Em um passado não muito distante, marcas chinesas, sul-coreanas e até russas costumavam copiar carros de fabricantes estabelecidas, especialmente de japonesas. Mas já imaginou uma situação no qual a Honda copiaria a Lada? Mas isso aconteceu nos anos 1990, de acordo com documentos russos. Especificamente o Honda HR-V é uma cópia do Lada Niva.
E calma, não estamos falando do clássico Lada Niva e do Honda HR-V que os brasileiros conheceram, este da segunda geração. Mas sim do obscuro e inusitado HR-V de primeira geração, vendido só no Japão e Europa de 1999 a 2006. Mas como a Honda copiou a Lada? Tudo foi por conta de uma reunião.
Em 1987, a Lada começou estudos para produzir uma segunda geração do clássico Niva, internamente chamado de VAZ-2123. A marca pensou em um SUV com os mesmos atributos do modelo original, mas sem nenhuma referência de estilo a ele, afinal, o design retrô não era moda. Foram desenvolvidas três propostas por três designers diferentes: A. Belyakov, V. Stepanov e V. Semushkin.
![Projeto Lada 2123 [A Chama do Pensamento Elevado", Livro III, grupo literário liderado por G. Maslov, Tolyatti, 2008, gráfica DIS da AVTOVAZ OJSC]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/VAZ2123-100_4.webp)
Dentre todas as propostas, a de A. Belyakov foi a aceita, onde foi apresentado um SUV quadrado, parrudo, com enorme área envidraçada e uma surpreendente flexibilidade de carrocerias. A proposta previa um modelo quatro portas, um duas portas, picape, van e até a possibilidade de usar a traseira de maneira modular para encaixar outras carrocerias.
Só que, na mesma época, uma delegação da Honda visitou as fábricas da Lada. A ideia era criar uma sinergia entre as duas marcas, mas o projeto não andou. Coincidentemente, ou não, essa delegação viu os esboços do novo Niva / VAZ-2123. Entretanto, o visual original, no final das contas, foi reprovado em julho de 1990.



Honda Niva
Com o projeto do Lada Niva descartado, o caminho para a Honda ficou livre, que usou parte do visual para o HR-V de primeira geração. E, repare, nenhuma linha do modelo era coerente com o que a marca japonesa fazia na época. Ele tinha carroceria muito alta, com vidros bem altos e frente mais quadrada, amenizada pelos faróis redondos.
As lanternas na coluna, originalmente pensadas pela Lada, serviram como uma luva para a Honda, onde esse recurso já era visto no CR-V. Até mesmo o desenho com linha contínua dos vidros foi aproveitado. o livro “A Chama do Pensamento Elevado”, de G. Maslov, publicado em 2008, é que expõe toda a coincidência entre Honda HR-V e Lada Niva.
![Honda HR-V [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/honda_hr-v_3-door_16_edited-1200x719.jpg)
Mas e depois?
Um novo projeto foi desenvolvido, agora encabeçado por V. Domansky, mas que novamente foi rejeitado por não parecer robusto o suficiente. O visual final só foi aprovado em 1994 e feito pelo designer V. Semushkin. O modelo, que só foi lançado em 1998, teve uma reviravolta gigantesca em sua vida.
Ele foi vendido para a General Motors em 2002, que o relançou como Chevrolet Niva, tirando da Lada o nome original do SUV clássico, que foi renomeado de Lada 4X4. Ele permaneceu como um Chevrolet até 2019, quando a GM Rússia fechou e ele voltou a ser vendido pela Lada, agora como Niva Travel. Um visual novo também foi aplicado.

Você já conhecia essa história da Honda copiando o Lada Niva? Conte nos comentários.
![Lada Niva e Honda HR-V [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/07/honda-hr-v-lada-niva-1320x792.webp)

