Um dos modelos mais queridos do mercado brasileiro e que viveu por anos por aqui foi a Volkswagen Kombi. Destinada para o trabalho ou grandes famílias, o utilitário era amigo íntimo da versatilidade e amplo espaço interno. Logicamente que a montadora também apresentou diversas versões diferentes dela, ao longo dos seus 56 anos ininterruptos de produção.
Na lista de hoje, o leitor do Auto+ vai relembrar as 5 versões que a Volkswagen Kombi teve no Brasil e que se destacaram em toda sua trajetória. O modelo por si só já se destacava com seu formato de pão de forma, mas nunca deixou de lado a vontade de trabalhar. Aproveite a leitura e a nostalgia.
VW Kombi Carat

No final da década de 1990, a “Velha Senhora” ganhou uma das variantes mais sofisticadas de toda sua vida, a Carat. De acordo com o portal IG.Carros, essa versão foi revelada em 1998 e viveu por dois anos. Tinha injeção eletrônica multiponto no motor (que era movido a ar), bancos revestidos de veludo, calota exclusiva e mais itens de série como chamarizes.
VW Kombi Cabine Dupla

Muito antes da Fiat Strada e Chevrolet Montana serem caminhonetes acessíveis, lá vinha a Kombi Cabine Dupla desfilando pelas ruas brasileiras. Essa variante foi apresentada em meados da década de 1980, podia levar seis pessoas e mais carga na caçamba e tinha motor movido a diesel ou a álcool, segundo a Quatro Rodas. O que se destacava era seu visual, basicamente uma minivan sem uma parte do teto, já que era aberto para a caçamba.
VW Kombi Série Prata
![VW Kombi [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/volkswagen_kombi_serie_prata_9_edited-1200x720.jpg)
Essa edição foi criada para que a van pudesse se despedir com dignidade do seu fiel escudeiro motor a ar. A Volkswagen fabricou apenas 200 unidades dela. Logo após, o famoso “Pão de Forma” passaria a vir equipado com o motor 1.4, que era bem mais eficiente e atual do que o antigo. A Série Prata tinha tom exclusivo de carroceria, vidros esverdeados e mais destaques próprios.
VW Kombi 50 anos

O portal ainda destacou a versão que celebrava os 50 da van. Essa edição foi revelada aos brasileiros em 2007 e teve míseras 50 unidades fabricadas. O principal destaque era a pintura do estilo “Saia e Blusa”. Ou seja, o teto vinha pintado de uma cor e a carroceria de outra. Neste caso, os tons branco e vermelho foram os escolhidos.
VW Kombi Last Edition

Não tem como falar da Kombi e não citar justamente essa variante. Ela foi criada em 2014, com o intuito de ser o adeus definitivo da Velha Senhora aos brasileiros. Mais uma vez a pintura em dois tons foi adotada e agora ela abusava do azul claro e branco. Essa edição nasceu para relembrar que foi a partir deste ano que os carros precisavam ter airbags e freios ABS de série e a van não conseguiria tê-los por um preço razoável.
Ao menos, tinha uma ampla lista de equipamentos de série e até uma espécie de cortina nas janelas ela trazia de fábrica. O único problema era e ainda é seu preço, já que teve a produção limitadíssima, as unidades que estão expostas em concessionárias já ultrapassaram a barreira de R$ 100 mil e são itens de colecionadores.
Você tem uma história com a Volkswagen Kombi? Gosta do modelo e sente sua falta? Conte nos comentários

![VW Kombi Last Edition [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/volkswagen_kombi_last_edition_26-1320x792.jpg)

Eu tenho uma kombi 98 edição limitada original, verde tropical, só foram feitas 30 delas.
Eu tenho uma kombi 98 edição limitada, verde tropical, foram feitas 30 delas.
Kombi faz parte do meu dia a dia e meu ganha pão, bruta e a única que aguenta estrada rurais bruta sol e chuva poeira braba tá firme
Faltou a Kombi 6 portas, exclusiva do Brasil. Além do modelo com janelas extras no teto, conhecida como samba que, apesar do nome, nunca foi vendida aqui.
A cabine dupla da foto é alemã, esses para-choques nunca existiram aqui.