Encontrar um carro com porta-malas generoso e preço acessível se tornou uma tarefa cada vez mais difícil no Brasil. Com os preços dos veículos novos subindo cada dia mais, muitos carros compactos oferecem espaço limitado para bagagens. Mas ainda existem opções no mercado brasileiro que entregam mais de 500 litros de capacidade de carga por menos de R$ 150 mil.
A medição utilizada pelas fabricantes para determinar o volume do porta-malas é o padrão VDA, sigla para Verband der Automobilindustrie (Associação Alemã da Indústria Automotiva). Nela, o espaço interno é preenchido com blocos cúbicos de 1 litro cada, o que dá um número mais realista do que aquele em litros líquidos (com água, por exemplo), que pode preencher espaços inúteis.
1 Caoa Chery Tiggo 7 Sport – 525 litros
![CAOA Chery Tiggo 7 Sport cinza parado em fundo branco [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/chery_tiggo_7_691_edited-1320x791.jpg)
O Tiggo 7 Sport é um SUV médio produzido em Anápolis (GO) que oferece um dos maiores porta-malas da categoria. São 525 litros no padrão VDA. O modelo custa atualmente R$ 139.990 e vem equipado com motor 1.5 turbo flex de 147/150 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque, atrelado ao câmbio CVT simulando 9 marchas.
Além disso, o modelo traz um bom nível de equipamentos, incluindo central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, piloto automático, luzes ambiente, ar-condicionado digital, painel de instrumento digital, entre outros. Com 2,67 metros de entre-eixos e 4,50 metros de comprimento, o Tiggo 7 é o SUV mais espaçoso da sua faixa de preço.
2 Fiat Fastback – 516 litros

Apesar do visual de cupê, o Fiat Fastback possui um ótimo espaço do porta-malas, com 516 litros, bem aproveitados graças ao caimento suave da traseira. Lançado em 2022, ele é derivado da plataforma do Pulse, mas com mais comprimento e entre-eixos, o que favorece tanto o espaço traseiro quanto o bagageiro.
O modelo parte de R$ 119.990 na versão com motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio CVT que simula sete velocidades. Há ainda as configurações 1.3 turbo de 176 cv, mas que já ultrapassam a faixa dos R$ 150 mil. De série, o Fastback traz central multimídia com conectividade sem fio, ar-condicionado digital, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.
3. Fiat Cronos – 525 litros

Entre os sedãs compactos, o Fiat Cronos é o que se destaca com o maior porta-malas entre os rivais com belíssimos 525 litros de capacidade. O Sedã, que recebeu um facelift em abril, possui versões que vão de R$ 103.490 (Drive 1.0) até R$ 119.990 (Precision 1.3 AT).
Atualmente, ele é vendido com motor Firefly 1.0 aspirado de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas, ou o 1.3 aspirado de 98/107 cv e 13,1/13,6 kgfm de torque com câmbio do tipo CVT que simula sete velocidades. Seu entre-eixos é de 2,52 metros.
4. Volkswagen Virtus – 521 litros (VDA)

Outro sedã compacto, com ótimo espaço de porta-malas é o Volkswagen Virtus que disputa com o Cronos no segmento. São 521 litros de capacidade. Após sua reestilização em 2023, o modelo ganhou nova dianteira, mais tecnologia e refinamento. A versão Sense inicia-se em R$ 108.990 e, abaixo dos R$ 150 mil, aparece até a configuração Comfortline, de R$ 141.990.
O motor do Virtus é o já conhecido 1.0 170 TSI (turbo-flex) de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades. Já seu entre-eixos, se destaca por ser maior do que o Virtus (2,65 m) e quase de um Toyota Corolla (2,70 m), que é um sedã médio.
5 Honda City Sedã – 519 litros

Fechando a lista, o Honda City sedã entrega 519 litros de porta-malas. Produzido em Itirapina (SP), o modelo traz motor 1.5 aspirado flex de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm, com câmbio CVT em todas as versões. Seu grande aliado é o bom consumo de combustível, que faz 9,3/12,8 km/l na cidade e 10,4/15,4 km/l na estrada, com etanol e gasolina respectivamente, segundo o Inmetro.
Seu preço, na versão de entrada, LX, parte de R$ 117.500 e chega aos R$ 149.200 na configuração topo de linha Touring. Seu entre-eixos é 2,60 metros. O City traz seis airbags, volante multifuncional com assistência elétrica, piloto automático, central multimídia com conexão sem fio para celular, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, entre outros equipamentos.
Já teve algum desses modelos? Conta para a gente nos comentários!



