Home » Curiosidades » 5 técnicas para economizar combustível na estrada que realmente funcionam

Curiosidades

5 técnicas para economizar combustível na estrada que realmente funcionam

Pé de bailarina, olhos de águia, conheça essas e outras técnicas de como economizar combústivel na estrada

4 min de leitura

Use essa técnicas para economizar combustível na estrada ou na cidade. Apesar de serem dicas de direção muito conhecidas, são pouco praticadas. Com os preços dos combustíveis cada dia mais altos talvez seja mais fácil garantir alguma economia na forma de dirigir do quando vai abastecer.  

Pensando nos nossos amigos leitores decidimos criar uma lista com as cinco melhores técnicas para economizar combustível na estrada. Mas a maioria delas serve perfeitamente para o ambiente urbano também. Inclusive colocamos cada uma dessas técnicas em prática em viagem de mais de 1.000 km no novo Jaecoo 7. Então, sem mais delongas veja o que você pode fazer para economizar uma grana. 

5 técnicas para economizar combustível na estrada  

1. Controle de acelerador e freio  

pedais de um carro e um sapato amarronzado pisando no freio - Técnicas de como ecomizar combústivel na estrada
Pedais de um carro [YouTube/ ND Mais/ Reprodução]

A principal tática para economizar combustível seja na cidade ou na estrada é ter um bom controle de acelerador e freio. Ou seja, acelerar com cautela e frear o menos possível. Afundar o pé no acelerar e frear toda hora é o que faz você secar o tanque de combustível rapidamente. 

O segredo é tocar os pedais com a delicadeza de uma bailarina. Requer paciência? Com certeza! Mas vale a recompensa. Foi usando essa e outras técnicas que rodamos 1.107 km com o Jaecoo 7 com um único tanque de combustível e sem recarregar as baterias. E o melhor, ainda o painel de instrumentos ainda registrava 341 km de autonomia restante. 

2. Vidros fechados  

Imagem mostra saída de ar-condicionado

Você deve estar pensando como conseguimos rodar mais de 1.000 km apenas dosando acelerador e freio. De fato, essa foi a técnica principal. Mas outras coisas ajudaram.  Como por exemplo rodar com os vidros fechados na estrada. Em velocidades mais altas, rodar com as janelas abertas aumenta a força de arrasto e o carro precisa de força extra para manter o ritmo e acaba gastando mais combustível.  

Para fins de curiosidade, rodamos de Alphaville (SP) até Londrina (PR), e de lá até Foz do Iguaçu com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado o tempo todo. Claro que não abusamos. O ar estava sempre na intensidade mais baixa e entre 22º e 23º graus.  

Um outro grupo de jornalistas que fez a mesma prova conosco, mas a bordo de outro Jaecoo 7 optou por fazer todo o trajeto com o desligado e apenas uma fresta do vidro aberta. Além disso, eles estavam em uma velocidade bem mais baixa que nós e conseguiram apenas 5 km de autonomia a mais.  

3. Combustível de qualidade  

Gasolina ou etanol? Qual vale a pena? Dicas de como economizar combústivel
Gasolina [divulgação]

É praticamente impossível ter um bom rendimento do combustível se você abastece em qualquer posto. A procedência e qualidade do combustível são cruciais para conseguir rodar mais gastando menos. Por isso é importante encontrar um posto de confiança e virar freguês. Pois interfere diretamente em quão longe você conseguirá ir com um tanque.  

4. Pneus calibrados  

Pneu furado (divulgação)

Uma técnica simples para economizar combústivel, mas que pode te ajudar um bocado é calibrar os pneus, principalmente antes de pegar estrada. O pneu mais duro exige menos esforço do carro para embalar. Enquanto o pneu mais murcho exige mais força, pois aumenta a resistência de rolamento, logo gasta mais combustível. Tente empurrar um pneu cheio e outro pouco mais vazio e sinta a diferença na prática. No carro é a mesma coisa.  

5. Olhos de águia  

carros
Carros na estrada [Divulgação]

Sem dúvidas um motorista atento com o que está acontecendo lá na frente economiza mais combustível que um motorista distraído. Como dirigir com a delicadeza de uma bailarina se não observar o que está acontecendo lá na frente?  

Se a alguns metros tem radar e você percebeu que os carros já estão reduzindo e já está se formando um congestionamento para que ir acelerando até lá? Esse é o momento de já começar a tirar o pé do acelerador. Técnicas simples como essa fazem diferença para quem quer economizar.  

Você usa outras técnicas para economizar combustível na estrada ou na cidade? Conte para nós nos comentários. 


YouTube video

4 comentários em “5 técnicas para economizar combustível na estrada que realmente funcionam”

  1. Pedro

    A história de ar ligado ou não não faz mais a diferença de outrora, hoje o ar não é mais tão pesado a aumentar muito o gasto; por outro lado o atrito também aumenta o consumo. A diferença diminuiu.

  2. Marcos Antônio de Faria

    Perfeito aspectos para economizar combustível. Já uso há muito tempo todas essas recomendações e vejo uma economia gigante. Recentemente e na semana santa, rodei quase 1.700 km e economizei bastante. Sou motorista há 56 anos.

  3. Jair Ferreira Camargo

    1. Rodar na faixa de velocidade ideal do carro, com a menor rotação possível;
    2. Deixar de acelerar em descidas mais íngremes, de forma a só manter a velocidade desejada;
    3. Planejar roteiro e horários, diminuir paradas;
    4. Carregar apenas o indispensável;
    5. Regulagem do motor em dia e importar combustível decente de países que não fazem mistureba de 13% de biodíesel.

  4. Osvaldo

    A minh tecnica consoante o olho de aguia eu ponho a mudanca no neutro e o mitor oara d exercer forca e reduz o consumo de combustivel

Os comentários estão encerrado.