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O Honda Civic foi lançado em 1972 como um simpático Hatchback com retrovisores no capô ao melhor estilo japonês. Com legado enorme, conquistou o mundo com algumas variações de carrocerias, a mais popular no Brasil é o sedan de quatro portas. E agora, o Honda Civic é o nosso carro usado do dia.
Existem raras unidades da quarta geração circulando pelo país, todos importados, todos nas mãos de alguns colecionadores. A quinta geração, contudo, foi muito mais presente em nosso mercado, ainda importado, fez frente a sedans consagrados no Brasil da Ford e Chevrolet.
A sexta chegou importada em 1996, mas logo depois, em 1997, marcou o começo da sua produção na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo. E assim foi durante 20 anos no Brasil, produzindo mais de 700 mil unidades e se tornando um objeto de desejo entre os sedãs brasileiros.
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Um bom Honda Civic usado
Em um dos buscadores de carros mais famosos no Brasil, encontramos o Honda Civic ao lado do Toyota Corolla figurando como um dos carros usados mais buscados. Além disso, até hoje é venerado como uma das melhores compras de carros usados que temos no país.
Lembra que já falamos por aqui que todo carro que vende bastante tem um bom mercado de usados? Coloque nessa receita mais um ingrediente: um carro de marca japonesa! Que, por si só, já passa confiabilidade. Contudo, o nome Civic se tornou um sinal de status dentre a classe média brasileira, que sempre comprou o sedan de forma fiel.
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E para fechar quero colocar o meu tempero especial, aquilo que mais me agrada. O Civic sempre teve um visual e dirigibilidade mais jovem que o Corolla. Isso acabou segmentando o carro para um público que prefere um carro com a dirigibilidade mais apurada. E eu não estou falando das versões esportivas do Honda.
Opções para todos os bolsos
O Honda Civic já apareceu no quadro de carros usados do Alma Automotiva algumas vezes, em diferentes gerações, versões e principalmente preços. Um LXL 2010, o consagrado New Civic, revolucionou a categoria com seu design exterior e interior. Como carro usado, um bela opção na casa dos R$ 50 mil.
Testamos também o Civic LXR 2016, a nona geração que chegou depois do sucesso da oitava. Tudo bem que ele contava com algumas polêmicas em seu design e não agradou a todos, mas ainda sim uma opção muito interessante abaixo dos R$ 80 mil. Preço de um Citroën C3 0 km.
Mas aqui vamos focar no Civic EXL 2019 que testamos. Trata-se da décima geração do modelo e última fabricada no Brasil. Ele contou com versões EX, EXL e Sport Automáticas, além de Sport Manual e a topo de linha, Touring com motor 1.5 Turbo e câmbio CVT. A última salta bons R$ 20 mil na Tabela Fipe em comparação com a EXL.

Nota 10 em visual
Eu costumo dizer que o Civic sempre alterna entre uma geração mais conservadora e uma mais arrojada. Se o de oitava geração quebrou paradigmas, o de nona foi mais insosso. Logo, o de décima naturalmente tem um design bem arrojado que envelheceu muito bem. Aliás, nem parece ter 9 anos de projeto.
Ele tem um capô grande, bem pronunciado para frente com as extremidades mais altas, passando bastante arrojo e robustez. Ele fecha em um grande bigode cromado, que exclusivamente nas versões Sport é em preto piano. Esse mesmo bigode forma uma espécie de sobrancelha acima do conjunto óptico, dando a ele uma cara de mau.

E por falar em luzes, a versão EXL tem lâmpadas halógenas, mas conta com projetores nos faróis e luzes de neblina no para-choque dianteiro. Mas são nas lanternas traseiras que a assinatura visual marcou o Civic 10, formando dois C virados um de boca para o outro, dá para identificar de longe que se trata desta geração do modelo.
Visto de lado, o Civic G10 volta aos tempos do New Civic queda muito mais para um cupê do que de um sedan tradicional de três volumes, estando ainda mais na moda atual. Para fechar o visual, temos rodas de aro 17 com pneus 215 / 50, com acabamento diamantado e black piano nas partes internas. Nem parece um carro usado.
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Por Dentro da décima geração
Entrando no Civic de décima geração você não vai sentir que comprou um carro usado fora de moda. O mesmo design arrojado segue lá dentro, mas sem perder a elegância e as linhas fluidas de um sedan de respeito. O painel de instrumentos tem uma tela digital no centro com visual bem harmônico e possibilidade de exibir as informações de sua preferência.
Já o console central tem visual moderno, com freio de mão eletrônico e sistema Brake Hold. A central multimídia é simples como em muitos carros japoneses, mas tem Android Auto e Apple CarPlay. No Civic 10 EXL, o ar condicionado digital é de duas zonas. Para fechar, o visual tem painel flutuante, igual vimos pela primeira vez no Honda HR-V.

A versão EXL tem bancos em couro de série, bons revestimentos, com material macio ao toque nas portas dianteiras e traseiras. O acabamento do teto é no material escuro, ressaltando uma proposta de um visual mais esportivo, o grande pecado fica pela falta de uma saída de ar para quem vai no banco traseiro.
Na medida certa
Os carros tendem a crescer ao passar das gerações, e não foi diferente com o Civic. A décima geração tem tamanho de Accord antigo. Ao todo, são 4,63 m de comprimento, 1,79 m de largura e ótimo entre-eixos de 2,70 m . Para quem gosta de dinâmica ao volante, 1,43 metros de altura. São apenas 1.291 kg de peso, nada mal para um sedan deste tamanho.

Todo esse tamanho ajudou a resultar em um bom porta-malas, são 519 litros, porém a modernidade trouxe também o estepe temporário, 128/80 R16. Lembra do bom entre-eixos? Isso deu a ele um excelente espaço interno para quem vai no banco de trás, outro ponto que lembra mais um Accord do que as gerações anteriores do Civic.
Outra coisa na medida certa é o motor. Não impressiona, mas não falta em momento algum. O R20Z1 gera 155 cv no etanol e 150 cv na gasolina. Já o torque, varia de 19,3 kgfm a 19,5 kgfm. Atrelado a um câmbio CVT que simula 7 marchas, o Civic leva 10,9 segundos para chegar aos 100 km/h. Se você quiser baixar esse número, vai ter que pagar pela versão Touring.
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Os dados de consumo não são ruins, tanto que ele pode passar dos 10 km/L na cidade e 13 km/L na estrada, utilizando gasolina. Esse motor nunca foi muito chegado no etanol, onde na estrada não passa dos 9 km/L. Outro medida boa são os 56 litros de tanque, capacidade ideal para pegar estrada com a família e não passar aperto.
O Civic EXL 2019 tem também um pacote na medida certa quando o assunto é segurança, são seis airbags, além de colecionar boas notas nos testes de colisões realizados.

Para quem gosta de dirigir
Não tem Honda ruim de dirigir, por mais generalistas e sem pretensões esportivas que o modelo seja. Se for um Honda, sempre será um carro gostoso de andar, com uma pitada a mais de percepção ao volante. E o Civic sempre teve isso de sobra, com mais diversão ao volante do que muito carro usado que se considera esportivo por aí.
A começar pela ótima ergonomia, com ajustes generosos de bancos, volante, cinto de segurança; Já a posição de dirigir mais próxima ao solo, oposto dos tão sonhados SUVs de hoje em dia, é ideal para quem curte sentir o carro.

O motor dá conta do recado, enquanto a dinâmica de suspensão é ao melhor estilo japonês. Ele é mais firme para entrar bem nas manobras mais rápidas, tem sistema independente McPherson na frente e Independente multibraço na traseira. Como resultado, assenta muito bem a traseira nas curvas.
O sistema de freio é responsivo, com disco nas quatro rodas e todo o sistema de segurança, ABS e EBD. Já a velocidade máxima fica na casa dos 195 km/h. Por fim, a direção é bem direta como todos os Civic. Ela aponta de forma rápida e precisa.
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Nota 10 para o Bolso?
Em uma busca rápida pela internet encontramos uma vasta oferta de peças para o carro usado mais desejado do Brasil. Um kit de troca de óleo e filtros custa na casa dos R$ 800 com peças originais, com peças de marcas conhecidas fica na casa dos R$ 400.
Um Kit de pastilhas e discos de freios dianteiros de marca boa fica na casa dos R$ 1.000, enquanto um kit completo de amortecedores dianteiros e traseiros fica na casa dos R$ 3.000. Os pneus não são baratos como dos carros populares, mas também não são caros como os pneus dos SUVs. Um jogo de quatro unidades flutua entre R$ 1.800 e R$ 2.700, dependendo da marca e modelo da sua preferência.
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Na hora de comprar
A Fipe do Civic EXL 2017 na data desta matéria é de R$ 102.867,00. Enquanto a versão Touring do mesmo ano é de R$ 118.154,00. Mas se você quer um carro com baixa quilometragem vai ter que desembolsar um pouco mais.
Encontramos unidades do EXL 2017 entre 40 mil e 50 mil km rodados, pedindo entre R$ 110.000 e R$ 125.000. Mas se quiser o motor turbo, vai encontrar unidades do Touring beirando os R$ 145.000 com menos de 50 mil km rodados.
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Conclusão
Se você quer gosta de dirigir e quer fugir da mesmice dos SUVs compactos e médios que estão invadindo as ruas, o Civic de décima geração pode ser uma opção interessante de carro usado. Com boa oferta de unidades com baixa quilometragem e preços na casa de um T-Cross de entrada, ele oferece muito conforto e duas opções de motores.
Na prática, você tem uma para quem quer gastar menos e outra para quem quer potência mas está com o bolso um pouco mais folgado. Gostou desse carro usado? Tem matéria completa no YouTube do Alma Automotiva, deste dos outros dois anos de versões de Civic citados por aqui! Deixa aqui nos comentários que outro usado querem ver por aqui!