A invasão chinesa na Europa já é uma realidade. Com BYD e GWM já atuando no Velho Continente com relativa força, a próxima a entrar neste disputado e exigente mercado é a Chery. Só que, a estratégia da marca controlada pela CAOA Chery no Brasil será bastante semelhante à da GWM por aqui. Tanto que já comprou a antiga fábrica da Nissan.
No Brasil, a GWM iniciou suas atividades comprando a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis antes mesmo de vender seus carros. Hoje a marca conta com os importados Haval H6 (em três variantes) e promete produzir as caminhonetes da linha Poer e SUVs da Tank localmente.
A Chery se espalhou nessa estratégia para a Europa. A marca já começou a comercializar o SUV cupê Omoda C5 por lá e, para solidificar sua presença local, comprou a antiga fábrica da Nissan. A montadora japonesa havia fechado sua planta na zona franca de Barcelona em 2020, demitindo 2.500 funcionários.
![Omoda C5 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/omoda_c5_edited-750x450.jpg)
Investimento pesado
Em um acordo de 300 milhões de Euros (R$ 1,65 bilhão), a Chery comprou a fábrica e prometeu recontratar ao menos 600 funcionários dos 2.500 demitidos pela Nissan com o fechamento da fábrica. A planta de 500 mil metros quadrados voltará a funcionar a partir de 2025 e promete produzir 100 mil carros elétricos por ano.
A Chery ainda não anunciou quais carros serão produzidos na Europa, mas já adiantou que todos eles serão totalmente elétricos. Aqui no Brasil, a GWM produzirá somente modelos eletrificados (ou seja, híbridos ou elétricos). Isso revela o quanto as marcas chinesas já pensam no futuro, mesmo em países que estão apenas engatinhando.
![Omoda S5 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/omoda_s5_16_edited-750x450.jpg)
Doutor Chery
Vale lembrar que hoje alguns carros da Chery são vendidos na Itália pela DR, que também comercializa carros da JAC. Não é certo se o acordo entre DR e Chery será rompido a partir do momento em que a marca chinesa chegar oficialmente ao mercado italiano. A produção na Espanha visa, justamente, invadir toda Europa com carros elétricos.
![DR FR35 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/dr_833_edited-750x450.jpg)
>>CAOA assumirá operação da Exeed no Brasil junto da Chery
>>Jetour T-3: o SUV elétrico da Chery de 1.300 cv e portas invertidas
>>GWM anuncia caminhonete híbrida flex feita no Brasil


