Uma prática comum que as montadoras fazem com seus carros é oferecer um portfólio repleto de versões diferentes e as esportivas se encaixam aqui. Elas são criadas para incrementar as vendas dos modelos e atrair principalmente uma parcela do público que preza pelo desempenho chamativo.
Seja apenas para desfilar pelas ruas ou até mesmo para modificar de acordo com seu gosto, o importante é que alguns carros esportivos foram bastante marcantes para os brasileiros. A lista de hoje é para ativar sua nostalgia e ver quem já arrancou muitos sorrisos.
Honda Civic Si
![Honda Civic Si [@almaautomotiva / Auto+]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Honda-Civic-Si-10_edited-1200x720.jpg)
O New Civic já chegou na década de 2000 fazendo algazarra e a versão Si fez três vezes mais. Essa versão foi a única produzida por aqui do sedã médio. Trazia motor 2.0 aspirado de 192 cv e 19,2 kgfm de torque. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Hoje você encontra unidades espalhadas pelo Brasil e maioria já passou por pelo menos uma modificação.
Renault Sandero RS
![Renault Sandero RS [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/renault_sandero_r.s._79-1320x792.jpeg)
Se você gosta de carros hatches com pegada bem apimentada, certamente conhece o Sandero RS. Seu destaque mesmo era trazer o propulsor 2.0 aspirado da minivan Scénic de 150 cv. Visual exclusivo, mudanças na suspensão e chassi, e outros fatores eram destaques. Conforme o Carros na Web, ele precisava de oito segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima era de 202 km/h.
Volkswagen Gol “Bolinha” GTI

Um dos carros mais vendidos do Brasil era o Gol. Aliás, ele ainda faz muito sucesso no mercado de usados, ainda mais nas versões esportivas. Aqui, a geração “Bolinha” tinha o GTI como topo da gama. Segundo o Notícias Automotivas, ele também tinha motor 2.0 de 16 válvulas. Seu visual era chamativo perto dos outros. 141 cv, 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 206 km/h eram seus charmes.
Fiat Punto T-Jet

A Fiat é uma das marcas que sempre gostou de se aventurar pelos carros esportivos, tanto é que vários modelos seus ganharam uma versão apimentada e o Punto foi um deles. Seus brilhos principais eram ter o visual com adesivos especiais e ter o motor 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgfm de torque. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e 203 km/h eram um bônus bem animado.
Mitsubishi Lancer Evolution
![Mitsubishi Lancer Evolution [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/mitsubishi_lancer_evolution_x_final_edition_58_edited-1200x721.jpg)
Os sedãs não costumam ser tão animados assim, afinal de contas são carros voltados para as famílias maiores. Mas, o Lancer Evolution mandou tudo para o espaço. O apimentado sedã japonês tinha um motor 2.0, que nesta versão entregava 340 cv e 48 kgfm. Conforme o iCarros, a velocidade máxima era de 242 km/h e o 0 a 100 km/h era cumprido em 6,3 segundos.
Qual desses carros esportivos você pôde conhecer de perto? Tem alguma história com eles? Conte nos comentários
![Honda Civic Si [@almaautomotiva / Auto+]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Honda-Civic-Si-9_edited-1200x721.jpg)


Poxa, esqueceram os dois melhores esportivos! Marea 2.0 Turbo e Golf Gti.
Sério, cadê o golf GTI e o marea turbo? Tão de brincadeira??? O gol GTI bolinha nem é tão desejado assim. Muita gente nem lembra dele, Punto t-jet muitos nem o consideram… Que listinha fajuta!
O único que e nacional dessa lista e o Gol o resto e tudo gringo.
Ate os modelos que o pessoal está citando aqui nos comentários também são lá de fora
Essas listas do Auto+ são sempre uma piada.
Lancer evolution nem produzido no Brasil foi.
Gol GTI 16V fez sucesso na segunda geração, embora esteja no texto, deveria estar no título, pois também teve GTI G2 8v…e o mais lembrado é o GTI de 1989 a 1994 (G1, quadrado ou como queiram…)
Nosso Punto TJet foi baseado no Abarth italiano, só que com 4 portas, então até é válido estar na lista.
Civic SI, assim como seu concorrente na época, Golf GTI, não são projetos nacionais, mas foram produzidos aqui, então até ok estarem na lista.
Sandero RS, esse acho que é o mais correto da lista, pois o primeiro Sandero tbm foi desenvolvido no Brasil em cima da base do Logan, e o RS foi um projeto da Renault para o Brasil.
Mais projetos desenvolvidos aqui que eram para estar na lista de forma correta.
Marea Turbo ( Era o marra mais potente do mundo)
Tempra turbo (versão coupê, além do motor ser exclusivo do nosso, a carroceria também era)
Uno turbo e Punto TJet (versões nacionais com potência e projeto semelhante aos italianos).
SP2
Gol GTi
Gol GTI 16v
Ford e Chevrolet tiveram bastante carros "esportivos", muitas vezes ficavam aquém das versões normais, por exemplo o v8 302 da Ford era usado na versão GT mas também era opcional em outras versões, assim como o 250s da Chevrolet. Na Chevrolet ainda podemos dizer que tivemos alguns esportivos fabricados no Brasil mas de projeto europeu (alemão da Opel) como a linha GSI da década de 90, todavia na Ford, podemos dizer que sempre teve esportivados, pois embora apresentassem bom desempenho, muitas vezes perdiam para versões "civis", quem não lembra do Escort L andando como Escort XR3, Maverick V8 básico (mais leve) andando até mais que o GT, Focus XR andando menos que o Ghia 2.0 16v, … Não que não sejam carros bacanas e talvez andassem mais ou junto a seus concorrentes, mas apartir do momento que dentro da linha e carroceria, tenha outra versão não esportiva e com mesmo desempenho, podemos considerar que deixa de ser esportivo e passa a ser "esportivado".
Enfim, tudo isso para falar que no Automais deve-se ter mais auto entusiastas e menos meramente jornalistas.
Primeira e última vez que comento aqui.
Forte abraço!
O Lancer foi fabricado por aqui por um momento , mas nao na versão Evolution! Concordo com os colegas que existiram outros esportivos muito mais icônicos fabricados por aqui como Opala SS, Charger RT, Maverick GT V8, Tempra Turbo, Marea Turbo, Vectra GSI, Golf GTI de 193cv, Audi A3 Turbo, Stilo Abarth, Mercedes CLC e os fora de série Puma,Miura Holfstetter, Lobini
Lancer Evolution continua a paixão de muitos !!! Tanto que tenho um na garage !!!
KD o Passat Poiter?
O Palio 1.8R ?
O uno Turbo?
Maiores? 5 +? Que piada! Duvidem desta:
Opala SS
Maverick 318 V8
Gol GTi 2ª geração
Kadett GSi
Escort XR3
LoLosta sem sentido, carros esportivos nacionais insqueciveis sao o Escort XR3, Gol GTI quadrado, Kadet GSI, Opala SS, UNO Turbo. Os da materia sao otimoss carros, mas com exceção do gol gti, nem nacionais sao, vieram para ca nacionalizados e não foram assim tao marcantes