
Na última Pergunta da Semana provocamos os nossos leitores a responder uma pergunta um tanto quanto polêmica: quais carros chineses eles comprariam. Como de costume, cada jornalista da nossa redação também respondeu à pergunta para inspirar nossos leitores e as escolhas foram as seguintes: Caoa Chery Tiggo 8, GWM Ora, BYD King e Dolphin GS.
Vale frisar o quanto os carros chineses evoluíram nos últimos anos e não estamos falando só de aparência, mas também de conforto, qualidade dos materiais, motorização e até segurança e isso tem se refletido nitidamente nas vendas de carros chineses no mundo todo e na preocupação das fabricantes de outros países. Agora sim, vamos as respostas dos nossos leitores.
1. Zeekr X

O Zeekr X é um dos carros chineses que os nossos leitores comprariam e decidimos começar esta lista com ele, pois há várias curiosidades ao seu respeito que merecem ser conhecidas. Você sabia que o Zeekr X foi considerado o carro mais seguro do mundo em 2024 pelo programa Euro NCAP? Isso mesmo, superando modelos como Volvo EX30 e Porsche Macan EV.
Além disso, você precisa saber que a Zeekr e a Volvo pertencem ao mesmo grupo. Estamos da gigante chinesa Geely. Sendo assim, antes de criticar esse modelo chinês X e elogiar o sueco EX30, saiba que eles compartilham vários componentes como a plataforma, baterias de 800 volts e têm quase o mesmo desempenho. Confira as principais semelhanças e diferenças entre o Zeekr X e o Volvo EX30 aqui.
2. Caoa Chery Tiggo 7 Pro

O novo Caoa Chery Tiggo 7 Pro seguiu os passos do irmão maior Tiggo 8 e aderiu aos itens que fazem tanto sucesso com o público brasileiro. O Tiggo 7 Pro pegou emprestado desde elementos visuais até motor e câmbio usados no irmão e tem se tornado a escolha de quem já tinha uma predileção pelo Tiggo 8, mas não queria um carro tão grande.
3. GWM Haval H6

Já era esperado que o GWM Haval H6 figurasse entre os carros chineses que nossos leitores comprariam. Afinal, seu porte avantajado, acabamentos de qualidade e motorização híbrida potente desde a versão de entrada fazem com que apesar do seu valor alto para o padrão da maioria dos brasileiros, o preço seja atraente se comparado ao que é oferecido por outras marcas.
Além disso, a GWM tem conquistado a confiança do nosso mercado devido as suas estratégias bem acertadas e produtos bem planejados que atendem as necessidades do público brasileiro, além de atrair aqueles que querem um híbrido sofisticado por um preço mais competitivo.
4. BYD Seal

O Seal foi o terceiro carro mais vendido da BYD no Brasil em 2024. Esse sedan elétrico tem ganhado o público brasileiro devido ao seu visual moderno, interior sofisticado cheio de mimos, motorização potente (530 cv) e preço agressivo (menos de R$ 300.000). Com todos esses predicados e por este valor ele emplacou 3.528 unidades ano passado.
5. BYD Dolphin GS

Apesar do BYD Dolphin GS ser uma das escolhas nossa redação na última Pergunta da Semana, não poderíamos de citá-lo novamente como um dos carros chineses que compraríamos já que foi uma das principais escolhas dos nossos leitores.
Ele que foi o segundo carro elétrico mais vendido no Brasil em 2024, se destaca por ter um bom desempenho para o dia a dia na cidade, alcance de 300 km se você souber dosar o pé e um interior de respeito. Um elétrico de R$ 160.000 realmente honesto. Contamos todas as qualidade e defeitos que você precisa saber do BYD Dolphin GS aqui.
Qual desses cinco carros chineses você compraria? Conte para nós nos comentários.