Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que parecem de brinquedo, mas são de verdade!

Curiosidades

Parece, mas não é!

5 carros que parecem de brinquedo, mas são de verdade!

Alguns carros se destacam pelo visual ousado e chamativo, enquanto outros chamam atenção por suas dimensões minúsculas, parecendo brinquedos

4 min de leitura

Nem sempre um carro precisa ser grande ou imponente para chamar atenção. Alguns modelos conquistam pelo tamanho compacto e pelo design inusitado, parecendo ter saído diretamente de um cesto de brinquedos. Mas não se engane: por trás da aparência divertida, eles são veículos de verdade, capazes de encarar o trânsito urbano com muita personalidade. Além disso, são totalmente funcionais e práticos para os grandes centros urbanos, ainda que alguns deles levem apenas dois ocupantes!

Smart Fortwo

Smart Fortwo branco de frente em movimento [divulgação]
Smart Fortwo [Divulgação]

O Smart Fortwo foi vendido no Brasil entre 2009 e 2015, disponível nas carrocerias coupé e conversível. A versão esportiva Brabus também fez parte da linha. Com 2,70 metros de comprimento, ele mede o mesmo que o entre-eixos do BYD Dolphin GS.

O motor 1.0 turbo de três cilindros, instalado sob o porta-malas, gera 84 cv e 12,2 kgfm. Já a versão sem turbocompressor entrega 71 cv e 9,4 kgfm. Apesar de prático, as críticas vão para o conjunto de suspensão rígido e o funcionamento do câmbio automatizado, que torna a condução menos confortável.

Renault Twizy

Renault Twizy branco de frente andando na rua parece um carro de brinquedo
Renault Twizy [Divulgação]

Com só 2,33 metros de comprimento, o Renault Twizy exibe um design futurista e oferece uma disposição interna incomum: o motorista senta-se à frente do passageiro. As portas, que abrem para cima, reforçam ainda mais a aparência.

O Twizy usa motor elétrico traseiro, entregando 17 cv e 5,8 kgfm. A autonomia máxima é de 100 km, sem emissões de poluentes. É possível recarregar a bateria em uma tomada doméstica de 110V e 20A, levando três horas para completar a carga. Por ser compacto e leve, não pode circular em rodovias.

Suzuki Twin

Suzuki Twin vermelho parado de frente com fundo branco é um carro que parece de brinquedo
Suzuki Twin [Divulgação]

O Suzuki Twin parece um carro de brinquedo em tamanho real. Com 2,70 m de comprimento, ele tem dimensões comparáveis às do Smart Fortwo. Projetado para ser compacto, o Twin oferece apenas dois lugares. O peso é de 600 kg. Entre os itens de conforto, há ar-condicionado e direção assistida.

O motor 0.7 de três cilindros produz 44 cv e 5,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou continuamente variável (CVT). Além disso, o modelo contou com uma opção híbrida, que utilizava o mesmo motor 0.7 associado a um pequeno motor elétrico auxiliar.

Honda e

Honda e branco de lateral andando na estrada
Honda e [Divulgação]

O Honda e foi um carro elétrico produzido entre 2020 e 2024 no Japão e entre 2020 e 2023 no mercado europeu. Mesmo com o fim da produção, seu design continua sendo um diferencial que o torna único e atemporal.

A autonomia limitada e o alto preço impactaram a curta vida do modelo. No ciclo WLTP, a bateria oferece uma autonomia de 220 km. O preço inicial era de 42.000 euros, valor considerado elevado para um carro compacto. Esses fatores influenciaram diretamente as vendas e levaram ao encerramento da produção.

Toyota C+Pod

Toyota C+Pod branco e preto parado de frente com fundo cinza parece um carro de brinquedo
Toyota C+Pod [Divulgação]

O Toyota C+Pod é outro carro que parece de brinquedo, sendo menor que um Smart Fortwo com apenas 2,49 metros de comprimento. Seu design futurista e o uso de plásticos reforçados na carroceria garantem um peso reduzido de 670 kg ao carro do fabricante.

Assim como o Renault Twizy, o Smart Fortwo ou o Suzuki Twin, o C+Pod tem apenas dois lugares. O motor elétrico oferece 12,3 cv e 5,7 kgfm, enquanto a autonomia máxima chega a 150 km (ciclo WLTP). Por fim, é possível recarregar a bateria em tomadas domésticas, o que torna o modelo ainda mais prático para o dia a dia.

Qual desses modelos você levaria para casa? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “5 carros que parecem de brinquedo, mas são de verdade!”

  1. Rhaldney Henrique

    Faltou o Toyota/Scion iQ. Acho aquele carrinho muito legal.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar