Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que são o puro suco da inventividade automotiva

Curiosidades

À frente do tempo!

5 carros que são o puro suco da inventividade automotiva

Ignição entre os bancos, scooter no porta-malas e até fax! Confira cinco carros que levaram a inventividade ao extremo

4 min de leitura

A indústria automotiva é repleta de ideias ousadas. Em meio a tantas soluções, alguns fabricantes apostaram em inovações fora da curva — que vão desde tecnologias que anteciparam tendências até conceitos totalmente excêntricos. É o caso de carros como o Aston Martin Lagonda, primeiro carro do mundo com painel digital, ou do Honda City Turbo, que levava uma scooter dobrável no porta-malas.

Para relembrar, reunimos cinco carros que surpreenderam o mundo com soluções nada convencionais à época. Alguns foram criticados, outros viraram ícones cult, mas todos mostram que pensar diferente pode deixar uma marca na história do automóvel.

Saab 900

Saab 900 vermelho parado com casa do fundo
Saab 900 [Divulgação]

A Saab, originalmente fabricante de aviões, lançou o modelo 900 Turbo em 1979, equipado com motor 2.0 8V turbo e câmbio manual de quatro marchas, entregando 145 cv. Em 1984, a potência foi elevada para 175 cv, permitindo um 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Uma herança aeronáutica estava presente nos comandos próximos às mãos e no para-brisa convexo. Outra particularidade era a ignição posicionada no console central entre os bancos frontais — uma solução incomum. A abertura do capô, que basculava à frente, remetia ao design e à manutenção das aeronaves, como o Saab B17, o primeiro avião militar do fabricante, que entrou em operação em 1942.

BMW Série 7

Uma das gerações mais marcantes do Série 7 é a E38, produzida entre 1994 e 2001. Esse sedan executivo bávaro foi o carro do filme 007 – O Amanhã Nunca Morre (1997). À frente do seu tempo, foi o primeiro carro a trazer airbags de cortina, o primeiro modelo europeu a oferecer navegação via satélite e o primeiro BMW equipado com televisão embutida.

Além disso, a geração E38 do Série 7 podia receber aparelho de fax e telefone embutidos, transformando o sedan da BMW em uma verdadeira sala de reuniões sobre quatro rodas.

Aston Martin Lagonda

O Aston Martin Lagonda foi pioneiro ao oferecer um quadro de instrumentos digital — o primeiro modelo do mundo equipado com essa tecnologia. Na primeira fase, utilizava telas de tubo de raios catódicos (CRT), similares às das TVs antigas, exibindo gráficos vetoriais e números em verde ou vermelho, conferindo uma aparência de cockpit futurista.

Em 1984, o modelo da Aston Martin foi ainda mais além, introduzindo botões sensíveis ao toque no painel, antecipando o futuro da interação homem-máquina, que encontramos em alguns carros à venda em nosso mercado.

Fiat Multipla

O Fiat Multipla, frequentemente citado como um dos veículos mais feios já produzidos, escondia uma grande sacada. Apesar do visual excêntrico, o monovolume apresentava uma disposição interna 2+2+2 — três assentos na frente e três atrás, totalizando seis passageiros.

Essa configuração visava oferecer praticidade e maximizar o aproveitamento do espaço interno para famílias. Embora carregue o título de carro feio, é inegável que tanto o design exterior quanto a disposição interna foram soluções inovadoras e fora da caixa.

Honda City Turbo

Lançado em 1982, o Honda City Turbo era uma versão esportiva capaz de entregar 110 cv graças ao motor 1.0 turbo — um feito para a época. Além do desempenho, seu diferencial era a presença do Motocompo: uma pequena scooter dobrável guardada perfeitamente no porta-malas do compacto japonês.

Essa solução prática permitia, em situações de trânsito intenso, estacionar o carro e seguir até o trajeto final com a motoneta de 49 cc. Tanto o Honda City Turbo quanto a Motocompo são dois símbolos da inventividade japonesa em mobilidade urbana.

Já tinha ouvido falar dessas soluções nada convencionais? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

5 comentários em “5 carros que são o puro suco da inventividade automotiva”

  1. Tiago

    Mal consegui ler a matéria, cheia de propaganda na tela que não consegui fechar.

    A matéria também faltou fotos para contextualizar melhor.

  2. Leonardo

    Muitos anúncios

  3. Renan

    Só querem cliques. Mal da para ver os carros e tem tanta propaganda que fica difícil de acompanhar..

  4. Angelo

    Um horror, não tem como ver a matéria! Que coisa horrorosa, só propaganda o tempo todo fechando a matéria.

  5. Reginaldo

    Péssimo, só dá pra ver as propagandas.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar