Para quem não gosta de utilitários esportivos e se vê no mato sem cachorro na hora de trocar de carro, a boa notícia é que os sedans ainda resistem em nosso mercado — sejam compactos, médios ou do segmento de luxo. Ao contrário dos queridinhos SUVs, eles valorizam a condução transmitindo uma dirigibilidade mais colada do chão, assim como uma dinâmica mais refinada.
O Volkswagen Virtus é uma das opções no segmento de três volumes, sendo um concorrente direto do Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Nissan Versa e Honda City, para citar. Já nesta configuração de topo, a Exclusive 250 TSI, ele enfrenta até médios, como o Nissan Sentra 2.0 Advance CVT (a partir de R$ 174.490) e, por que não, até o Jeep Compass Sport T270, que parte de R$ 169.990.
Sobretudo, é o mesmo preço do Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI. Para quem não está preocupado em economizar, pode ser considerado um valor até próximo ao do Toyota Corolla GLi híbrido (R$ 189.000). Cada um à sua maneira, com diferentes personalidades e propostas, esta versão mais cara da família Virtus assumiu o posto da antiga configuração GTS em 2023.

Embora o preço do Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI esteja no mesmo patamar de modelos da Nissan, da Jeep ou da Toyota, o três volumes compacto conquista principalmente pelo conjunto mecânico sob o capô. Afinal, ele é capaz de entregar boas doses da típica dirigibilidade alemã, aliadas a uma aceleração partindo da imobilidade aos 100 km/h em 8,5 segundos.
É rápido no gatilho
A fonte de energia do Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI é o conjunto formado pelo casamento do motor 1.4 turbo de quatro cilindros com injeção direta e o câmbio automático de seis marchas (AQ250). O resultado é um carro sedutor, que entrega respostas ágeis tanto em baixos quanto em médios giros — sem demonstrar falta de fôlego na cidade ou nas ultrapassagens rodoviárias.
Com até 150 cv e um torque de 25,5 kgfm disponível entre 1.500 e 4.000 rpm (com etanol), o sedan da Volkswagen garante arrancadas vigorosas. As trocas sequenciais podem ser realizadas tanto pelas borboletas atrás do volante quanto pela própria alavanca seletora de marchas. Só que nem tudo são flores no Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI.


O turbolag (aquele atraso até o turbocompressor pegar para valer) está presente, assim como a calibração do pedal do acelerador e a atuação da transmissão acabam tirando um pouco da experiência ao volante. Ainda assim, é um efeito colateral das adequações exigidas pelas rígidas normas de emissões de poluentes.
Esse conjunto mecânico sob o capô do Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI é o mesmo utilizado no T-Cross Highline e em todas as versões do SUV médio Taos, por exemplo. Só que tem um capítulo à parte nesse sedan, que é responsável por deixar o motorista conectado ao piso e ainda sabendo de tudo o que passa por debaixo do carro.

Dinamicamente alemão
A boa dinâmica do Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI vem do conjunto de suspensões, com arquitetura McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, oferecendo uma calibração mais firme, típica dos modelos da marca. Isso se traduz em confiança no contorno de curvas, sem excesso de rolagem da carroceria, além de manter a trajetória sem necessidade de correções.
As belas rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus 205/45, que exigem atenção extra a buracos e remendos no asfalto devido ao perfil baixo. Seja com o pé leve ou cravado no acelerador, a sensação de conexão entre homem e máquina é reforçada pela direção elétrica, rápida tanto nas respostas ao esterço quanto no retorno.

Ela é mais firme em relação ao Volkswagen Virtus TSI manual (R$ 120.990), evidenciando a pegada da configuração Exclusive. Ou seja, um três volumes que aponta rapidamente a dianteira, da mesma forma, que exige pouca ou nenhuma correção para manter a trajetória, além de oferecer frenagens eficientes graças aos discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
Ao contrário dos modelos da Volkswagen do passado, o pedal de freio não apresenta acionamento esponjoso: a resposta é direta e progressiva. Além disso, o Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI pode ser ajustado ao gosto do condutor pelo seletor de modos de condução, que reúne os programas Eco, Normal, Sport e Individual.

Um sedan com múltiplas personalidades
No modo Eco, as respostas do motor e do câmbio ficam mais suaves, sendo indicado, assim como o modo Normal, para o uso urbano. No Sport, o motor 1.4 TSI em conjunto ao câmbio automático de seis marchas entregam todo o fôlego. No Individual, como o próprio nome sugere, é possível ajustar separadamente a velocidade do câmbio, o peso da direção, o funcionamento do ar-condicionado e do controlador de velocidade adaptativo (ACC).
Prazeroso de dirigir, o Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI registra, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, médias de 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, faz 11,7 km/l e 14 km/l, respectivamente. Além disso, o sistema Start-Stop atua de forma suave ao desligar ou religar o propulsor, e a emissão de poluentes é de 105 g/km.

Saindo das visitas aos postos de combustível para falar do visual, o Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI exibe detalhes em cinza nas capas dos retrovisores e nos emblemas laterais nas portas alusivos à configuração, assim como rodas diamantadas de 18 polegadas e spoiler à tampa do porta-malas – os emblemas Virtus e 250TSI são pintados de preto brilhante -, enquanto as lanternas escurecidas.
A paleta de cores inclui as tonalidades metálicas cinza Platinum e prata Sirius, que acrescentam R$ 1.650 ao valor do sedan, bem como as sólidas branco Cristal (R$ 900) e preto Ninja (sem custos adicionais). Infelizmente, não há tonalidades mais chamativas na versão Exclusive, como o belíssimo azul Biscay.

Ao abrir a porta do Volkswagen Virtus
Com uma tocada que lembra a agilidade de um hatch, graças ao bom contato com o chão, o Volkswagen Virtus Exclusive 250TSI mede 4,56 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Ou seja, de uma ponta a outra, é maior que o Jeep Compass Longitude (4,40 m) e ainda oferece um porta-malas maior e mais generoso.
A capacidade volumétrica de 521 litros supera a do SUV da Jeep, é maior que a do Toyota Corolla GLi HEV (470 litros) e fica ligeiramente atrás do Nissan Sentra Advance 2.0 CVT (466 litros). Entre os sedans compactos, quem chega mais perto na disputa pelo espaço na área dedicada ao transporte de carga é o Honda City, com 519 litros. Apesar da volumetria do Volkswagen Virtus, os pescoços de ganso podem amassar as malas.

No habitáculo, predominam plásticos duros, embora bem montados. Não há como escapar: o Virtus compartilha a mesma base do Polo, e, como se diz, não existe almoço grátis. O toque de refinamento fica por conta da área revestida em suede no painel, em parte das laterais de portas e nos bancos, com costuras no estilo diamante, sendo agradável ao toque.
Quem viaja na segunda fileira de bancos encontra bom espaço para cabeça, pernas e joelhos, por conta dos 2,65 m de entre-eixos. Há saídas de ar dedicadas e entrada USB-C para carregar gadgets, enquanto a inclinação do encosto traseiro contribui para o conforto em viagens longas. Apesar disso, pessoas com maior estatura podem raspar a cabeça no teto e o mesmo padrão da parte frontal da cabine não é repetida atrás.

Itens de série do Volkswagen Virtus Exclusive
O Volkswagen Virtus Exclusive traz de série quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, acompanhado pelo multimídia VW Play de 10,1 polegadas, com interface intuitiva de operar e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Para garantir que ninguém fique sem carga, há ainda entradas USB-C e o carregador por indução recebeu um sistema de ventilação regulável para evitar que o aquecimento do smartphone.
Entre os itens de conforto e conveniência, a lista inclui ar-condicionado com controles táteis, pacote de iluminação ambiente, bancos revestidos em couro, entrada e partida sem chave, vidros elétricos com função um toque, além de todo um pacote de anjos da guarda, que contribuem para a segurança dos até cinco ocupantes.

A segurança é garantida pelo controlador de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partidas em rampas e de permanência em faixas, controles eletrônicos de tração, estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial.
Além disso, há faróis e lanternas de LED, bem como outras tecnologias proporcionadas pelos sistemas de reconhecimento de cansaço e de distrações, de controle e perda da pressão dos pneus e frenagem automática pós colisão Post Collision Brake.


Veredicto
O Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI substituiu a antiga configuração GTS, que também esteve disponível no hatch Polo, assumindo o posto de opção topo de linha do sedan compacto. Com preço inicial de R$ 169.990, ele oferece dimensões até mais generosas que alguns utilitários esportivos e entrega uma dirigibilidade elogiável, com reações rápidas.
É um carro para quem valoriza uma condução mais colada ao chão e dinamicamente bem calibrada, seja pelo conjunto de suspensões mais firme ou pela atuação da direção assistida eletricamente. Para quem deseja trocar de carro, sem ter que escolher um SUV, o Volkswagen Virtus Exclusive 250TSI pode ser uma ótima pedida. Ainda que seu preço se aproxime de modelos médios.

E você, o que acha do Volkswagen Virtus? Se já foi dono ou ex-proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!




Tenho um exclusive excelente carro muito econômico ágil sem comentários
Carro interessante, mas o preço é bastante salgado principalmente se considerarmos plásticos e couro fake no acabamento interno. O preto, mais barato, talvez seja o mais bonito deles.
Excelente análise ! Tenho um e estou gostando muito
Já estou no segundo Virtus
Espaçoso, economico, seguro e muita tecnologia. Vale cada centavo. Um carro que proporciona muito prazer ao dirigir.
Esse carro na verdade neste mes, procurando bem, consegue a 148k no preto dando usado na troca, ou sem usado 154k…. e falo, nao tem nada na concorrência parecido em custo beneficio sendo sedan, to no meu segundo exclusive agora preto, acabei voltando para ele, o conjunto motor/cambio dele nao tem nada igual em custo beneficio e diversao, ok, perde para o corolla em acabamento isso nao tenho duvida, se a pessoa quer só pensar em conforto e nao se importa de ter um carro com iluminaçao toda halogena (no caso o corolla XEi) e um motor sem graça alguma aspirado, vai de corolla e ainda assim vai ter que pagar mais
Porque não aplicam o tal do suede também na porta de trás… economia porca…
Estou no meu segundo Virtus Exclusive. O desempenho e estabilidade são os pontos fortes. Carro é muito confiável também, nunca tive grandes problemas. A revenda do primeiro foi facil. O espaço interno e muito bom, praticamente um sedan médio. O ponto fraco é de longe o acabamento que é frágil e ruidoso. Tive a mesma duvida sobre comprar ele e um Corolla, como valorizo a dirigibilidade odiei o comportamento do câmbio CVT. Fui de VW e estou satisfeito.