Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 versões do Fiat Panda mais legais que as do Uno

Curiosidades

Páginas da história

5 versões do Fiat Panda mais legais que as do Uno

Selecionamos cinco versões do Fiat Panda, das mais robustas às esportivas e às voltadas para o transporte de carga

4 min de leitura

O Fiat Panda foi lançado originalmente em 1980, na Europa, com um design quadrado associado à robustez e ao baixo custo de manutenção. Uma proposta acessível para o dia a dia. Não à toa, ele serviu de inspiração para o projeto do Uno nacional, um dos grandes sucessos da Fabbrica Italiana di Automobili Torino ou Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.

Apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, de 1980, o Fiat Panda passou a ser comercializado na Itália no início do mesmo ano. As linhas do exterior foram assinadas pela Italdesign, sob a tutela de Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani,e fabricado até 2003. Com a nova geração do Grande Panda, selecionamos cinco versões do modelo da Fiat que fizeram história.

4×4

Fiat Panda 4x4 parado de dianteira
Fiat Panda 4×4 [Divulgação]

A história do Panda 4×4 inicia em 1983, três anos depois da estreia oficial. Com base no sucesso inicial, a marca lançou uma opção com tração nas quatro rodas e preço acessível. A produção ocorria em duas etapas: na Áustria, eram fabricados os componentes de transmissão (embreagem, caixa de velocidades e eixo traseiro com diferencial, por exemplo), que eram enviados posteriormente para a fábrica da FIAT em Termini Imerese para montagem com o restante do veículo.

O motor transversal de 965 cm3 produzia 48 cv, enquanto o câmbio era de cinco marchas e o peso de só 740 kg. Entre as capacidades no off-road, o Panda 4×4 podia encarar inclinações de até 50% e vinha equipado com pneus específicos. Entre as versões oferecidas estavam Base, S, Trekking e Country Club, para citar.

Climbing

Fiat Panda Climbing preto parado de frente no fora de estrada
Fiat Panda Climbing [Divulgação]

A edição Climbing oferecia uma maior altura de rodagem em relação ao solo, além de rodas e pneus maiores comparada às demais edições. Uma diferença do Climbing, no entanto, é a falta do bloqueio de diferencial nem da transmissão com redução.

O Panda Climbing pode ser identificado pelas suspensões ligeiramente mais altas, os plásticos aparentes no exterior da carroceria desenhada com linhas quadradas e também pelo emblema alusivo à configuração logo abaixo da nomenclatura Panda, ao lado da placa traseira.

Cross

Outra versão do Fiat Panda é a Cross, que mostra faróis e lanternas diferentes. Ao contrário da Climbing, a Cross traz o bloqueio do diferencial e suspensões reforçadas, para ajudar a vida do motorista e dos ocupantes na hora de superar as adversidades do fora de estrada.

Lançada em 2006 na Itália, a versão Cross do Panda também esteve à venda em outros mercados, incluindo países com o volante à direita. Dependendo do ano, o modelo possui motores a diesel, a gasolina ou até híbrido.

100 HP

Fiat Panda 100HP cinza de frente andando na estrada
Fiat Panda 100HP [Divulgação]

Esta é a configuração mais esportiva do Fiat Panda, equipada com motor 1.4 16V Fire, emprestado do Punto. No mercado europeu, rendia 99 cv, possibilitando acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 9,5 segundos e cravar uma velocidade máxima de 185 km/h. Um foguete de bolso à época!

Além disso, o Panda 100HP trazia uma calibração específica de suspensão orientada para o desempenho, com molas, amortecedores e buchas mais firmes, cooperando na dinâmica do carro nas curvas. O Panda 100HP foi oferecido até julho de 2010, quando passou a vigorar o endurecimento das normas de emissões.

Van

O Panda Van foi lançado em 1986, como uma versão de carga do hatchback, com o banco traseiro removido e as janelas traseiras substituídas por painéis de plástico. Originalmente, a fabricação durou de 1986 até 1994, sendo comercializado com motores a diesel ou gasolina.

De acordo com o site italiano do fabricante, atualmente, o Pandina Van é parte da linha Profissional e possui duas versões (Icon e Pop), podendo ter a carroceria finalizada em tons chamativos e divertidas. O diferencial está na capacidade de carga 1 m³, com a carroceria transmitindo 3,68 m de comprimento. Já o motor 1.0 com sistema semi-híbrido rende 65 cv, casado a câmbio manual.

Quais são as suas expectativas para a chegada no ano que vem do Grande Panda/Novo Uno 2026 no próximo ano? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar