Nem todo carro tem vida fácil no Brasil. Mesmo quando se trata de um modelo global, o nosso país pode receber uma versão de baixo custo ou até atrasada em relação ao que oferecem lá fora. Por isso, essa lista traz cinco exemplos de carros que melhoraram muito depois que suas marcas desistiram de vendê-los no Brasil. Confira:
Fiat Tipo
![Fiat Tipo [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/fiat_tipo-1320x792.jpg)
Tecnicamente, o Fiat Tipo é sucessor do Bravo e tem um jeito de Argão. Mas, como os carros da Fiat do Brasil são totalmente diferentes da divisão europeia, a fabricante italiana jamais vendeu a segunda geração do Tipo por aqui. Ele tem versões sedan (quem, por sua vez, parece um Cronos tamanho M), perua e hatch, além de uma versão aventureira que tenta cumprir um papel de Pulse da Itália.
Renault Clio

O Renault Clio morreu no Brasil sendo um carro simplório, mas se tornou um carro bem mais sofisticado na Europa ao longo dos anos. Já perdemos três gerações do Clio, que recentemente estreou a sexta encarnação com estilo exótico. Nosso único alento é que ele usa plataforma e motor do Renault Kardian. Só que tem interior bem mais sofisticado. Será que teria espaço para voltar ao nosso país?
Opel / Chevrolet Astra

Quando a Opel deixou de fazer parte da GM para se tornar um membro da PSA (e depois Stellantis) perdemos qualquer chance de ter novamente um Chevrolet Astra. O modelo foi vendido em duas gerações aqui no Brasil com seu nome original, além de uma extra como Vectra. Atualmente está na sexta geração, tem versão elétrica e é baseado no Peugeot 308.
Citroën C4

Com a recente aposentadoria do Citroën C4 Cactus, um espaço grande ficou aberto para que a Stellantis possa trazer a nova geração do C4 para cá para atuar acima do Basalt. Nessa terceira geração, ele se transformou em dois SUVs cupês. O C4 tem traseira mais curta, estilo Nivus e em uma pegada meio Xsara. Já o C4 X tem a traseira longa, quase como um sedan.
Que outro carro ganhou uma nova chance somente fora do Brasil? Conte nos comentários.

![Fiat Tipo Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/fiat_tipo_cross_71_edited-1200x720.jpg)

O Peugeot 306. Teve até versao esportiva na Argentina.
Uma pena que não vieram para o Brasil. São ótimos carros e fazem sucesso na Europa.
De todos esses, o que sinto mais falta é do Tipo.
Já tive um Tipo 1.6 i.e. sinto muita saudade dele. Era um carro extremamente espaçoso, confortável, completo, econômico e, devido ao seu baixo peso, relativamente ágil.
Sou fã de Hatch Médio, de Sedan ez principalmente, de Station Wagon.
É dois.
Ah, Brasil! Seu amor por carros europeus parece ter um jeito curioso de funcionar. Que tristeza ver o Fiat Tipo sedado e o Astra Chevrolet desaparecerem, mas que alívio saber que o Clio agora tem um interior sofisticado (pelo menos fora do Brasil)! E aí, Stellantis? Já pensou em trazer o C4? A gente só perdeu o Vectra, não precisa dar mais torto! 😅the prophecy deltarune
Por aqui só tem porcaria, carros melhores não vem pra cá porque o imposto é um absurdo, encarece e não vende, fazem essa porcaria descartável com um interior pobre, sinceramente vi um Tracker por dentro q custa 140.000,00 e fiquei decepcionado com o interior, uma porcaria.
O brasileiro ainda está pagando caro por caroça.
O Prius é o caso mais gritante!
E outra, nenhum carro da Stellantis está melhor. Beleza, coisa que não se pode dizer desse Citroen C4, e evolução natural conforme as décadas não é sinal de “ficou melhor”.
E Renault Clio surgiu, desde a primeira geração, como um hatch mais sofisticado, a Renault do Brasil o transformou em pé de boi.
Por isso os chineses estão vendendo e conquistando o Brasil e o mundo, ótimo acabamento, muita tecnologia, durabilidade e pouca manutenção para os elétricos.
O Clio só ficou bonito depois que “faleceu” aqui no BR.
De todos os exemplos, o mais chamativo, é claro que o Tipo.
Por ser um carro que traz nostalgia pra muita gente e por vermos que algo tão incrível, parece ter ficado ainda melhor.
Porém, nosso mercado, infelizmente, não tem espaço pra um carro desses.
Aqui a gente pode um kwid, mas se endivida num HB20.
Os SUV’s que nem SUV são mais, é alternativa ao sedan, pra quem tem família.
Carro montado no Brasil é monótono, chato, sem graça.
Na Europa, principalmente, cada um tem sua marca registrada…
Um banco, um volante, um painel de instrumentos que se difere dos “irmãos”..
Aqui os encargos fazem as montadoras literalmente montar em série quase todos os itens do carro A pra fazer caber no carro B, C, D…
Sinceramente aqui no Brasil não chega nem a 50% da qualidade que entregam lá fora, primeiro por causa do imposto, segundo que mesmo pelado agente aceita, acho que quando o cara começa a fazer aqueles esboços do projeto, provavelmente já vai separando uns para mandar aqui para o brasil, e assim nasce os nossos carros tudo, tudo, tudo que chega aqui e sempre pela metade.
Sinceramente aqui no Brasil não chega nem a 50% da qualidade que entregam lá fora, primeiro por causa do imposto, segundo que mesmo pelado agente aceita.
Nao adianta… o brasileiro nao tem condições econômicas de ter carro europeu….tentaram isso em meados de 2000…deu errado…o dólar ainda era metade de hoje….as fábricas não conseguiram manter o nível de acabamento europeu…num país de renda percapta baixa…aqui e tipo Índia…e nao adianta choradeira….quem tem grana 5% anda de porsche…o resto e carro de plástico e olha la….
Nao temos como termos esses veículos aqui e ponto…