Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que o brasileiro ama e que não quebram

Curiosidades

Qual você leva?

5 carros que o brasileiro ama e que não quebram

Diversos carros no mercado ou fora dele são confiáveis, econômicos e resistentes seguem no coração (e na garagem) de muitos brasileiros

5 min de leitura

O mercado brasileiro oferece diversos carros que marcaram época e, enquanto alguns ainda estão nas ruas, outros já saíram de linha, mas continuam queridos. Para o brasileiro, ter um carro, além da necessidade, já é um privilégio. 

Com o custo de vida alto, renda média em torno de R$ 3 mil e combustíveis e seguros caros, escolher um carro confiável, barato de manter e com bom custo-benefício é mais do que fundamental. Para isso, é preciso ter carro que não quebra, pois muitos dependem de um carro para família inteira, seja para trabalhar ou viajar com tranquilidade.

Pensando nisso, o Auto+ separou 5 carros que conquistaram o coração dos brasileiros por serem robustos, econômicos e duráveis, ou seja, verdadeiros parceiros de longo prazo. Seja novo ou usado, cada um deles mostra porque continua sendo lembrado como um carro que o brasileiro ama e confia.

Honda Fit

Honda Fit prata de frente em um fundo florestal
Honda Fit [Alma Automotiva / Maurício Garcia]

O Honda Fit é um carro que deixa saudade. Produzido entre 2003 e 2021, o modelo passou por três gerações e sempre foi sinônimo de confiabilidade. O segredo do Fit estava na sua versatilidade, com o sistema Magic Seat, que permitia dobrar e reconfigurar os bancos de diversas formas, aumentando o espaço interno e o porta-malas.

Além disso, o motor 1.5 i-VTEC FlexOne de 116 cv e 15,3 kgfm era conhecido por sua durabilidade e baixo consumo. O Fit podia ter câmbio manual de cinco  marchas ou automático CVT, e era econômico até no dia a dia, com média de 12 a 14 km/l na cidade. 

Honda Fit prata de traseira em um fundo florestal
Honda Fit [Alma Automotiva / Maurício Garcia]

O carro também sempre foi bem em segurança, com bons resultados no Latin NCAP e airbags laterais nas versões mais recentes.  Além das peças baratas, manutenção simples e confiabilidade mecânica tornaram o Fit um dos carros mais queridos do país, e até hoje ele é valorizado no mercado de usados.

Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente com casa e árvores ao fundo [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Nenhuma lista de carros confiáveis estaria completa sem o Toyota Corolla. Vendido no Brasil desde 1992, o sedã médio é sinônimo de durabilidade e conforto. O modelo é o mais vendido do mundo e, mesmo com o irmão Corolla Cross, o sedã continua firme nas vendas.

A confiabilidade da Toyota é um capítulo à parte. O Corolla se frisa pelas revisões com preços tabelados, suspensão independente nas quatro rodas, ótimo nível de segurança e suavidade ao dirigir. Embora não seja o mais tecnológico diante seu valor, o Corolla entrega o essencial, e traz o principal para o brasileiro: não quebra e que mantém valor de revenda altíssimo.

Fiat Strada

Fiat Strada Ranch prata estacionada com fundo colorido
Fiat Strada Ranch [Auto+ / Rafael Dea]

A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil, e com razão. Além de ser prática e versátil, é uma picape quase indestrutível, feita para o trabalho pesado e o uso urbano. Sua suspensão traseira com molas parabólicas e eixo rígido oferecem resistência em terrenos difíceis e ao mesmo tempo conforto no uso diário.

A robustez da Strada é um dos principais motivos para seu sucesso e por aguentar carga, buraco e tempo ruim. A manutenção é simples e barata, com ampla oferta de peças e mão de obra acessível. Isso, somado à grande rede de concessionárias Fiat, faz dela um carro imortal nas ruas.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 Platinum Safety azul parado de frente com muro ao fundo
Hyundai HB20 Platinum Safety [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Lançado em 2012, o Hyundai HB20 rapidamente se tornou um dos carros mais populares do país. O hatch conquistou o público com design, motor virtuoso e baixo custo de manutenção. Nas versões atuais, o modelo traz motores 1.0 e 1.0 TGDI, com bom desempenho e consumo.

Além disso, o HB20 tem garantia de 5 anos, algo raro entre os concorrentes diretos. Além de ser um carro conhecido pela confiabilidade mecânica, revisões com valores fixos e manutenção simples. 

Volkswagen Gol

Imagem mostra VW Gol - Qual modelo escolher como primeiro carro
VW Gol G4 [divulgação]

Falar de carro e de amor no Brasil é falar do Volkswagen Gol. Lançado em 1980, o hatch foi o carro mais vendido do país por 27 anos consecutivos e, mesmo após sair de linha em 2022, continua liderando o mercado de usados.

O Gol sempre foi reconhecido pela simplicidade, robustez e confiabilidade. Com motores confiáveis, manutenção barata e ampla rede de assistência, ele é sinônimo de carro que não quebra. O câmbio, além de oferecer engates leves, o consumo é ótimo e a facilidade de achar peças em qualquer oficina também ajudaram a construir sua fama.

E você, qual carro levaria? Ou colocaria outro na lista? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

18 comentários em “5 carros que o brasileiro ama e que não quebram”

  1. Pablo

    Onde trabalho 2 Stradas e 1 argo da frota deram problema de vazamento de óleo numa junção do motor, sorte que tava na garantia ainda, esse Firefly 1.3 deixou a desejar ao meu ver, embora tenha coisa bem pior no mercado atual

  2. Gustavo

    Nem vou comentar, porque se você discorda do artigo o seu comentário é censurado.

  3. Leonardo

    Tive HB20 e deu problema no eixo dianteiro e muito barulho interno nos 60 mil km, passei p frente. Está bem longe de ser indestrutível….🧐

  4. Antonio

    Falar que carro da Fiat não quebra é forçar bem a barra…

  5. Paulo

    Cadê o uno?

  6. Clóvis Lima de Queiroz

    Eu acho também muito confiável e robusto e mecânica simples o Etios da Toyota.

  7. Sebastião Mariano de Melo

    Comprei um versa zero em 2019 e ainda estou com ele co 190.000 km nunca quebrou só troquei correias baterias pneus nunca quebrou esse sim é um carro

    • JP

      Não deixa o pessoal saber, senão aumenta o preço e pioram o carro. Mas concordo, o meu é 2014 e até hoje só troquei a correia de acessórios, óleo, filtro, pastilhas, pneus e kit de embreagem preventivamente, ainda estava pouco acima de meia vida.

  8. Hélio Mendes

    O único problema basicamente do motor fire 1.0 e 1.4 é o vazamento de óleo pelo retentor do motor. fora isso é tudo de bom.

  9. André Tiago da Silva wonsovicz

    O Honda Fit é de longe o melhor carro, um espetáculo que não devia ter saído de linha no Brasil

  10. Jahil Hrabei

    A melhor pizza 🍕 de quatro queijos que provei em minha vida

  11. Ana Cristina Ferreira

    Realmente o HB20 dou fé.

  12. Mario santos

    Tive Palio 1.0, motor Fire, fiquei 2 anos, nunca tive problemas.
    Tive um Corolla 2008, câmbio mecânico 300 mil km, fiquei 2 anos, nunca me deu problema.
    Estou com um Hb20 sedan 1.6 aut. Já tem 2 anos, ainda não me deu problemas.
    E não é carro só de garagem não, eu rodo e detalhe, ainda faço lotação pra ajudar na gasosa.kkkk
    Eu tô tendo sorte, ou faço revisão, ou sei dirigir. Algo errado tem…kkkkk

  13. Luiz Carlos

    Não conheço carro que nunca deu problema, até eu já dei problema. Kkkk.

  14. Samuel

    So falando bobagem esse povo isso se chama manutenção todo carro e bom basta cuidar e dar manutenção diária

  15. João Flamengo

    Tive um onix 2016, vendi ele agora em fevereiro de 2025 e rodei 9 anos nele e nunca me deu problema. Estou agora com um T-CROSS. Tem carros que dão muitos, mais tem muitos motoristas ruins que causam problemas no carro.

  16. João Flamengo

    Tive um onix 2016, vendi ele agora em fevereiro de 2025 e rodei 9 anos nele e nunca me deu problema. Estou agora com um T-CROSS. Tem carros que dão muitos problemas, mais tem muitos motoristas ruins que causam problemas no carro.

  17. Wilson

    Tirou as palavras da minha boca. Normalmente, fazendo as revisões conforme o fabricante indica e usando os produtos específicos para o modelo, não dá problema.
    Mas uma marca que não confio muito é a GM. Tanto eu quanto meu irmão tivemos problemas.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar