Queridinha dos brasileiros, a Toyota é a marca japonesa que mais vende carros no nosso país. Mas, mesmo consagrada e forte no mercado, não escapou de cometer alguns erros de estratégia e de caminho. Nessa lista, pontuamos os cinco erros mais recentes da Toyota no Brasil.
Etios

A Toyota subestimou o mercado de hatches compactos no Brasil. Estávamos a tempos sem novidades, mas o Etios veio junto de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, carros que elevaram muito o patamar do segmento. Ele nada mais era do que um carro de baixíssimo custo feito para a Índia. Precisou de anos para melhorar, mas vendendo pouco por ser muito feio.
Esqueceu que o RAV4 existe

Ainda que o Toyota RAV4 seja o SUV mais vendido dos EUA, aqui no Brasil ele é pouco lembrado. Isso porque veio caríssimo e com pouco volume de vendas, além de a própria marca esquecer constantemente que ele existe. O foco sempre está na linha Corolla ou nos irmãos Hilux e SW4. Fora isso, a Toyota dá pouca atenção.
Freio e marmita do Corolla Cross

Antes da reestilização, o Toyota Corolla Cross brasileiro deixava claro tratar-se de uma variante de custo reduzido em relação ao modelo dos países de primeiro mundo. O freio de estacionamento no pé, algo de caminhonetes dos anos 1980 afastou muitos compradores, assim como o escapamento muito aparente. Até hoje só um dos problemas foi resolvido, mas as vendas bombaram.
Não separar a Lexus
![Lexus NX 450h [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/lexus-nx450h-22-1320x743.webp)
A Toyota já corrigiu esse erro, mas ter começado as operações da Lexus como um cantinho nas concessionárias Toyota foi um erro grave. Afinal, o público premium não quer ir comprar um SUV de meio milhão de reais no mesmo pátio que havia estacionado um Etios. O atendimento é diferente e precisa ser assim. Ainda bem que agora a Lexus ganhou concessionárias próprias.
Avanço dos híbridos

Primeira marca a produzir carros híbridos e ainda a única a fazer modelos eletrificados flex, a Toyota chegou com tudo com Corolla e Corolla Cross Hybrid. Mas os chineses mostraram como fazer carros mais potentes, mais eficientes e mais econômicos. Tanto que hoje, como a marca japonesa dormiu no ponto, os Hybrid representam pouco das vendas dos irmãos Corolla.
Qual outro erro da Toyota você se lembra? Conte nos comentários.

![Toyota Etios [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/toyota_etios_platinum_hatchback_19_edited-1200x719.jpg)

Deixou de fabricar um excelente carro para o consumidor de baixo custo o Etios para fabricar carros caros para faturar mais essas montadores são todas iguais só pensão nelas o Brasil é um excelente mercado para essas montadores pois o brasileiro gosta de pagar caro e jogar dinheiro fora com carros
Verdade, O Toyota Etios, apesar de não ter o design mais atraente, conquistou muita gente por ser um carro robusto, confiável, econômico e de manutenção barata. Era uma ótima opção para quem queria custo-benefício real — inclusive virou o queridinho de motoristas de aplicativo e frotistas.
Eu tenho um 2015, não vendo de jeito nenhum. É ótimo. Viajo de Tocantins pra AL, PE, CE, PI e Maranhão é muito prazeroso.
Aaah eu amo meu Frank Stein,ele é top aguenta meu pé direitinho no acelerador.
É feio mais é meu!
Parar a fabricação do Yaris hatch. Nem todo mundo gosta de SUV.
Você está certíssimo, o Brasileiro é um povo que precisa ser estudado!
Vai sempre pela aparência e futilidade, deixa de comprar o que realmente presta simplesmente pela aparência.
Que ver um ónix, Hb 20 ou qualquer outro se comparar a durabilidade e confiança de um etios. Só quem tem sabe. Mas ainda assim se não for meio leso das ideias e primar por aparência, velocidade, ou qualquer outra tecnologia a mais que outro ofereça é que só vai dar dor de cabeça com manutenção logo ali na frente.
Claudio Bom Nome Sobrinho disse tudo , faço das palavras dele as minhas.
Não generalize. Imagino que você também seja brasileiro.
Boa Noite!
Já tive corolla sedan e Corolla Cross.
Os comprei 0km. Sem nenhuma queixa. Excelentes carros!
Concordo com o texto do início ao fim. Ainda acrescentaria que ainda está DEMORANDO pra lançar a pick-up STOUT , “anti ‐toro”!
Mas no geral , pra mim , a japonesa TOYOTA é a melhor marca automotiva.
Abraço
Eu concordo plenamente a Toyota errou em tirar carros Etios, só pensar no lucros, ela tem lançar carros pequenos, carros com custos menores
Apesar de não ser um carro bonito o Etios foi o melhor carro que já tive. Achei ruim qdo pararam de fabricar e acabei comprando um Yaris que TB saiu de fabricação. Sem opção na Toyota agora! Carros muito caros pro meu bolso!
Errou em tirar o etios de linha. Ótimo carro. Tenho um platinum 2018.
Primeiro erro- preço do yaris e yaris sedan, custo benefício relativamente alto para um carro quase de entrada.
Segundo erro – ter deixado de fabricar – los, são ótimos carros ( inclusive está na minha lista de compras ), mas a Toyota realmente deu um tiro no pé ao ter essa decisão.
O Onix da década passada só é mais bonito que o Etios. Espaço interno e desempenho não chegam nem perto, além do mais, o Etios é um carro de qualidade superior.
Deixou de fabricar o Yaris, em vez de investir numa nova geração do sedan e do hatch
Cláudio, concordo com vc, chamar o Etios de feio e fabricando um tal de Cross, olhem bem pra cara dele.
Muito difícil achar pra comprar um Etios e o airys não dá no orcamento
O que custa caro nos carros, não é o carro em si. São os tributos. Imagina comprar um Corolla zero por 100 mil reais? Preço justo? Sim, so deduzir os tritubos.
Tem q parar com essa besteira de pensar em consumidor de baixo custo. Se você não tem dinheiro pra comprar um carro, então, não é pra você.
Considero desnecessário deixar de fabricar o único popular da Toyota no Brasil,o Yaris, um carro muito bem aceito, tanto pela qualidade quanto pelo preço! Deixa um grande número de compradores sem nenhuma opção!
Quem falou que o Etios foi um erro ??? Fala sério. Carro bom pra caramba. Case com mulher bonita pra ver….leva uma…/
Pensar diferente: vender mais carros por menos é igual vender poucos carros por mais (= lucro). A diferença é ver mais gente usando sua marca e satisfeito com um excelente produto que te dá 10 anos de garantia e com um pós venda ótimo ISTO SE CHAMA TOYOTA. Já tive carros de todas as marcas, mas, EU só troco meu Toyota por outro Toyota.
Bom dia, deixar de fabricar o Yares tanto ratch como o sedan carros de boa aceitação e um comércio forte. Pois agora estão sem carros pr combater Uno, Palio, Polo, Sandero e outros pequenos, e assim perdem espaço para outras marcas.
Você tem que colocar carros mais baratos no mercado, como Aygo, do cliente, que não tanto vigila.
Você tem que colocar carros mais baratos no mercado, como Aygo, do cliente, que não tanto vigila.
Pior erro da Toyota foi deixar de fabricar o Etyos, carro popular, bom, barato, um tanque de guerra, com pouca manutenção, espaçoso, um porta malas invejável, estou no segundo carro e já ia para o terceiro. Já tive outras marcas e só me deram dor de cabeça.
Tive um Etios e troquei pelo yaris, um excelente carro, hoje tenho um Creta,mas voltaria pra Toyota tranquilamente, economia , mecânica, conforto e acessórios de primeira eu quis cancelar a compra pra pegar de volta o meu yaris mas eles depois que pedi pra desfazer agilizaram a documentação e me entregaram com problemas que tive que resolver depois, mas resolvido o problema o Creta tem seu valor excelente carro em termos de conforto, mas a economia do yaris é superior.
Outro erro: matar a linha Yaris, Gosto da marca mas não quero SUV. Vou buscar outra marca.
A Toyota fez duas burradas no Brasil. A primeira foi não dar continuidade ao Bandeirante e achar que quem compra um jipão como aquele iria mudar para o Hilux. A outra foi parar o Etios. O melhor carro que eu já tive. Ia sair de um para outro até morrer. Fiz uma viagem e levei minha sogra em Guatulhos. Fui, voltei, enchi na mesma bomba. Fez 19,98 por litro. Mina mais iria trocar de carro. Mas…
Eu tenho um etios 2015/2016. Um tanque de guerra. A maior vacilada da Toyota!
Tenho um T. Etios 2017, adoro esse carro, nunca deu problema mecânico, super econômico, leve de dirigir, a única coisa q não gosto, é um pouco baixo, sempre raspa embaixo qdo vou passar num quebra molas mais elevado. Mas não troco ele, ficarei com ele durante um bom tempo.
Toyota errou muito parando a produção do Etios, tanto que ainda vale a pena comprar um usado, de tão bom que é o carrinho “feio”. Pra quem quer economia, durabilidade e praticidade, não tinha igual.
Outro erro da Toyota: deixarem de fabricar o yaris.
A Toyota poderia “hybridisar” todos os seus veículos.
Eu tenho um Etios 2013 hetch econômico nunca quebrou só troco peneus não vendo por dinheiro nenhum