Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 curiosidades aleatórias sobre carros vendidos no Brasil

Curiosidades

Sabia dessas?

5 curiosidades aleatórias sobre carros vendidos no Brasil

Confira algumas curiosidades e aleatoriedades sobre o universo dos carros vendidos, desenvolvidos ou criados no Brasil

3 min de leitura

O mercado automotivo brasileiro é vasto, lotado e cheio de surpresas. Por isso, reunimos aqui cinco curiosidades aleatórias sobre os carros vendidos, produzidos ou desenvolvidos no Brasil. Confira elas e depois conte nos comentários qual sua preferida. 

HB20 é um nome totalmente brasileiro

Hyundai HB20 Platinum Safety azul parado de frente com muro ao fundo
Hyundai HB20 Platinum Safety [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Quando a Hyundai decidiu que queria atuar como fabricante no Brasil e não depender mais da CAOA, ela criou uma família de carros compactos com o nome HB20. O nome vem de Hyundai Brasil e o 20 é do posicionamento do carro na gama, sendo equivalente ao i20 e abaixo do i30 (que na época fazia sucesso no Brasil).

Volkswagen tem uma regra para nomes de SUVs

Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI vermelho parado de frente com muro e plantas ao fundo
Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Todo SUV a combustão da Volkswagen tem nome começado pela letra T, mas existem apenas duas exceções muito específicas: Nivus e Atlas. Específicas porque se aplicam apenas a alguns mercados. Na Europa, o Nivus se chama Taigo, respeitando a regra. Já na China, o Atlas é batizado de Teramount. 

Só existe um carro que a Fiat vende no Brasil e na Itália ao mesmo tempo

Stellantis
Fiat Scudo [divulgação]

Provando que a Fiat é uma marca totalmente brasileira, o único carro que é compartilhado de maneira idêntica entre a nossa divisão e a européia é a van Scudo. Existem também a Ducato, mas o modelo europeu está mais atualizado. Na linha de passeio, tínhamos o 500, mas o que tem no Brasil é só resto de estoque. 

Sandero é brasileiro

Renault Sandero Nokia azul parado de frente
Renault Sandero Nokia [Foto: Divulgação]

Apesar de hoje ser um dos carros mais vendidos da Dacia na Europa, o Sandero foi desenvolvido no Brasil. O modelo pegou como base o feioso Logan de primeira geração, deu a ele um visual mais atraente e virou sucesso. O nome Sandero, inclusive, era para soar como algo latino, mas não tem significado.

Aqui era invertido

Citroën Xsara Picasso [Divulgação]

Desde que a PSA se formou, a Citroën sempre foi uma marca abaixo da Peugeot – ainda que tivesse modelos mais caros e sofisticados em uma época. Contudo, quando Segio Habib, hoje presidente da JAC, trouxe a Citroën para o Brasil, ele a posicionou acima da Peugeot, sendo o único país do mundo em que a ordem dos carros franceses era invertida.

Conte outra curiosidade aleatória que você se lembra nos comentários. 


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar