Tudo na vida tem um começo, e o primeiro carro da Mitsubishi foi o Model A, lançado em 1917. Este modelo também foi o precursor da produção em série no Japão. Era um sedã baseado no Fiat Tipo 3, com motor de 2.8 litros e quatro cilindros, entregando 22 cv. O Model A foi produzido até 1921.
A história da Mitsubishi vai além das quatro rodas, já que o Mitsubishi A6M Zero, um caça famoso, se destacou nas Batalhas do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Agora, vamos relembrar cinco modelos marcantes da Mitsubishi, que ajudaram a consolidar a marca no Brasil e no mundo.
Pajero

Quando pensamos nos carros da Mitsubishi, é impossível não lembrar do Pajero. Esse SUV icônico se tornou um verdadeiro sonho de consumo, especialmente entre os brasileiros. Com seu design robusto e capacidade de enfrentar qualquer terreno, o Pajero disputa espaço no mercado ao lado de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
Atualmente, o Pajero Sport está disponível no Brasil nas versões HPE (R$ 355.990), HPE-S (R$ 385.990), Legend (R$ 426.990) e Legend Black (R$ 432.990). Ele conta com motor 2.4 MIVEC diesel, aliado à transmissão automática de 8 marchas, entregando 190 cv e 43,9 kgfm.
Galant

Nos anos 1990, o Mitsubishi Galant se posicionou ao lado de modelos como Honda Accord, Toyota Camry e Nissan Maxima. A versão VR-4 foi desenvolvida para disputar o Mundial de Rally entre 1988 e 1992.
Esse sedã médio-grande possuía motor 2.0 turbo (4G63) de 195 cv, com tração integral e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A suspensão semiativa e as rodas traseiras esterçantes faziam do Galant VR-4 uma máquina avançada para a época.
Eclipse

O Mitsubishi Eclipse não é apenas um carro icônico da marca, mas também um marco na indústria automobilística. Lançado em 1990, o Eclipse foi criado para ser um esportivo acessível. O sucesso arrebatador veio, especialmente em 1995.
O modelo ganhou fama mundial e na cultura Pop ao ser o carro de Paul Walker no primeiro filme da franquia Velozes & Furiosos (2001). Infelizmente, as gerações seguintes não conseguiram replicar o sucesso do modelo original, e o Eclipse foi descontinuado em 2011.
3000GT

Se Toyota tinha o Supra e Nissan o 300ZX, a Mitsubishi respondeu com o 3000GT (conhecido como GTO no Japão). Este superesportivo, lançado em 1990, era uma Ferrari japonesa com tecnologia de ponta, incluindo aerodinâmica ativa que começava a funcionar a partir dos 80 km/h.
O 3000GT original era equipado com motor V6 3.0 naturalmente aspirado de 223 cv, ou versão biturbo com 280 cv. Em 1994, o modelo atingiu seu auge, com 324 cv e 43,1 kgfm de torque.
Lancer Evolution

O Mitsubishi Lancer Evolution é um verdadeiro ícone do rali e um modelo que tornou a marca famosa nas pistas e nas ruas. O Evo se tornou sinônimo de desempenho e vitórias no Mundial de Rally (WRC), especialmente nas décadas de 1990 e 2000, com pilotos lendários como Tommi Mäkinen e Richard Burns.
Além disso, o Lancer Evo X teve uma versão especial em nosso mercado chamada John Easton, encomendada pela filial brasileira. Sob o capô, o motor 2.0 turbo com remapeamento da central eletrônica entregava 340 cv, conquistando os fãs do modelo por sua performance e exclusividade.
E aí, qual desses Mitsubishis mora no seu coração? Conta pra gente nos comentários!