 19,6º, em ambas as configurações do SUV.

Veredicto

A Geely retornou ao Brasil oferecendo um produto em que nada lembra os modelos comercializados no Brasil anos atrás.E o SUV EX5 possui as armas necessárias para enfrentar o concorrido segmento de utilitários esportivos, bem como dos modelos livres da emissão de poluentes na atmosfera. Com um desempenho condizente à proposta é sim uma alternativa, reforçada pela parceria com a Renault.

Embora tenha disposição para acelerar à frente, da mesma forma, que entrega uma cabine confortável e bem feita, com destaque para o isolamento acústico, só poderia oferecer o pacote de assistências à condução desde a versão de entrada. Isso reforçaria a imagem do SUV novato diante dos consumidores que desejam fugir do lugar comum, bem como desejam experimentar uma nova marca presente no Brasil.

O que você achou do Geely EX5? Acha que, agora em parceria com a Renault, a marca terá vida longa no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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