Home » Avaliação » VW Polo GTS não é esportivo de piloto de Super Trunfo | Avaliação

Avaliação

VW Polo GTS não é esportivo de piloto de Super Trunfo | Avaliação

Esportividade tem relação direta com sensações, as quais o Volkswagen Polo GTS passa, mas os pilotos de Super Trunfo vão discordar

9 min de leitura

“Chamar um carro de 150 cv com motor de SUV compacto de esportivo é ridículo”. Com certeza vai ter um comentário assim ou algo derivado sobre o Volkswagen Polo GTS. E tão certo quanto isso será o fato de que o cidadão que o proferiu jamais sentou ao volante do único esportivo nacional 0 km (isso até o Fiat Pulse Abarth chegar).

Pilotos de Super Trunfo ou de teclado medem e comparam um carro simplesmente por números. Se ele tem 1 cv a mais que outro, é melhor, mais rápido, mais esportivo. Só que esse é um erro crasso. E qual é um dos melhores esportivos de todos os tempos? O Mazda MX-5 Miata: um caro que nunca chegou perto de 200 cv.

E por que então o Volkswagen Polo GTS com seus 150 cv e o mesmo motor do T-Cross Highline e do Taos não poderia ser esportivo? Pois ele é. E um belo esportivo. Ainda no patamar dos iniciantes e com alguns pequenos pontos que precisam melhorar para chegar lá em cima, mas o conjunto da obra já convence. Mesmo custando salgadíssimos R$ 143.220.

Volkswagen Polo GTS [divulgação]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]

Coração de T-Cross

Conhecido pelos brasileiros primeiro no Golf, depois no T-Cross Highline e no Taos, mas tão desejado no Nivus, o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque serve como uma luva ao Polo GTS. Entrega força suficiente e torque farto, mas também números de consumo interessantes.

Durante nossos testes com etanol, ele ficou na média de 9,4 km/l com trecho 50% estrada e 50% cidade. Oficialmente são 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Segundo o INMETRO, com gasolina ele tem resultados bem melhores, com 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Ou seja, anda bem e tem sede relativamente moderada.

Volkswagen Polo GTS [divulgação]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Já que é de números que muitos gostam, ele registra os 100 km/h aos 8,4 segundos. Mas o interessante são as retomadas, onde o turbo enche rápido e o Polo GTS ganha velocidade sem dificuldade. É potência e torque suficiente para te divertir e deixar alguns sedãs médios metidos a besta para trás no sinal. Mas como já disse, ele é um esportivo de sensações.

Só vai

O interessante do Polo GTS, tal qual o Mazda Miata, é o quão esses dois esportivos compactos te dão confiança ao volante. O Volkswagen parece que a cada acelerada ou curva mais forte diz: “só vai, eu aguento mais”. Curvas de alta são sua especialidade, com pouca rolagem de carroceria, pneus grudados no chão e seu estômago quase encostando na porta.

Volkswagen Polo GTS [divulgação]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Trunfo do conjunto de suspensão muito bem calibrado e com tempero típico da Volkswagen. O Polo GTS é um carro durinho, firme e que odeia buracos. Especialmente porque suas rodas de liga-leve de exageradas 18 polegadas são calçadas em pneus finos 205/48 R18 – item que é opcional por R$ 2.050.

A direção é bem pesada em modo Sport quando sai do centro, permitindo mais controle em velocidades altas e evitando esterço excessivo. Já no modo normal ela é mais pesada que o corriqueiro com o carro em movimento, mas nitidamente dobra a assistência ao engatar a ré ou manobrar. É esportivo na hora que precisa ser.

Volkswagen Polo GTS [divulgação]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Outro momento em que o modo Sport faz diferença é no ronco do motor. O Polo GTS tem uma pequena caixa de som que reverbera no para-brisa e cria um som mais forte do 1.4 TSI como se tivesse escape preparado. Isso aumenta a sensação de esportividade sem ser artificial e contribui para a experiência geral. Mas foi algo que a VW só acertou recentemente.

Custo de um aproveitamento

Na questão chassi, direção e suspensão o Polo GTS é muito bem acertado, mostrando trunfos da plataforma MQB-A0 e do time de engenharia brasileiro. Só que ao aproveitar o motor 1.4 TSI dos SUVs compactos, a Volkswagen também usou o mesmo câmbio automático de seis marchas Aisin TF-60SN que está presente até nos modelos 1.0 TSI.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Se no Nivus esse câmbio já mostrava que tinha pouco a oferecer frente a um carro e um motor bem acertado, no Polo GTS a situação piora. Ele corta boa parte da esportividade do modelo e o deixa mais lento do que precisava. As trocas não são rápidas, em especial em alta velocidade.

Em geral, muitos carros com câmbios mais modernos e pegada esportiva trocam de marcha suave em acelerações de trânsito e no dia a dia. Mas quando o pé está em baixo, o motorista é recebido por patadas, o que aumenta a diversão ao volante. O Polo GTS não, é sempre suave, sem graça e lento nas trocas. Um ótimo comportamento para um SUV, não para um hot hatch.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
E há momentos em que ele se perde, variando entre quinta e sexta marcha sem a menor necessidade na estrada. Se nos modelos 1.0 TSI já não precisava fazer isso pelo torque bom, no 1.4 TSI é a mesma situação. Por isso na Europa usam transmissão de dupla embreagem junto a esse motor, algo que tornaria o Polo GTS estupendo.

Enfim, a hipocrisia

Talvez um de meus itens favoritos do Polo GTS sejam os bancos. Eles foram desenhados para um carro verdadeiramente esportivo, com abas laterais bem pronunciadas e ótimo suporte para o corpo. Os materiais usados também são bons, com tecido de qualidade mesclado a couro em algumas partes. Nem se compara ao couro de baixa qualidade do Highline.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Só que bancos tão bem feitos contrastam muito com a qualidade ruim do acabamento do Polo. O painel é igual ao do Nivus, salvo por detalhes em cinza brilhante e vermelho. Há muita rebarba e plásticos duros de qualidade aquém do esperado. Visualmente é interessante e parece refinado, mas não toque nos plásticos.

O volante ainda é o antigo do Golf mk7, revestido com um couro de qualidade inferior ao usado no novo volante que estreou no Nivus. Além disso, os botões cromados dão a sensação de que logo descascarão. Isso tudo gera um segundo contraste, dessa vez com a central multimídia e o painel digital.

O cluster é típico da Volkswagen, mas com elementos em vermelho exclusivos do GTS. Fácil de usar e cheio de recursos, é o único da categoria 100% digital – o do Honda City é só meio digital e do HB20 finge que é. Já a central multimídia é referência em qualidade de tela, facilidade de uso e tamanho.

O problema foi que a Volkswagen colocou todos os botões principais embutidos nela. Seletor de modo de condução fica em um submenu da central que te obriga a sair do Android Auto ou do Apple CarPlay (conectados sem fio). Até mesmo o start-stop ou um simples botão de abrir o porta-malas ficam agora na central.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Por falar em porta-malas, ele só pode ser aberto pela chave ou pelo botão da central. Leva 300 litros – dentro da média da categoria. Mas não tem o divisor de cargas presente na Europa ou que o up! teve por alguns anos. Além disso, exige uma força excessiva para fechar corretamente. Espaço traseiro é escasso como no Nivus, mas pelo menos há saída de ar.

O Nivus tem

Por falar em Nivus, o que ele tem e o Polo GTS são os sistemas de segurança mais modernos. Entre eles estão piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Aparentemente o GTS receberá na atualização visual que se aproxima, mas nada confirmado até o momento.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
De resto, traz itens como sistema start-stop, chave presencial, faróis full-LED, luz diurna de LED, vidros elétricos com função um toque em todas as portas, painel digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de uma zona, vetorização de torque, controle de tração e estabilidade.

Tem ainda quatro airbags, sensor crepuscular, piloto automático não adaptativo, volante com ajuste de altura e profundidade, banco com ajuste de altura (bem amplo, por sinal), sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, indicador de fadiga. Mas não tem uma singela alça “pqp”.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Esqueça os números parecidos com os do Volkswagen T-Cross. O Polo GTS é um esportivo de fato pelo conjunto que entrega. Te dá confiança ao volante como poucos carros para entregar uma experiência divertida em curvas e estradas sinuosas. Chassi muito bem acertado, suspensão primorosa (e firme) e volante com excelente acerto são seus trunfos.

Ele clama urgentemente por um câmbio melhor e por itens de tecnologia que o Nivus já traz. A primeira parte não deve ser resolvida na reestilização ou tão cedo, enquanto a segunda já é esperada para ser resolvida. Já o acabamento precisa melhorar em todas as versões, especialmente na GTS que custa tão caro.

Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo GTS [Auto+ / João Brigato]
É o hatch compacto mais caro do Brasil, não é fácil pagar R$ 143.220 (ou R$ 145.765 com cor vermelha e rodas 18) por um Polo. Mas o GTS é pura diversão ao volante e o jeito mais barato (por incrível que pareça) de se ter um esportivo hoje no Brasil.

>>Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação

>>Novo motor 1.5 TSI da Volkswagen pode chegar a 272 cv

>>Volkswagen diz que seus carros ficarão ainda mais parecidos

YouTube video

18 comentários em “VW Polo GTS não é esportivo de piloto de Super Trunfo | Avaliação”

  1. Rodrigo

    Até entendo que nem tudo que está na ficha técnica pode ser levado em consideração. Mas antes de desembolsar R$ 150 mil temos que analisar as melhores opções, o que nos leva de novo à ficha técnica. E duvido muito que tenha esse Polo GTI nas concessionárias para test drive. Talvez nem todos queiram se arriscar. E esportivos sempre foram pouco vendidos no Brasil. Apesar de todo mundo amar, na hora de abrir a carteira são outros quinhentos.

  2. Renan

    Eu comprei um em Setembro 2023 e estou gostando muito. Creio que a programação do cambio foi alterada, pois está com boa resposta e colocar o pé no fundo, reduz e dá patada.
    Não gostei do som fake e instalei um escapamento esportivo todo em Inox. Ficou show, sem exageros.

  3. hiwin

    Ótima análise! Concordo que o VW Polo GTS tem suas qualidades, mas a etiqueta de “esportivo” pode ser um pouco exagerada. É um carro interessante, mas definitivamente não é um verdadeiro esportivo para quem busca uma experiência mais intensa.

  4. hiwin

    Interessante avaliação! Concordo que o VW Polo GTS pode não ser o carro mais esportivo da categoria, mas ainda assim traz um bom equilíbrio entre performance e conforto para o dia a dia. Aumentar a expectativa em relação ao “esportivo” pode levar a algumas decepções, mas como você disse, é um ótimo carro para quem busca um pouco mais de emoção sem abrir mão da praticidade.

  5. FORTNITE APK

    Ótima análise! Fico curioso para saber se a VW vai investir mais em versões realmente esportivas no futuro, porque o Polo GTS parece promissor, mas ainda não chega a empolgar como deveria.

  6. Fortnite App

    Gostei da análise! Realmente, o VW Polo GTS parece mais voltado para o dia a dia do que para a pista. Seria interessante ver como ele se comporta em diferentes condições. Você acha que ele entrega a emoção esperada para quem busca um modelo mais esportivo?

  7. Qt777 slots

    Adorei a análise! É verdade que o Polo GTS tem suas qualidades, mas realmente parece que falta um pouco daquela essência esportiva que muitos esperam. Ótima leitura, bem detalhada!

  8. qt777 apk

    Gostei da análise! É verdade que o VW Polo GTS impressiona, mas a falta de um verdadeiro espírito esportivo pode desanimar os fãs mais ardorosos. Parece mais um hatch estiloso do que um carro de corrida. Mal posso esperar para ver como ele se comporta nas ruas!

  9. TIRANGA GAME

    Adorei a análise! Concordo que o VW Polo GTS tem um apelo esportivo, mas realmente não chega a ser um carro de piloto como outros modelos. A proposta é mais de um hatch divertido para o dia a dia do que um verdadeiro hatch esportivo. Valeu pela clareza na avaliação!

  10. TIRANGA GAME

    Adorei a análise! É interessante ver como o VW Polo GTS se posiciona no mercado. Realmente, ele pode não ser o típico “esportivo” que muitos esperam, mas parece ter seus próprios encantos. A proposta de um equilíbrio entre performance e praticidade é algo que muitos motoristas podem valorizar. Já estou ansioso para ver mais comparativos!

  11. D06

    Ótima análise! Concordo que o VW Polo GTS tem suas qualidades, mas não chega a ser um carro esportivo verdadeiro. A proposta é mais voltada para o dia a dia, e isso pode deixar alguns fãs de performance um pouco decepcionados. Vale a pena explorar outras opções se você busca algo mais radical!

  12. d06

    Ótima análise! Concordo que o VW Polo GTS traz uma proposta mais voltada para o dia a dia do que para um verdadeiro carro esportivo. A mistura de conforto e desempenho é interessante, mas estava esperando um pouco mais de emoção na experiência de dirigir.

  13. jaya slot

    Gostei da análise honesta sobre o VW Polo GTS! É verdade que, apesar de seu design esportivo, faltam algumas características que o colocariam na categoria de verdadeiro carro de performance. O equilíbrio entre conforto e sportividade foi bem destacado.

  14. h89 SLOTS

    Concordo totalmente! O VW Polo GTS pode ter um visual esportivo, mas na prática parece mais voltado para o conforto do dia a dia do que para a emoção da pista. Uma escolha interessante para quem busca estilo e praticidade, mas definitivamente não é um carro para quem sonha em ser piloto!

  15. Tiranga lottery

    Muito interessante a avaliação! Concordo que o VW Polo GTS pode gerar expectativas, mas parece que ele não entrega a experiência esportiva que muitos esperam. Fico curioso para ver como ele se comporta em comparação com outros hatchs. Valeu pelo post!

  16. P999 game

    Ótima análise! Concordo que o VW Polo GTS tem um design atraente e boas características, mas realmente parece que falta aquele toque esportivo que os entusiastas esperam. Seria interessante ver como ele se comporta em situações mais extremas.

  17. tt 789

    Ótima avaliação! Concordo que o VW Polo GTS não é exatamente um carro esportivo no sentido tradicional, mas ele traz uma boa dose de agilidade e diversão para o dia a dia. Interessante ver como ele se destaca em certos aspectos, mesmo não sendo um “piloto” no Super Trunfo. A proposta dele parece ser mais voltada para quem busca um hatch com um toque esportivo sem abrir mão do conforto.

  18. Td777

    Ótima avaliação! É interessante ver como o VW Polo GTS se destaca mais como um hatch esportivo do dia a dia do que um verdadeiro carro de corrida. Concordo que ele tem suas qualidades, mas não chega a ser um super carro. Esperamos que a Volkswagen traga algo mais ousado nas próximas gerações!

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar