Nos últimos tempos, os SUVs compactos estão vivendo uma fase em que são criadas versões de entrada por até R$ 120 mil para pegar o público PCD. Em geral, elas são muito peladas e deixam clara sua simplicidade. Mas o Hyundai Creta não foi por esse caminho, colocando a versão Comfort a R$ 151.290.
Só que a vibe de carro de entrada é inerente ao SUV compacto. Ele é a maneira mais barata de ter um SUV na Hyundai, abrindo mão de diversos itens de conforto e conveniência para custar o mais barato possível. Mas a versão mais vendida do Creta é a que vale à pena?
Carro de entrada, mas equipado
Diferentemente de muitos rivais em suas versões de entrada, o Hyundai Creta Comfort conta com chave presencial, seis airbags, frenagem autônoma de emergencia, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas.

De série, o modelo também traz central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisor elétrico, ar-condicionado analógico, câmera de ré, volante com ajuste de altura e profundidade, faróis com acendimento automático e start-stop.
Mas tudo, de certa forma, foi simplificado. A central multimídia tem tela pequena, com muita borda e comandos físicos em sua lateral, mas de boa definição e fácil de usar. Já o painel digital é o mesmo do Hyundai HB20 top de linha, feito apenas de luzes de LED, não por uma tela de fato como o Creta Ultimate.

Além disso, o ar-condicionado analógico parece fora de contexto para o painel do Creta. Visto que os rotores são muito pequenos e que deixam claro que a intenção da Hyundai era sempre ter os comandos digitais. Além disso, as rodas de liga-leve de 16 polegadas parecem calotas de tão simples.
Contudo, o Hyundai Creta Comfort ainda tem luzes diurnas de LED, além de pontos cinza na grade. Os faróis halógenos com projetores iluminam muito menos do que o conjunto full-LED da versão top, mas dão conta do recado. Além disso, a lanterna traseira é mais simples, tendo LED só na barra conectada e luz de ré no centro do para-choque.

Simplicidade que exala
Se as rodas de liga-leve já deixam clara a vibe do Hyundai Creta Comfort, é por dentro que ele assina em baixo que é um carro de entrada. Os bancos são revestidos em tecido preto sem nenhum tipo de desenho, estampa ou padronagem que tente dar um ar menos de entradão.
O volante não tem couro o revestindo, mas tem elementos em cinza para não ser tão simples. Diferentemente de outras versões, o freio de estacionamento não é eletrônico. Além disso, toda a cabine é em preto, sem nenhuma cor contrastante. Surpreendentemente, entretanto, há luz ambiente na frente do passageiro.

Apesar dessa inerente simplicidade de uma versão de entrada, o Hyundai Creta tem bom acabamento. Não há nada macio, nem mesmo nas portas, mas os plásticos usados são de qualidade e dois degraus acima de um Volkswagen T-Cross ou de um Chevrolet Tracker, por exemplo.
Encaixes são todos bem feitos, não há rebarbas e o cuidado com texturas diferentes torna o ambiente mais refinado. Pena que todos os itens que a marca abriu mão fazem ele gritar modelo de entrada, algo que não acontece, por exemplo, como Jeep Renegade Sport (antiga versão Sem Nome).
Ordem de espaço


Uma das vantagens do Hyundai Creta ser um dos maiores SUVs compactos à venda no Brasil é o espaço interno. Quem senta à frente tem volante com regulagem de altura e profundidade, além do banco do motorista contar com ampla regulagem de altura.
O espaço traseiro é mais do que satisfatório, com boa distância de joelho e para a cabeça. Como o Creta é um carro mais quadrado, além de ter teto com revestimento claro, a cabine se torna mais arejada. Pena que sem senta atrás não tem saída de ar. O porta-malas carrega 422 litros e tem dois nichos laterais para objetos molhados.

Refinamento mecânico
Assim como a grande maioria do seu segmento, o Hyundai Creta Comfort conta com motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. É um motor que dá conta do recado de seus 1.270 kg. Tanto que faz de 0 a 100 km/h em suficientes 11,6 segundos.
A transmissão automática de seis marchas que dita todo o ritmo aqui. O Hyundai Creta não é um carro especialmente rápido, mas é ágil na medida em que precisa, além de nitidamente privilegiar o conforto acima de tudo. As trocas de marcha são pouco sentidas e o SUV faz as mudanças cedo para derrubar a rotação.

