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5 carros legais que a Renault nunca vendeu no Brasil

Apesar de viver um momento de virada no Brasil, a Renault nos privou desses cinco carros verdadeiramente legais

4 min de leitura

Quando a Renault mudou de rumos aqui no Brasil e deixou de apostar em uma linha europeia para trazer modelos da Dacia, ela alavancou nas vendas. Contudo, agora que ela decidiu por um meio do caminho, ainda não apresentou carros fora os SUVs Boreal e Kardian.

Só que a decisão do passado deixou os brasileiros de fora dos carros mais legais que a marca já fez. Ainda que tenhamos o Sandero RS, que nunca foi oferecido lá fora. Por isso, selecionamos aqui cinco carros legais que a Renault já vendeu ou vende lá fora e que nunca foram oferecidos no Brasil.

Clio V6

Clio V6 [divulgação]
Clio V6 [divulgação]

Perigando ser de carro mais legal já produzido pela Renault, o Clio V6 é uma prova da insanidade dos franceses. Afinal, que outro país teria coragem de colocar o motor V6 de um sedã grande na traseira de um hatch compacto? Apesar disso, a intenção era criar uma categoria própria de corrida e assustar muito esportivo por ai.

Em relação ao Clio normal, o V6 tinha carroceria 18 cm mais larga, o que era evidenciado pelos para-lamas abaulados e pela fenda enorme na região das portas. Do Renault original, esse modelo tinha apenas capô, faróis, tampa do porta-malas, lanterna traseira, além de teto e vidros. O V6 entregava 230 cv antes da reestilização e depois subiu para 255 cv na fase 2.

Clio RS e Mégane RS

Ainda que nós brasileiros tenhamos o Sandero mais legal do mundo, o apimentado RS, os europeus tiveram algo ainda mais interessante: Clio RS e Mégane RS. A atual geração do hatch compacto já não tem mais a versão apimentada, mas há duas gerações usava motor 1.6 turbo que chegou a 200 cv na edição especial 200 EDC.

Já o Mégane RS conquistou por várias vezes o título de carro com tração dianteira mais rápido de Nürburgring antes de ser atropelado pelo Honda Civic Type-R. O último modelo tem motor 1.8 quatro cilindros turbo de 300 cv na versão Trophy, enquanto o RS normal entrega 280 cv. Pena que a Renault não investiu em um Mégane RS na atual geração elétrica.

Avantime

Renault Avantime [divulgação]

No começo dos anos 2000, as minivans eram a grande febre do momento, tal qual os SUVs. Tudo era influenciado por elas e algumas misturas começaram a acontecer. Mas só a Renault teve a coragem de fazer uma minivan esportiva. E foi além: uma minivan de duas portas, com motor V6 e visual de carro conceito (pelo menos por fora).

A Avantime foi produzida entre 2001 e 2003 e menos de 9 mil unidades saíram da linha de produção na França. Ela tinha motor V6 do Laguna, duas portas gigantescas, teto de vidro e visual bastante exótico. De tão diferentona, a Renault Avantime ditou os elementos de design que compuseram os outros modelos da marca francesa por alguns anos.

Captur

Renault Captur 2025 [divulgação]
Renault Captur [divulgação]

Sim, tivemos o Captur no Brasil. Mas a diferença para o modelo europeu é insana. Especialmente agora que a Renault precisa de um meio termo interessante entre Boreal e Kardian. Até porque, ele construído sobre a plataforma modular da Renault CMF-B, praticamente a mesma dos modelos brasileiros.

O interior tem acabamento verdadeiramente bom, no nível de Jeep Renegade e Honda HR-V. Há uma enorme tela vertical estilo tablet, painel digital e console alto. Tal qual o Boreal, tem motor 1.3 quatro cilindros turbo, mas há também opção 1.0 três cilindros turbo igual ao Kardian. Além disso, ele traz versões híbridas, tanto PHEV, quanto HEV.

Triber

Novo Renault Triber vermelho parado de frente
Renault Triber [AutoCar Índia]

Produzida somente na Índia, a Triber é um caso muito interessante de aproveitamento máximo de espaço interno. Com plataforma de Renault Kwid e o mesmo comprimento de um Fiat Argo, ela consegue carregar sete pessoas com conforto. É um feito que a primeira geração da Scénic, que um dia foi produzida por aqui, nunca conseguiu, mesmo sendo bem maior.

Turbinada, a Renault Triber usa motor 1.0 TCe três cilindros do Kardian, mas com 100 cv e 16,3 kgfm de torque. Há opção de câmbio automatizado de embreagem única, diferente do SUV subcompacto brasileiro que usa dupla embreagem. Contudo, a maioria das versões vem equipada com transmissão manual de seis marchas.

Qual outro carro da Renault você incluiria na lista? Conte nos comentários.


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1 comentário em “5 carros legais que a Renault nunca vendeu no Brasil”

  1. Francisco

    Faltou o Logan do tipo Santana Quantum .
    Só aqui que não mandaram a vam excelente, que pena , o meu Logan quadrado é bom e espaçoso mas se fosse tipo van aí serveia como loja ambulante… Era só abrir a tampa trazeira e pronto …. obrigado!

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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