.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Respostas da Pergunta da Semana

5 marcas de carros que não fariam falta se fossem aposentadas 

Escolhidas pelos leitores e seguidores do Auto+, essas cinco marcas já foram amadas e relevantes, mas hoje não tanto

Infiniti QX80 cinza, visto de frente, com faróis acesos e árvores ao redor
Infiniti QX80 2025 [Divulgação]

É doloroso pensar que uma marca pode deixar de existir e sempre que um grande grupo encerra as atividades de alguma fabricante, é uma notícia dolorida. Mas, como o bolo não está crescendo e cada vez mais gente quer uma fatia, não sobra espaço para tanto carro e tanta marca.

Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, questionamos aos leitores que marcas de carros deveriam se aposentar. Nossa equipe de jornalismo sugeriu Lancia, Jaguar, SsangYong e Smart. Mas, os leitores e seguidores vieram com novas possibilidades, que estão listadas nessa matéria. 

Vauxhall

Vauxhall Astra Ultimate [divulgação]
Vauxhall Astra Ultimate [divulgação]

Sugerida diversas vezes no site e nas nossas rede sociais, a Vauxhall hoje só existe como uma marca que vende carros da Opel com volante do lado direito e outro logotipo. A realidade é que já faz anos que não existe um carro próprio da Vauxhall e que ela poderia muito bem ser só a Opel no Reino Unido.

Infiniti

Infiniti QX60 azulado, visto de lado, com faróis acesos e guarda-sol ao lado
Infiniti QX60 2025 [Divulgação]

Toyota, Honda e Nissan possuem suas marcas de luxo nos EUA e que atuam em outros mercados. A mais forte de todas é a Lexus, depois a Acura com relativa força, enquanto a Infiniti é a mais fraca. Segundo alguns seguidores do Auto+, se ela deixasse de existir, não faria tanta falta assim.

Seat

Volkswagen Polo
Seat Ibiza [divulgação]

Com muito legado e história, incluindo uma passagem relevante no Brasil, a Seat deixou de ser importante no momento em que a Volkswagen deu mais atenção à Cupra. A marca não consegue se posicionar entre a VW, que já tem um toque esportivo, e a Skoda, que é voltada ao custo-benefício. A Cupra, como Porsche da classe média, faz mais sentido que a Seat.

Chrysler

Chrysler Pacífica [divulgação]
Chrysler Pacífica [divulgação]

Apesar de ter um legado gigantesco, a Chrysler hoje sobrevive como uma das únicas marcas de carros a só vender minivan. E no singular, porque o único carro que existe é a Pacifica. Com tanto potencial e história, ela ficou perdida em meio a tantas marcas e carros que a Stellantis tem em seu portfólio atualmente.

Que outra marcas de carros você tiraria de linha? Conte nos comentários.