Home » Curiosidades » 5 carros caros que usam o mesmo motor de modelos mais baratos (e você talvez nem sabia)

Curiosidades

Parecidos, mas diferentes

5 carros caros que usam o mesmo motor de modelos mais baratos (e você talvez nem sabia)

Pagar mais nem sempre significa ter um motor exclusivo; conheça quais carros mais caros compartilham o mesmo motor com modelos bem mais acessíveis no Brasil

3 min de leitura

Muitas pessoas escolhem um carro acreditando que está levando um conjunto mecânico único, ainda mais quando o modelo custa caro. Mas a verdade é que várias marcas, por questão de economia ou estratégia, usam o mesmo motor em modelos de categorias e preços completamente diferentes.

E nem sempre isso está tão claro para o consumidor. Vamos conhecer carros caros que usam o mesmo motor de modelos mais baratos e que mostram que, no fim das contas, tem muito de carro premium.

1. Porsche Macan 2.0 e Volkswagen Golf GTI / Jetta GLI

Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan [Auto+ / João Brigato]

O Porsche Macan é um carro caro desde as versões de entrada – 2.0 (sem nome) e T, que custam a partir de R$ 500 mil e R$ 550 mil, respectivamente, usam o mesmo motor 2.0 turbo EA888 que equipou e vai equipar o Golf GTI e o Jetta GLI — dois carros da Volkswagen. 

Esse motor tem injeção direta, turbo e entrega entre 230 e 265 cv, dependendo da calibração. Mas o câmbio é o famoso PDK, exclusivo para a linha Porsche. Aliás, além do Macan, o EA888 equipa outros modelos do grupo, como o Audi A3, A5, com codinome 2.0 TFSI, além do Q3. 

2. Mercedes-Benz CLA, GLA e GLB e Renault Duster 1.3 Turbo

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line branco com a roda virada com plantas ao fundo
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line [Auto+ /Rafael Dea]

O motor 1.3 turbo de 163 cv que equipa os Mercedes CLA, GLA e GLB são outros exemplos de carro caro que é bem similar ao que está no Renault Duster. A explicação é que esse propulsor foi desenvolvido em parceria entre Daimler e a aliança Renault-Nissan. Porém eles têm código diferente, até porque um é somente a gasolina e outro flex. Na Europa, o 1.3 é usado em versões de 115 cv até 160 cv.  

Mini Cooper / BMW Série 1 e Citroën C4 Cactus 1.6 THP / Peugeot 2008

Mini Cooper Roadster [divulgação]
Mini Cooper Roadster [divulgação]

O motor 1.6 THP foi desenvolvido em parceria entre o grupo PSA no início de 2004 e começou a ser usado em modelos de ambas as marcas. Esse motor vem do desenvolvimento da família Prince, que incluía o motor 1.6 THP

A BMW utilizou essa motorização, por exemplo, no Mini Cooper S e o BMW Série 1 lá atrás. A BMW deixou de usar esses motores em 2007, mas a Citroën e a Peugeot continuaram, principalmente no Brasil, onde foi um sucesso, como Citroën C4 Cactus 1.6 THP e a geração antiga do Peugeot 2008. 

4. Fiat Stilo 1.8 8v e Chevrolet Corsa 1.8

Fiat Stilo [divulgação]
Fiat Stilo [divulgação]

Essa é uma lembrança nostálgica dos anos 2000. O Fiat Stilo, um hatch médiona época era um carro caro e com proposta mais refinada, usava o mesmo motor 1.8 8 válvulas Família I que equipava o Chevrolet Corsa. Esse motor era fornecido pela GM e entregava 105 cv no Corsa e 122 no Stilo.

5. Audi TFSI e Volkswagen 1.4 TSI (EA211)

Audi Q3[João Brigato/Auto+]

Por último, talvez o mais conhecido da lista, é a linha Audi com o motor TFSI e os Volkswagen com o motor 1.4 TSI. É um quatro-cilindros turbo com injeção direta, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Mesmo sendo da mesma família Volkswagen, os preços são bem diferentes e a manutenção também é de carro caro. Eles equiparam A3, A4, Q3, Jetta, Golf, e atualmente, T-Cross, Virtus e o Nivus na versão GTS.

Você conhecia ou possui algum carro da lista? Deixe nos comentários!


YouTube video

5 comentários em “5 carros caros que usam o mesmo motor de modelos mais baratos (e você talvez nem sabia)”

  1. Pedro Estevão

    Outros que também usam a mesma mecânica:
    Fiat Stilo 1.8 16v e Chevrolet Meriva 1.8 16v
    Toyota Corolla 1.8 e Lotus Elise 1.8

  2. MARCILIO COELHO E SILVA

    As montadoras e fabricantes de carro fazem todos os consumidores de OTARIOS pricipalmente no Brasil

    • Alessandro

      Isso mesmo, aqui principalmente porque este consumidor adora ser otário

  3. Jessica Bondesan

    Voce paga para andar de Mercedez e anda de Renault

  4. Flávio

    Outra adição interessante é o motor 1.0 TSI, que é usado na linha de SUVs da VW (chegando em carros acima de 150 mil) e no pequenino up, que pode ser adquirido por menos de 50 mil com esse mesmo motor (usado, é claro).

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar