O Toyota Corolla se consolidou como um dos sedans médios mais vendidos do Brasil há um bom tempo. Ele possui diversos predicados para ser um dos modelos mais queridinhos dos brasileiros e até do mundo. Mas pouco se vê da versão esportivada GR-Sport.
Ela está posicionada logo abaixo da variante Altis Hybrid Premium e quer chamar atenção do público pelo visual mais agressivo. Será que ele consegue? Aperte os cintos e se você for um senhor, desmarque seu rolê no bingo, o Corolla GR-Sport quer que você o conduza na estrada a mais de 100 km/h e seja feliz.
Quero atenção
De toda a gama do sedan médio japonês, essa é a única que prefere ser a diferentona. Afinal de contas, o Corolla possui o apelido jocoso de ser carro de avôs por ter desenho mais sóbrio. No entanto, o GR-Sport chama atenção por detalhes exclusivos. Em toda sua carroceria existem partes escurecidas.

Na dianteira, a iluminação é toda feita em LED e os DRL’s são finos e transmitem ar mais elegante. A grade que interliga os iluminadores é escurecida e a entrada de ar na parte inferior do para-choque tem cor preta brilhante. É nessa região que está instalado o primeiro emblema GR do modelo. Muita gente para e fica observando, afinal de contas ele é bastante diferente da proposta original do sedan.
Nas laterais, o Toyota Corolla GR-Sport traz retrovisores com setas integradas e rebatimento elétrico. O acabamento é escurecido, assim como as molduras das janelas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas e escurecidas.



Ele tem saias laterais e a linha de cintura alta. Neste ponto, um dos carros mais vendidos da Toyota segue a receita tradicional e tem aspecto mais sóbrio. Na traseira, o para-choque é mais saliente e há um pequeno aerofólio instalado na tampa do porta-malas. As lanternas, emblema da marca e nome do sedan são escurecidos. Isso transmite um ar mais agressivo ao rival do Honda Civic.

Tem vontade de andar
Se você acha que o Toyota Corolla só serve para agradar os mais velhos, te convido a conhecer o GR Corolla. O hot hatch é mais do que apimentado e usa o motor 1.6 turbo de 304 cv. Mas, ele custa mais de R$ 400 mil. Muito mais barato que ele e que pode trazer certa diversão é o Toyota Corolla GR-Sport. Essa é a última versão do sedan médio a trazer o motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex.

O propulsor rende 175 cv e 21,3 kgfm de torque. Além disso, trabalha em parceria com o câmbio automático do tipo CVT, com 10 marchas simuladas. Esqueça o desempenho do Corolla híbrido. As versões a combustão possuem o vigor para andar, seja na cidade ou estrada. Ele sai rapidamente dos semáforos e tem até um ronco animador. A transmissão é uma velha conhecida e casa bem com o conjunto.
Contudo, na estrada ela faz com que o motor às vezes grite e isso pode incomodar. Aqui, a Toyota podia ter instalado vidros um pouco mais grossos ou reforçar a manta acústica. A tração é dianteira. O sedan consegue entender qual contexto ele está inserido e por isso responde com rapidez e facilidade. Se o modo Sport estiver ativado, ele fica um pouco mais esperto. Em rodovia, deu para atingir 140 km/h com facilidade.

Em relação ao consumo, o Corolla esportivado estava abastecido com etanol no tanque. As médias anotadas foram de 12,7 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Ou seja, mais que satisfatório dado seu peso de 1.410 kg e porte de sedan médio. De acordo com a montadora, a velocidade máxima é de 205 km/h e ele precisa de 9,2 segundos para chegar aos 100 km/h.
Sedan high-tech
Já que trata-se de uma das versões mais caras da linha, o Toyota Corolla GR-Sport não decepciona no quesito lista de equipamentos. Ele tem sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de velocidade adaptativo e que funciona em qualquer velocidade. Assistente de pré-colisão, farol alto automático, alerta de ponto cego, teto solar se destacam.
Assistência e permanência em faixa, detector de tráfego cruzado traseiro, direção elétrica progressiva, central multimídia de 10 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio são de série. Painel de instrumentos de 12,3 polegadas, ar-condicionado digital, automático e de duas zonas, carregador de celular por indução, chave presencial e partida por botão são de fábrica.



