Os carros precisam além do motor, ter um sistema de transmissão bem competente. Afinal de contas, é toda essa parte quem faz o motor trabalhar em diversas rotações. Mas, existem aqueles câmbios que são conhecidos no mercado por uma particularidade, pelo sistema tecnológico avançado ou por serem temidos por especialistas na área automotiva.
O intuito dessa lista é mostrar que nem sempre tanta tecnologia pode dar certo, tanto é que essas transmissões não são muito bem vistas e nem recomendadas. É bom frisar que cada pessoa passa por experiências diferentes ao conduzir um modelo e existem donos que amam esses câmbios.
AL4 – Peugeot e Citroën

Antigamente, os carros produzidos pela PSA, usavam essa transmissão. Com apenas quatro marchas, uma das penalidades dele era o consumo de combustível. Trancos durante as trocas das marchas, não engate da marcha correta e mais problemas foram bastante comuns. Agora, grande parte dos Peugeot e Citroën contam com um câmbio automático do tipo CVT, emprestado pelo grupo Stellantis
Powershift – Ford

Esse é um dos câmbios com grande nível de reclamação e é um dos mais temidos no mercado automotivo. É bom deixar claro que ele não é automático e sim automatizado de dupla embreagem a seco. Um dos problemas mais citados por donos era a trepidação na hora da troca das marchas. Depois de muitas reclamações, a Ford abandonou o sistema e aderiu à transmissão automática de fato.
Dualogic/ GSR – Fiat

A Fiat já teve câmbios automatizados ao invés dos automáticos de fato. O Dualogic tem fã clube e donos que possuem modelos com alta quilometragem e quase sem problema. Os trancos em alguns momentos são mais relatados por donos. Em 2018, a montadora italiana fez melhorias, abandonou a alavanca e aderiu ao sistema de botões. O conjunto foi rebatizado para GSR, viveu até 2020 no sedã compacto Cronos.
Easy’R – Renault

Outra fabricante que insistiu muito tempo nos câmbios automatizados e temidos foi a Renault. Os compactos Logan e Sandero ganharam esse conjunto de transmissão em meados de 2014. Imprecisão e trancos são os problemas mais relatados por quem já teve um modelo com este câmbio. Já em 2019, após muitas reclamações, a Renault aderiu ao câmbio automático do tipo CVT.
I-Motion – Volkswagen
![Câmbio I-Motion [divulgação~]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/10/cambio-i-motion_edited-1200x720.jpg)
Era uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, então o motorista não utilizava o pedal da esquerda. Os trancos são as reclamações mais frequentes de quem utiliza um carro da Volkswagen com esta transmissão. Por sorte, hoje nenhum carro conta mais com este câmbio e a montadora alemã aderiu ao câmbio automático de 6 velocidades em diversos modelos, como no hatch Polo.
Você já teve um carro com algum desses câmbios? Como foi sua experiência? Conte nos comentários
![Câmbio GSR [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/fiat_cronos_drive_74_edited-1200x720.jpg)


Tenho dois carros equipados com algum desses câmbios: 1)AL4: minha Peugeot 207SW 2009 automática está com pouco mais de 115.000 km (está na família desde nova) e, sim, já tivemos problemas no AL4 mas atualmente ele está funcionando perfeitamente e não dá tantos trancos; 2) Dualogic: temos um Fiat 500 Cult 1.4 Dualogic 2015 e confesso que o câmbio não é tão ruim quanto esperava pelo tanto de relatos que já li pela internet. Depois que se pega o jeito e se anda na rotação certa ele quase não dá tranco na cidade (pára e anda). Na estrada é bem tranquilo e dificilmente se sente indecisão e/ou tranco.
Tive um grand siena dualogic por 5 anos, e não tenho nenhuma reclamação, nunca tive problema, acredito que seja mais um mito do que uma realidade.
Estaremos em 2050 e veremos a mesma matéria…
Engraçado, tive carros com câmbio AL4 e nunca me deu problema! Só fiz troca de óleo, e HOJE é muito barato fazer manutenção nele, com 2,5mil reais você quase revisa o câmbio inteiro, se for trocar só o óleo e filtro por 1mil você faz.
Diferente desses CVTs novos que só a troca de óleo e filtro já dá 2mil
Engraçado que a matéria não comenta dos câmbios VW DSGs ques vem nos Golfs e Jettas que dá pau na mecatrônica e custa 15mil para arrumar!!!!
Matéria de IA nunca usou algum destes modelos
Boa noite… concordo plenamente..
Visão presa ao passado… o Al4 teve aprimoramentos significativos…. funcionava muito bem na Renault… bom consumo..
E qtde de marchas não é sinomimo de economia.
A midia local tem medo de falar de marcas japonesas e coreanas…
Nao é medo…é patrocínio.
Boa noite… materia carregada de preconceito..
A midia local não é imparcial, é vinculada a casos superados…
Nao é preconceito e patrocínio.
Tenho Palio Sporting 1.6 Dualogic modelo 2013 comprado em agosto 2012, com 93 mil km sem problemas. Tem as alavancas para mudar as marchas junto ao volante, um prazer para quem gosta e sabe dirigir.
Agora a Renault adere ao câmbio automatizado de dupla embragem no novo Kardiam…será que desta vez vai funcionar?
Muito me espanta não comentarem do easytronic da chevrolet.
Acho que o Powershift realmente tem problemas que fazem o câmbio aquecer e “travar”. Mas acho que o brasileiro não entendeu o sentido dos automatizados. Foi feito para vc ter o conforto de não ficar trocando de marchas. Ele dá o tranco como uma transmissão manual, não foi feito para ser um automático de fato. A vantagem de um Dualogic, por exemplo, é que a manutenção sai muito mais barata que um automático de fato.
A Ford foi julgada e condenada, sabia que o câmbio powershift tinha vários problemas e mesmo assim colocou no mercado. Mas no seu achismo a culpa e dos brasileiros que não entenderam o câmbio automatizado 🤷🏿♀️. Aí aí !!
Oxe …. O título da matéria, 5 câmbios não 6 câmbio, sem contar que o easytronic não dar tanta dor de cabeça comparado aos outros câmbios.
O DQ200 que equipa alguns modelos da Audi, que são robotizados e embreagem a seco, também não é um câmbio excelente, barulhenta, da para ouvir as engrenagens, troca de embreagem em mecânica específica com mão de obra bem cara. Eu prefiro os câmbios banhados no óleo, acho mais confiáveis e suaves.
A Powershift era tão boa que foi descontinuada no mundo todo
Que matéria repetitiva, já estamos cansados de saber sobre os mesmos câmbios de sempre. Vocês conseguem ser mais que isso Auto+