Durante o lançamento de novos carros, as marcas os promovem com estratégias fortíssimas, visões de mercado super estudadas e, na hora do test-drive, comprovam tudo aquilo que falam. Só que, na hora de chegar ao mercado, alguns carros atuam de maneira completamente oposta a aquilo que o mercado e os jornalistas pensavam.
Por isso, reunimos cinco carros cujo potencial foi gigantesco na hora do lançamento, todos criaram altas expectativas, mas, na vida real, eles foram verdadeiros fracassos nas vendas.
Volkswagen Taos
Volkswagen Taos [divulgação]Quando a Volkswagen revelou o Taos, todos apostaram que ele seria o segundo SUV médio mais vendido do Brasil, não o Toyota Corolla Cross. Isso porque ele estava bem precificado, é bom de dirigir e tem boa lista de itens de série. Mas o acabamento ruim e o visual sem graça fizeram com que o mercado preferisse a boa fama do SUV japonês.
Ford Maverick Hybrid
Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]Com o título de primeira caminhonete híbrida do Brasil, a Ford Maverick Hybrid chegou com grande pompa no Brasil. Ela deveria expandir as vendas da picape e figurar em um patamar inédito no mercado. Mas, nunca vendeu bem e não aumentou os volumes do jeito que era esperado. A culpa é da falta de divulgação e dos EUA, que consome toda produção.
Fiat Linea
Fiat Linea [divulgação]Agora que o Fiat Linea morreu, fica bem claro quais foram os dois eros maiores da Fiat com ele. Primeiro foi nunca ter oferecido câmbio automático, até porque o Dualogic era tenebroso e não enganava compradores dessa faixa de preço. O outro problema foi ter tentado vender um rival de Virtus e Versa como se fosse concorrente de Civic e Corolla.
Honda City Hatch
Honda City Hatch Touring [Auto+ / João Brigato]Apesar de não preencher o espaço do Fit, o City Hatch tinha potencial para vender bem. Afinal, é um hatch com visual tradicional e com a boa fama da Honda. Mas a marca achou que ele era mais sofisticado que o sedã e só o vendeu em versões mais caras. Recentemente corrigiu esse problema e há potencial de melhora nas vendas. Mas será?
Renault Sandero RS
Renault Sandero RS [divulgação]Ainda que seja um dos carros brasileiros mais amados, o Renault Sandero RS prometeu uma revolução e morreu em silêncio. O modelo tinha expectativas de vendas bem altas e prometia resgatar o segmento de esportivos nacionais forçando as rivais a criarem concorrentes. Mas nada disso aconteceu e, quando ele saiu de linha, nem uma série de despedida teve.
Que outros carros foram potenciais desperdiçados no Brasil? Conte nos comentários.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.