O alerta de ponto cego é muito útil, assim como o piloto automático adaptativo e os sensores de estacionamento. A câmera de ré é exibida em uma tela, quase de cinema. Mas, a resolução podia ser um pouquinho melhor. Aliás, a multimídia conecta rapidamente o Apple CarPlay, apenas uma vez que ela não quis reconhecer meu celular. É rápida e intuitiva. Só as bordas que podiam ser mais finas.
Já o painel de instrumentos é amplo e visualização simplificada. Tanto o velocímetro quanto o conta-giros são fáceis de entender. Honrando os quase R$ 200 mil, ele tem uma faixa central que mostra a velocidade digital. Informações como as trips de consumo, temperatura externa, itens ADAS ativados e música reproduzida possuem um espaço próprio.


A direção elétrica progressiva tem o peso ideal tanto na cidade quanto na estrada. É rápida, tem costura avermelhada, boa empunhadura e revestimento em couro. Seus comandos são físicos, o que agrada. Na parte da frente, uma coisa me desapontou: o freio de estacionamento ainda ser convencional e não eletrônico.
Toyota Corolla GR-Sport quer te agradar
Conviver com o sedan esportivado é bem simples. Mesmo que ele tenha 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, ele vive bem em São Paulo. Seu porta-malas leva 470 litros. O porém é achar vagas que o aceitem sem tantos problemas. A altura em relação ao solo é de 14,8 cm. Por sorte, eu o raspei em valeta apenas duas vezes. Inclusive, essa versão tem ingredientes da divisão Gazoo Racing, braço esportivo da Toyota.
Ela desenvolveu molas, amortecedores, defletores aerodinâmicos no assoalho, spoiler na traseira e outros destaques. O Toyota Corolla já enfrenta as vias mal cuidadas com maestria e este conjunto GR melhorou a experiência. O modelo está sempre na sua mão e te faz querer andar horas com ele. O rodar é macio e sólido, algo que a fabricante japonesa tem como pilar neste sedan.


O acabamento é escurecido e macio ao toque em diversas partes. Isso agrada ao olhar. Os bancos abraçam seus passageiros. Ainda nesse sentido, os assentos são revestidos de couro e ultrasuede. Com o assento do motorista regulado para mim, eu tenho 1,78 m de altura, sobra amplo espaço interno no banco traseiro. Aqui, a marca precisa dar atenção em duas coisas: os assentos dianteiros mereciam todos os ajustes disponíveis de forma elétrica.
Além disso, os bancos traseiros não possuem regulagem de altura do apoio de cabeça, isso pode incomodar passageiros altos. O apoio de braço dianteiro poderia ter regulagem. Os painéis de todas as portas são macios ao toque e possuem partes de couro. Os passageiros traseiros ainda desfrutam de duas saídas de ar-condicionado e duas entradas para carregar os smartphones. O túnel central é levemente saltado, mas não prejudica o espaço para os pés.



Veredicto
Vale a pena comprar o Toyota Corolla GR-Sport? Sim. Ele tem mais qualidades do que defeitos. Logicamente que, um modelo de R$ 196.990 não devia ter essas falhas (tão pequenas) que a marca resolveu ignorar. Inclusive, essa unidade estava pintada na cor branco Lunar. Desse modo, seu preço final é de R$ 197.310. Um ponto importante é que esta variante só pode ser comprada em três cores.
No mais, o Corolla GR-Sport agrada pelo rodar sólido, diversos equipamentos de série, um visual mais apimentado e um desempenho mais que satisfatório. Se fosse mais barato, seria imbatível. Se você quer entrar na era da eletrificação, a versão híbrida convencional deixa a desejar em performance. Por isso, melhor apostar na tradição com um toque a mais de pimenta, como é o caso do Corolla GR-Sport.

Você teria um Toyota Corolla GR-Sport na sua garagem? Conte nos comentários