Diferentemente do T-Cross 1.0, não há delay de acelerador para passar nos testes de emissões de poluentes. Pisou, o Creta acorda, joga marchas para baixo e começa a acelerar com vontade. Isso mostra a elasticidade de seu motor 1.0 turbo, que ainda por cima consegue ter bom consumo.
Segundo o INMETRO, são 8,4 km/l na cidade com etanol e 9 km/l na estrada. Já com gasolina, ele marca 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. Durante nossos testes, ele cravou 9 km/l em ciclo misto de cidade e estrada, mesmo com transito pesado. O start-stop está lá, mas foi desativado por ser irritante.

Dinâmica de carro maior
Assim como o Jeep Renegade é construído na mesma plataforma de carros maiores, o Hyundai Creta passa pelo mesmo tratamento. Sua base não é a do HB20, mas sim a do Elantra, o que se traduz em um carro mais refinado ao andar. Ele é muito sólido, robusto e sentado.
A direção elétrica tem calibragem voltada ao conforto, assim como a suspensão. Mas elas se conversam bem estragando a firmeza necessária para atrair o gosto do brasileiro e não parecer um pudim, ao mesmo tempo em que são confortáveis para quem busca esse tipo de condução sair satisfeito.

Na estrada, chama atenção a estabilidade e solidez do modelo. Já na cidade, a buraqueira não é um problema, especialmente por conta dos pneus rechonchudos 205/65 R16. A frenagem autônoma de emergencia, inclusive, é outro ponto de destaque pelo funcionamento a contento e sempre presente.
Veredicto
Na faixa dos R$ 150 mil, ou você encontrará SUVs subcompacto em versão de entrada, ou alguns rivais do Hyundai Creta Comfort já em versão intermediária. Entretanto, o SUV sul-coreano entrega uma boa lista de itens de série, mesmo sendo o modelo mais barato.

Além disso, o espaco interno é um grande trunfo, a dirigibilidade de carro mais caro, junto ao bom conjunto mecânico, são elementos que seduzem. O pecado está só nas economias que deixam claro ser um carro de entrada, mas nada que um jogo de rodas novo e um couro nos bancos e volante não resolva.
No final das contas, quando você leva o custo-benefício na ponta da caneta, o Hyundai Creta Comfort é um dos melhores SUVs compactos nesse quesito à venda no Brasil.

Você teria um Hyundai Creta Comfort? Conte nos comentários.



Não li o artigo. Só o título e alguns sub-títulos.
Acho que uma correção ortografica iria bem: “vale à (com crase!!!) pena”. Não cabe crase aí.
Por que verediCto e não veredito?
Segundo o priberam, veredicto seria a forma brasileira, enquanto veredito a de Portugal. Neste caso, não caberia correção.
No mais, vale a pena ler a redação completa, não apenas correr o texto em busca de falhas textuais, tal qual um corretor ortográfico do word
Claro que sim. Um ótimo carro, além de lindo.
O Creta Action 1.6 já era Bom, não imagino como seria uma versão turbinada. Mas o carro é bom
Creta confort
Seria uma boa opção se não fosse o preço , por ser básico a 152 mil .
Tiggo 5x pro hybrid é muito mais completo com esse mesmo preço
Onde que ta bom o consumo fazer 9 km ma estrada com litro de etanol faz 60 anos que carros faz 10 km com uma litro e uma vergonha.
O último greta paguei 70 mil 5 anos atraz se fosse 50% de inflacao era pra custa no maximo 105 mil agora 150 um carro que as rodas parece calotas e o acabamento tdo dura e uma cergonha
Estou ansioso para receber o meu novo CRETA LIMITID 25/26 que tornou se o meu sonho de consumo para o momento…
Nenhum carro com motor três cilindros é bom, todos trepidam muito. Gerando desconforto.
Tem carro que entrega muito mais, por menos, além de ser maior.
Ele tem a Luz de alerta do ponto cego?
Acabei de comprar um 2025 e estou amando. Pra mim valeu super a pena!