Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros vendidos no Brasil e que tiveram diversos recalls

Curiosidades

Tudo pela segurança

5 carros vendidos no Brasil e que tiveram diversos recalls

Vamos conhecer cinco carros que foram ou ainda são vendidos no Brasil e possuem diversos recalls realizados

5 min de leitura

Qualquer produto pode apresentar falhas ou defeitos de fabricação e por isso as marcas criam recalls. Essas campanhas querem arrumar os possíveis problemas de forma rápida e assim trazer mais segurança ao público. E com os carros não seria diferente. Vamos te contar quais veículos vendidos no Brasil mais acumularam campanhas de recalls em sua trajetória.

Vamos te dar detalhes de como foram as campanhas e os motivos que levaram as fabricantes a pedirem o retorno dos seus veículos às suas oficinas. Vale lembrar que os modelos indicados não estão envolvidos em nenhum chamado neste momento.

Ram 2500 – 26 chamados

RAM 2500 Laramie [divulgação]
RAM 2500 Laramie [divulgação]

A Ram 2500 acumula mais de 20 chamados em sua trajetória pelo Brasil. Em 2025, a caminhonete grande foi chamada diversas vezes para reparo e análises nos airbags laterais de cortina. Por sorte, a Ram conseguiu arrumar os possíveis problemas da rival da Chevrolet Silverado. Um dos últimos chamados que envolveu a picape grande 2500 foi por uma verificação do software do módulo de controle do motor.

Hoje, a 2500 é vendida em versão única, a Laramie. Ela sai por R$ 559.990 e tem motor 6.7 Cummins High-Output turbo diesel. Ele entrega 436 cv e 149 kgfm de torque. Câmbio automático de oito marchas, seletor eletrônico e central multimídia se destacam no conjunto.

Jeep Grand Cherokee – 25 chamados

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

O segundo lugar dessa lista de carros vendidos no Brasil e com diversos recalls vai para o Grand Cherokee. O SUV grande norte-americano já teve diversas gerações e é conhecido pelo ar parrudo e muita vontade de se aventurar no off-road. Hoje, ele é vendido na versão híbrida plug-in 4xe. Ele teve seis chamados ao longo de 2025.

A última vez que os donos do Grand Cherokee foram convocados para inspeção foi em novembro. Na época, quem tinha um Grand Cherokee 2014 ou 2015 deveria visitar uma oficina da Jeep para que o software do módulo PCM fosse analisado ou até atualizado. A falha no sistema podia ocasionar perda de potência do motor com o SUV em movimento. Por sorte, o problema foi prontamente resolvido.

Volvo XC90 – 19 chamados

Volvo XC90 Ultimate Dark cinza escuro, visto de frente e com fundo branco
Volvo XC90 Ultimate Dark [Divulgação]

E o pódio é completado com o SUV XC90. Um dos carros mais sofisticados que a Volvo vende no Brasil está entre os modelos que mais tiveram recalls por aqui. O modelo passou por diversos chamados e o mais recente deles envolve a atualização do software do módulo de controle da frenagem. As unidades envolvidas nesse recall foram fabricadas entre 2019 e 2025.

De acordo com a Volvo, foi identificado uma modificação incorreta no software do módulo de controle da frenagem. Ele impedia a formação da pressão hidráulica necessária ao acionar o sistema de freios dos carros envolvidos no chamado se eles estivessem no modo B (no caso dos veículos PHEV) ou no One Pedal Drive (no caso dos carros elétricos).

Fiat Uno – 18 chamados

Fiat Uno Sporting duas portas prata de frente andando rápido
Fiat Uno Sporting duas portas [divulgação]

E o quarto lugar é do hatch compacto Uno. De acordo com o Jornal do Carro, o rival italiano do Volkswagen Gol passou por 18 campanhas de melhorias ao longo dos anos. Vale lembrar que ele foi fabricado e vendido por aqui por mais de 35 anos. E um dos chamados que ele enfrentou em sua trajetória esteve relacionado com os temidos airbags da Takata.

As bolsas infláveis dessa empresa vieram com defeitos de fabricação e podiam até trazer riscos para os ocupantes dos carros ao invés de ampliar a segurança. Os Uno envolvidos neste recall foram fabricados entre 2014 e 2016. Hoje, ele não é mais vendido como 0km e segue bastante cultuado pelos seus fãs. Mas, um novo hatch compacto que chegará em 2026 poderá reviver seu icônico nome.

Fiat Grand Siena – 16 chamados

Fiat Grand Siena 2020 (divulgação)

Por fim, o Grand Siena também entrou na lista. Assim como o Uno, o sedan compacto italiano foi atormentado com os airbags da Takata. Um dos últimos recalls de sua trajetória por aqui acometeu as unidades produzidas entre 2019 e 2020. Na época, a Fiat pediu aos donos do sedan que visitassem uma oficina sua para que houvesse a substituição do módulo do airbag do lado do motorista e do volante.

A montadora contou que se houvesse uma colisão e possível acionamento da bolsa inflável, existia a possibilidade de desprendimento da cobertura do airbag. Isso poderia causar danos físicos ou até fatais para os ocupantes. Por sorte, a marca conseguiu solucionar o problema. Atualmente, o Grand Siena saiu de cena e deixou o espaço livre para o Cronos. Ambos são queridos por motoristas de aplicativo, já que possuem amplo espaço interno e porta-malas com mais de 500 litros.

Seu carro já foi chamado para recall? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar