Definir carros esportivos nem sempre é uma tarefa fácil. Para encurtar a conversa, a classificação mais aceita é que os veículos precisam ter algum retrabalho específico na suspensão e chassis, além da maior potência. Por isso, só colocar um motor mais potente em um carro não faz ele ser um esportivo autêntico.
Entretanto, eventualmente surgem alguns carros divertidos e rápidos, ainda que não tenham sido projetados para serem esportivos. É justamente o caso dos modelos desta lista. Todos eles contam com um bom acerto de suspensão, contam com uma dinâmica aprimorada, mas não foram projetados com a esportividade em mente.
Mesmo assim, são excelentes veículos e contam com o carinho da maioria dos entusiastas.
![Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Up-Connect-04_edited-750x450.jpg)
Volkswagen Up TSI e VW Polo TSI MT
Há quem jure de pé junto que o VW Up TSI é esportivo. No entanto, este nunca foi o objetivo da marca. Acontece que o falecido subcompacto tinha um excelente projeto, sendo um carro bem moderno para a sua época, além de uma dinâmica acima da média.
![Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Volkswagen-Polo-TSI-manual-5-750x450.jpg)

Nissan March 1.6 manual
O March sempre teve cara de carro pacato, mas o modelo 1.6 andava muito bem para o tamanho do hatch. Para se ter uma ideia, este motor é usado até hoje no Kicks, que é bem maior e mais pesado que o subcompacto.
Por isso, mesmo sem ter uma dinâmica tão boa quanto o Up e o Polo, o March 1.6 manual merece um lugar na lista. Seu desempenho é bom, mesmo com a carinha de carro comportado.

Renault Clio 1.6 16v
É exatamente a mesma situação do March, mas feita alguns anos antes. O Clio nunca teve uma versão esportiva de fato no Brasil, mas no exterior até um motor V6 central enfiaram nele.
O mais perto disso que tivemos em nosso mercado foi a versão 1.6 16v, que entregava um desempenho bastante superior ao 1.0. Dessa forma, era quase como ter um hot hatch francês, mas sem o exagero que era o Clio V6.
![Honda Civic Touring [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/honda_civic_touring_sedan_44_edited-750x450.jpg)
Honda Civic Touring
O Civic quase sempre teve seu apelo esportivo, mas cabia a linha Si cumprir este papel. Entretanto, na última geração fabricada no Brasil, o sedã tinha um grande salto de potência com o motor 1.5 turbo do modelo Touring.
Não era radical como um Si ou Type R, mas ao menos oferecia uma performance digna ao comportamento dinâmico primoroso do carro. O único porém é a presença do câmbio CVT, que diminui todo o apelo esportivo que o sedã poderia ter. Mas ao menos o desempenho era bom.
![Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/09/jeep_renegade_trailhawk_t270_4_4_62_edited-750x450.jpg)
Jeep Renegade 1.3 turbo
Quem diria que o Renegade estaria um dia em uma lista de carros rápidos. O milagre foi proporcionado pela adoção do motor turbo 1.3 de 185 cv. Com isso, o SUV da Jeep se tornou o mais potente da categoria, ao lado dos primos Fiat Pulse Abarth (este um esportivo de fato) e o Fiat Fastback.
Porém, por conta da mudança da água para o vinho, nada mais justo que escolher o Renegade em vez do Fastback. Afinal, o SUV da Fiat já nasceu com este motor, enquanto o modelo da Jeep passou muitos anos sendo julgado, e com razão, pelo baixo desempenho do motor 1.8 aspirado.
>> 5 carros de 7 lugares que poderiam brigar com o C3 Aircross no Brasil
>> Os 10 carros mais rápidos fabricados no Brasil
>> Russo detona carros de luxo por puro sensacionalismo


![Jeep Renegade Sport [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Jeep-Renegade-Sport-5_edited-1200x720.jpg)
Esse Renegade tem um visual muito ultrapassado por mim esse facelift não faz sentido em existir no Brasil!
Não compraria!
Esse Renegade tem um visual muito ultrapassado por mim esse facelift não faz sentido em existir no Brasil!
Renegade ainda com visual que chama a atenção e atual, agrada muita gente.
Sou fã da renegade.
Tenho uma 4×4 diesel 2.0 e só trocaria por uma igual!