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Já teve um?

5 carros que parecem bons negócios, mas quem comprar vai se arrepender

Alguns modelos até parecem oferecer muito pelo preço, mas escondem defeitos crônicos e custos altos de manutenção

4 min de leitura

O mercado de usados está cheio de boas oportunidades mas também de pegadinhas perigosas. É comum encontrar carros que aparentam ser ótimos negócios, por entregar muito por pouco, até descobrir que o barato pode sair caro.

Muitos desses modelos até têm aparência de carro mais caro, mas o valor baixo na Tabela Fipe geralmente tem um motivo. Pensando nisso, o Auto+ separou 5 carros na faixa de R$ 70 mil a R$ 80 mil que merecem atenção redobrada. 

Jeep Renegade 1.8 Flex AT Longitude 2018 — R$ 73.441

Jeep Renegade Limited (divulgação)

O Jeep Renegade 1.8 Flex é um dos SUVs usados mais vendidos, mas também um dos que mais acumulam relatos de problemas. O motor E.torQ 1.8 flex (139 cv e 19,3 kgfm) e o câmbio automático de seis marchas têm um defeito crônico no trocador de calor, que mistura o óleo da transmissão com o líquido de arrefecimento.

O resultado é desastroso, pois o câmbio pode superaquecer, dar trancos, engatar marchas com dificuldade e até perder eficiência. O óleo, quando contaminado, fica com aspecto leitoso e causa danos sérios ao sistema. A solução é trocar o trocador de calor por uma versão revisada ou adaptar um radiador externo que separe o óleo da água.

JAC E-JS1 EV 2023 — R$ 80.736

carros elétricos
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]

Um elétrico por menos de R$ 85 mil parece tentador, mas o JAC E-JS1 é o típico exemplo de carro que oferece muito no papel e pouco na prática. O problema aqui não é o motor (de 62 cv e 15,3 kgfm) nem a bateria (30,2 kWh e 161 km de autonomia), e sim o pós-venda.

O modelo tem rede de concessionárias limitada, dificuldade para encontrar peças de reposição e manutenção cara. Além disso, o Latin NCAP deu nota baixa em segurança, e há relatos de bateria com degradação precoce.

Caoa Chery Tiggo 2 1.5 Flex Look AT 2020 — R$ 66.023

Chery Tiggo 2 (divulgação)

O Chery Tiggo 2 foi o modelo de entrada da marca, que nos primeiros anos do SUV foram marcados por problemas elétricos e mecânicos sérios. O motor 1.5 flex (115 cv e 14,9 kgfm) e o câmbio automático de quatro marchas sofrem com falhas de chicote, infiltração, ferrugem prematura e desgaste de componentes.

Há também casos de desligamento repentino do motor, falhas no câmbio e dificuldade em achar peças de reposição. É importante deixar bem claro que os novos Tiggo são bem mais confiáveis e modernos.

Volkswagen Golf 1.4 TSI Highline AT 2014 — R$ 76.780

Volkswagen Golf (divulgação)

O Volkswagen Golf 1.4 TSI é um carro excelente de guiar, e talvez por isso engane tanta gente. O motor 1.4 turbo a gasolina de 140 cv e 25,5 kgfm é ótimo, mas o problema mora no câmbio DSG de sete marchas e embreagem dupla a seco, que não se adaptou bem às condições do Brasil.

Buracos, calor e trânsito pesado fazem o câmbio apresentar trancos, superaquecimento e desgaste precoce das embreagens. O câmbio melhorou nas unidades de 2016 após a montadora trocar por um câmbio convencional de seis marchas. 

Ford Focus 2.0 Titanium AT 2018 — R$ 70.975

Ford Focus (divulgação)

O Ford Focus é um ótimo carro no papel por ser extremamente bem equipado, bonito e com motor 2.0 flex de 178 cv e 21,5 kgfm. O problema é o famigerado câmbio PowerShift, o mesmo usado em vários modelos da Ford.

Esse câmbio automatizado de dupla embreagem a seco é conhecido por apresentar superaquecimento, trancos, perda de potência e desgaste precoce da embreagem. O sistema de arrefecimento também é frágil e pode agravar os sintomas. Mesmo após recalls e atualizações, o PowerShift nunca deixou de ser um ponto fraco.

E você, já teve dor de cabeça com algum desses carros? Deixe seu comentário!


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46 comentários em “5 carros que parecem bons negócios, mas quem comprar vai se arrepender”

  1. Junior

    Trocador de calor nunca foi o problema o maior problema sempre foi o líquido de arrefecimento errado que enferruja o trocador causando assim furos e deixando a água passar para o óleo, então o único problema do carro mesmo são os proprietários.

    • carlos

      concordo plenamente com sua posição

    • marcos

      Verdade, tenho um, zero problemas. Essa do trocador de calor é ultrapassada, e só afeta os desinformados, queimando a imagem de um carro excelente.

      • Gilson

        Verdade! Tenho um 2016, fiz reposição do trocar com 50Mkm e limpo o sistema arrefecimento anualmente.

      • Gilberto

        Será que seria os mais antigos? Qual o ano do seu?

    • Ji

      Pois é. Falta de manutenção se torna defeito crônico. Um bom repórter deveria investigar o caso e depois concluir se é defeito cronico ou não.
      Em tempo, não tenho Jeep Renegade 1.8.

      • Airton Guelfi

        Tenho um jeep renegade a diesel, 2021, só comprei por problemas no quadril ( ele é bom pra entrar e sentar), até hj não apresentou nenhum problema. É um foguetório pra andar, econômico e anda em qualquer terreno. Sua suspensão é perfeita e os freios a disco tb. É versão 4×4. Já experimentei em todo tipo de terreno. Não fica de jeito nenhum. O detalhe é fazer manutenção preventiva. Só isso.
        Detalhe:- tenho 2 fazendas e anda nelas o tempo todo.
        Única mudança que fiz foi colocar pneus mais largo e mais alto. Ficou top.

    • Antonio

      Exatamente . Após vencer a garantia muito dos problemas são acarretados pelo óleo e líquido de arrefecimento não indicados.

    • Joel

      A maior parte dos problemas dos carros é causada pelos donos, que não querem gastar para fazer manutenção adequada e compram reposições de péssimas qualidades que acabam por estragar os veículos.

    • JULIO MELO SANTOS

      Rodei com meu jeep renegade 2018 90 mil km. Nunca tive problema com o trocador de calor. Revisão certinha

  2. Sebastião

    Ford Focus, peças caríssimas , e muita manutenção.

  3. Marcelo

    Conversa fiada sobre o Poweshift. Em 2021 todos os problemas foram sanados, em todos os modelos.

    • Iorgue Maxwell

      Eu e minha tivemos um Focus 2016 e um Fiesta 2015, ambos com o Powershift. Os dois carros foram vendidos após mais de 8 anos de uso, sempre com as manutenções preventivas em dia.
      As únicas coisas trocadas foram baterias, pastilhas de freio, pneus e palhetas dos limpadores de parabrisa.
      Nunca tivemos problemas.

    • Henry

      Se vc prestar atenção, na reportagem é citado o Focus 2018. Espero ter ajudado. 👍🏼

    • Cesar Augusto Ferreira

      O Power Shift até hoje apresenta problemas, se o proprietário não fizer uma revisão pode ter que desembolsar muito dinheiro.

    • Vander

      Mas o veiculo da matéria é 2018, e não 2021 como o sr relata a nova configuração de ajustes…. lê sem entender e comentar ao vazio, fica feio

    • Paulo

      Tive uma Ecosport 2014 que só deu dor de cabeça! Powershift nunca mais!

    • Almir

      Eu tive um Focus 2018. E o câmbio não foi feito para o trânsito congestionado no Brasil. Superaqueceu 2 vezes e troquei o veículo.

      • Marcos

        Mas em 2018 se não me engano a Ford já havia trocado o câmbio pelo convencional de 6 velocidades, só é Power shirt até o modelo 2017.

    • Cassio Vercesi

      Demorou muito para resolver as pessoas perderam a confiança na Ford que nos abandonou

    • Fabio

      A Ford resolveu o problema do PowerShift retirando do mercado todos os veículos com esse câmbio, antes de encerrar suas fábricas aqui no Brasil. Nunca mais vi um rodando nas ruas com esse câmbio.

    • Cássio José Defeo

      Então não é conversa fiada
      Se como vc mesmo diz , os problemas foram sanados, é pq havia problema

  4. Roger

    HB20 motor Kappa 1.0
    Funde o cilindro do meio, por combinar camisa removível com bloco de alumínio.

    • Valdir

      Nunca vi h20 acontecer isto

  5. Moacyr Cardoso

    Vocês só esqueceram dos modelos Nissan?

  6. Achiles Soares

    Não sou fã de Renegade e nem proprietário, porém a informação quanto ao problema do câmbio está equivocada. O problema do trocador de calor ela gerado pelo líquido de arrefecimento que a Fiat usava e que corroía a peça causando o problema, a solução encontrada pela Fiat foi mudar o tipo de líquido de arrefecimento e colocar um trocador de calor novo l, que continua sendo o mesmo e não.precisou ser atualizado para resolver o problema, e instalar um radiador externo no lugar do trocador como indicado pela reportagem, pode causar problemas no câmbio, já que este modelo de câmbio não possui válvula termostática e este novo sistema adaptado levaria o câmbio a trabalhar fora da temperatura ideal alterando assim a viscosidade de trabalho do óleo do câmbio e podendo levar a outros tipos de problema.

    • marcos

      Muito bem colocado

  7. Ivan

    Sou proprietário de jeep 2018 que comprei zero… Realmente o problema não era o trocador de calor, e sim o líquido do arrefecimento. O mesmo foi substituído… No meu caso do meu carro foi substituído na segunda revisão sem custo na concessionária… O carro tem 80 mil km hoje e sem novidade..somente líquido substituído.

  8. Renato

    O Renegade é tão ruim, que onde vc olha tem um, esses dias fui abrir a geladeira e tinha um lá 😂😂, esse aí e mais um que fala o que ouviu falar, problema do carro é sempre o dono.

  9. Hamilton

    Que reportagem de merda. Informaçao errada. O problema do Renegade no trocador de calor, nunca foi crônico e sim o uso errado que os proprietários faziam ao colocar água normal no radiador ou mesmo QQ tipo de fluído q não o original.
    Tenho uma 2021. Carro excelente. Não à toa campeão de vendas no 10 anos q está na estrada.

    • Humberto Francisco Rodrigues

      Qual é o líquido correto usado no radiador do Jeep Renegade 2015/2016? Acabei de comprar um e me falaram sobre o problema do trocado de calor. Então eu tenho que usar o líquido correto para manter o carro em ordem?

  10. Francisco Demontiê Nunes

    Fala se tanta coisa sobre o jeep , mais se esquece muitos casos são por conta de maus uso , falta de manutenção correta . Tem um é graças não tenho qui reclamar se fosse traca seria por outro jeep.

  11. Carlos Goetten

    Tenho um Renegade 1.3 turbo
    Um ótimo carro

    • Fabio

      Eu também. Mas o meu apresentou problema no trocador de calor do motor (não do câmbio). E também contaminou o sistema de arrefecimento.

  12. Carlos Goetten

    Renegade é um ótimo carro.Tenho um 1.3 muito bom.

  13. Jotamobrit

    O problema está aí todo mundo quer trabalhar e tem seu direito, porém inforçoes desencontradas é o que mais tem na internet. É um estremamente técnico. Há falha de informação até para os projetistas, que não acompanham, as possíveis falhas ocorridas em seus projetos quando usados na prática, a realidade do dia dia … . E quando corrige problemas, faz pelo jeito que melhor convenha para a montadora. Se as montadoras dados das oficinas não oficiais, teria muito mais condições de desenvolver produtos melhores e mais confiáveis.
    Obs: não sou fã nem tenho carros da marca Jeep, mas sei que seus carros são bem aceitos pelo mercado brasileiro

  14. João Maurício Pessanha Ribeiro

    Comprei um Jeep, 1.3 Flex turbo nunca tive problema, fazendo as manutenções. Corretas.

  15. Edson

    O problema todo já começa com o nome.
    FIAT.
    Negócio de italiano é pizza.

    • Jarfer

      Bom mesmo é carro brasileiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Elson Luis Fiocco

    Um carro vw eu não quero!
    O pessoal fala muita besteira sem ter, ou saber! Sabe qual motivo do VW as concessionárias!!! São atrasadas, ruins, péssimos atendimento. Tenho até medo de entrar em um consessionaria VW.

    • João Assis Pereira

      Carro da Fiat é tão ruim que está em primeiro lugar de venda a anos

  17. Sonia Maria Gazotto

    Tenho um renegade nunca deu um defeito, nem no câmbio,em nada ,excelente,.

  18. Felipe

    Tive um Renegade 2018, comprei com 40 mil km e vendi com 100, nunca tive problemas, unico ponto que eu considerava ruim era o alto consumo de combustível. Troquei por outro Renegade motor T270 Longitude com Dark Pack, na cor Sting gray (cinza fosco) meu Deus! Que carro expetacular!!! 1 ano e meio de pura satisfação!!! Esse motor anda muito mais e consome muito menos do que a versão anterior, acertaram em cheio dessa vez!!!

  19. Fabio

    Eu também. Mas o meu apresentou problema no trocador de calor do motor (não do câmbio). E também contaminou o sistema de arrefecimento.

  20. Valdecir

    Tenho um veículo com motor etorq não é o mesmo câmbio do jeep, mas nunca tive um carro tão bom e detalhe econômico, já passou dos 100 mil km e acredito que chegue aos 200 sem problemas, segredo ? MANUTENÇÃO..

  21. Claudio

    Matéria sem fundamentos feita nas coxas por amadores.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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