Já falei aqui várias vezes que a melhor coisa que aconteceu à Volvo foi ter saído das mãos da Ford e ter sido comprada pela Geely. Mas talvez a segunda melhor mudança da marca sueca tenha sido voltar sua atenção à eletrificação. Ela ganhou destaque com seus híbridos e agora deita e rola com os elétricos, como o caso do Volvo C40.
O SUV cupê do XC40 nasceu totalmente elétrico, ou seja, nunca teve e nunca terá uma variante a gasolina, diesel ou até mesmo híbrida. Pode até parecer coisa do futuro, mas é o presente. Tanto que já é possível ter um carro elétrico no dia a dia e rodar 1.000 km em uma semana, com fiz com esse modelo de R$ 429.990 durante minhas férias.
Estimo menos, faço mais
Quem acompanha o Auto+ e o meu perfil nas redes sociais já viu que esse ano viajei com o BYD Tan para Campos do Jordão e depois contei aqui no site que isso era uma ideia de jerico. Mas dei uma segunda chance aos elétricos levando o C40 em uma aventura até Aparecida no interior de São Paulo.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-9-750x450.jpg)
Essa estimativa é bem interessante, pois é sempre exibida no Google Maps integrado à central multimídia. Ao colocar o endereço no mapa ele estima quantos porcento de bateria terá ao chegar lá e quanto restará na volta para o seu destino atual. Sempre ele previa chegar com bem menos bateria do que de fato gastou.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-23-750x450.jpg)
“Esse carro é estúpido”
Uma frase que repeti a todos que andaram de carona comigo no Volvo C40 (e também no XC40 que visitou novamente minha garagem na semana anterior) era: “esse carro é estúpido”. Um aviso da aceleração brusca que estava por vir. Isso se dá por conta dos 408 cv e 67,3 kgfm de torque provido por seus dois motores elétricos.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-5-750x450.jpg)
Por isso até o acelerador do Volvo C40 é um tanto quanto conservador nos primeiros centímetros. Tudo para evitar que você acelere desgovernado com tudo no carro à frente. Mas se isso acontecer, ele tem frenagem autônoma de emergência, seis airbags e…bem…é um Volvo. Mais seguro em um carro que isso, impossível.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-13-750x450.jpg)
Mas de nada adianta uma boa performance em retas, como todo carro elétrico, se ele se comporta igual a uma jamanta. O Volvo C40 é bem acertado, com direção pesadinha, suspensão firme e centro de gravidade baixo. Se comporta como um hatch de salto e é exemplo para muitos SUVs na hora das curvas.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-7-750x450.jpg)
Estranha beleza
Um dos pontos que mais me chamou atenção no Volvo C40 é o quanto ele é bonito e estranho ao mesmo tempo. Estou acostumado há tempos com o XC40 e o novo modelo é derivado dele. Mas a queda suave do teto não é algo típico da Volvo, assim com a grade frontal fechadinha.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-8-750x450.jpg)
Só que a cabine é o grande destaque do modelo. É idêntica à do XC40, exceto pelo teto, tanto no formato, quanto no conteúdo. É que o teto do C40 é de vidro e conta com um tratamento térmico que impede que o calor entre na cabine, mas mantém a luz iluminando o ambiente.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-25-750x450.jpg)
Mas não dá para perdoar a Volvo por ter tirado o couro da manopla de câmbio e utilizado um material tão simples e barato ali. Isso tem relação com a nova política da marca de materiais ecologicamente corretos, tanto que o couro dos bancos é do tipo vegano e utiliza materiais recicláveis em sua composição.
![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-21-750x450.jpg)
O espaço é excelente na frente, com diversos ajustes diferentes. Já a traseira não é tão vasa por conta do teto em queda, mas ainda assim permite que dois adultos altos consigam ficar ali com relativo conforto. O porta-malas leva 413 litros e tem uma prática divisória, presente também no XC40, e que ajuda a dividir as cargas em lugares diferentes.
Ok Google
Além do acabamento esmerado, o Volvo C40 traz sistema Android embarcado diretamente no carro. Isso significa acesso aos aplicativos direto na central multimídia e integração do Google Maps no painel de instrumentos 100% digital, como dito antes. A qualidade das duas telas é excepcional com pouco reflexo, agilidade na operação e uso fácil.
Interessante é que, mesmo com o sistema embarcado, a Volvo colocou Apple CarPlay de série no modelo. Ou seja, você pode deixar o painel de instrumentos na navegação do Maps do próprio C40, enquanto a central multimídia usa o Waze do seu iPhone. Há ainda conexão com internet, mas somente para o carro.
![[Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-22-750x450.jpg)
Veredicto
O Volvo C40 tem duas grandes vantagens no mundo real: custa o mesmo que seus rivais a combustão (ou até menos) e tem autonomia farta. A performance é digna de um esportivo e o visual é algo que ninguém vai ficar indiferente, especialmente nesse belíssimo Fjord Blue.
![[Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-2-750x450.jpg)
>>Volvo XC40 é o elétrico definitivo com irritante defeito | Avaliação
>>BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação
>>Peugeot e-208 custa 2 vezes um 208, mas é o dobro de carro | Avaliação

![Volvo C40 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Volvo-C40-4-1200x720.jpg)



