Muitas pessoas escolhem um carro acreditando que está levando um conjunto mecânico único, ainda mais quando o modelo custa caro. Mas a verdade é que várias marcas, por questão de economia ou estratégia, usam o mesmo motor em modelos de categorias e preços completamente diferentes.
E nem sempre isso está tão claro para o consumidor. Vamos conhecer carros caros que usam o mesmo motor de modelos mais baratos e que mostram que, no fim das contas, tem muito de carro premium.
1. Porsche Macan 2.0 e Volkswagen Golf GTI / Jetta GLI
![Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Porsche-Macan-1_edited-1-1200x720.jpg)
O Porsche Macan é um carro caro desde as versões de entrada – 2.0 (sem nome) e T, que custam a partir de R$ 500 mil e R$ 550 mil, respectivamente, usam o mesmo motor 2.0 turbo EA888 que equipou e vai equipar o Golf GTI e o Jetta GLI — dois carros da Volkswagen.
Esse motor tem injeção direta, turbo e entrega entre 230 e 265 cv, dependendo da calibração. Mas o câmbio é o famoso PDK, exclusivo para a linha Porsche. Aliás, além do Macan, o EA888 equipa outros modelos do grupo, como o Audi A3, A5, com codinome 2.0 TFSI, além do Q3.
2. Mercedes-Benz CLA, GLA e GLB e Renault Duster 1.3 Turbo

O motor 1.3 turbo de 163 cv que equipa os Mercedes CLA, GLA e GLB são outros exemplos de carro caro que é bem similar ao que está no Renault Duster. A explicação é que esse propulsor foi desenvolvido em parceria entre Daimler e a aliança Renault-Nissan. Porém eles têm código diferente, até porque um é somente a gasolina e outro flex. Na Europa, o 1.3 é usado em versões de 115 cv até 160 cv.
Mini Cooper / BMW Série 1 e Citroën C4 Cactus 1.6 THP / Peugeot 2008
![Mini Cooper Roadster [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/mini_cooper_s_roadster_mt_78_edited.jpg)
O motor 1.6 THP foi desenvolvido em parceria entre o grupo PSA no início de 2004 e começou a ser usado em modelos de ambas as marcas. Esse motor vem do desenvolvimento da família Prince, que incluía o motor 1.6 THP
A BMW utilizou essa motorização, por exemplo, no Mini Cooper S e o BMW Série 1 lá atrás. A BMW deixou de usar esses motores em 2007, mas a Citroën e a Peugeot continuaram, principalmente no Brasil, onde foi um sucesso, como Citroën C4 Cactus 1.6 THP e a geração antiga do Peugeot 2008.
4. Fiat Stilo 1.8 8v e Chevrolet Corsa 1.8
![Fiat Stilo [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/fiat_stilo_sporting_35_edited-1200x719.jpg)
Essa é uma lembrança nostálgica dos anos 2000. O Fiat Stilo, um hatch médiona época era um carro caro e com proposta mais refinada, usava o mesmo motor 1.8 8 válvulas Família I que equipava o Chevrolet Corsa. Esse motor era fornecido pela GM e entregava 105 cv no Corsa e 122 no Stilo.
5. Audi TFSI e Volkswagen 1.4 TSI (EA211)

Audi Q3[João Brigato/Auto+]
Por último, talvez o mais conhecido da lista, é a linha Audi com o motor TFSI e os Volkswagen com o motor 1.4 TSI. É um quatro-cilindros turbo com injeção direta, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Mesmo sendo da mesma família Volkswagen, os preços são bem diferentes e a manutenção também é de carro caro. Eles equiparam A3, A4, Q3, Jetta, Golf, e atualmente, T-Cross, Virtus e o Nivus na versão GTS.
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Outros que também usam a mesma mecânica:
Fiat Stilo 1.8 16v e Chevrolet Meriva 1.8 16v
Toyota Corolla 1.8 e Lotus Elise 1.8
As montadoras e fabricantes de carro fazem todos os consumidores de OTARIOS pricipalmente no Brasil
Isso mesmo, aqui principalmente porque este consumidor adora ser otário
Voce paga para andar de Mercedez e anda de Renault
Outra adição interessante é o motor 1.0 TSI, que é usado na linha de SUVs da VW (chegando em carros acima de 150 mil) e no pequenino up, que pode ser adquirido por menos de 50 mil com esse mesmo motor (usado, é claro).