Home » Curiosidades » Após o fim do Stepway 1.0, relembre 5 versões legais do Renault Sandero

Curiosidades

Após o fim do Stepway 1.0, relembre 5 versões legais do Renault Sandero

Com o fim do Stepway 1.0, relembramos cinco versões e séries especiais do Renault Sandero que marcaram época; confira!

3 min de leitura

A Renault encerrou a produção do Stepway 1.0 na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, marcando o fim da trajetória do Sandero no Brasil. Lançado em 2007, o modelo substituiu o Clio 1.6, oferecendo um custo reduzido aliado ao espaço generoso da cabine e ao porta-malas de 320 litros.

Embora tenha sido renomeado como Stepway, o modelo não deixava de ser um Sandero. Durante 18 anos, ele ganhou versões e séries especiais, que variaram de esportivadas a uma legítima versão esportiva, a R.S., ainda cultuada por uma legião de fãs.

Nokia

Renault Sandero Nokia azul parado de frente
Renault Sandero Nokia [Foto: Divulgação]

Lançado por R$ 47.290, o Sandero Nokia se baseava na versão Privilège 1.6 16V Hi-Flex. Como diferencial, trazia um celular Nokia N95 com Bluetooth, viva-voz e o sistema de navegação Nokia LD-3W. O comprador ainda recebia um ano gratuito de navegação com 800 cidades brasileiras mapeadas. Após esse período, a assinatura anual custava R$ 190.

Tech Run

Renault Sandero Tech Run [Foto: Divulgação]

Apresentada em 2013, a série Tech Run derivava da versão Expression e vinha equipada com o motor 1.0 16V Hi-Flex de até 77 cv e 10,1 kgfm (com etanol). Vendida por R$ 37.400, tinha rodas de alumínio de 15 polegadas, maçanetas e retrovisores cinza, adesivo na coluna B e emblemas alusivos à configuração. Por dentro, os bancos e os cintos de segurança recebiam acabamento em tons de azul.

Stepway Tweed

Renault Sandero Stepway Tweed branco parado de frente com flores ao fundo
Renault Sandero Stepway Tweed [Foto: Divulgação]

O Stepway Tweed foi a última tacada antes da chegada da segunda geração, lançado em 2014 como uma edição limitada a 1.900 unidades. Custando R$ 47.390 (manual) e R$ 51.640 (automático), o interior exibia uma padronagem xadrez em preto e branco nos bancos e nas laterais das portas, inspirada pelo design francês.

GT Line

Presente nas duas gerações do modelo, a versão GT Line combinava o visual esportivo desenvolvido pela Renault Sport com itens exclusivos, como spoiler no teto, para-choques traseiros com difusores e rodas de 15 ou 16 polegadas (opcionais). Sob o capô, o motor 1.0 SCe entregava 82 cv e 10,5 kgfm com etanol, aliado a um câmbio manual de cinco marchas.

Sandero R.S.

Renault Sandero R.S. [Foto: Divulgação]

O Sandero R.S., lançado em 2015, se tornou um ícone entre os hot hatches. Desenvolvido pela Renault Sport em parceria com as equipes de design e engenharia da América Latina, o modelo produzia 150 cv e 20,9 kgfm (com etanol), graças ao motor 2.0 naturalmente aspirado e ao câmbio manual de seis marchas.

Com 4.600 unidades fabricadas, o R.S. contou com séries limitadas, como a Racing Spirit em 2017. As últimas 100 unidades do Sandero R.S. receberam o kit especial “R.S. Finale”, que incluía pôster estilo blueprint, boné, chaveiro, squeeze, carteira e uma plaqueta numerada para ser colocada no console central, identificando o modelo como um dos últimos produzidos.

Já teve ou ainda tem um Renault Sandero? Conte para nós a sua experiência nos comentários!


YouTube video

7 comentários em “Após o fim do Stepway 1.0, relembre 5 versões legais do Renault Sandero”

  1. Navio Otomano

    Nunca tive, mas adoraria ter um Sandero RS 🙂

  2. Pedro Marques

    Teve tbm o vibe (2009,2010 e 2017) Rip Curl (2012,2016 e 2017) Avantage (2017),S Edition (2022),R.S. Racing Spirit (2017) e claro o Stepway (2008-2025) o meu favorito

  3. hugo

    A Rip Curl era bonita também

  4. Daniel

    Tenho um Stepway tirado 0km em 2013, carrinho que nao da dor.de cabeca, passa por ruas mal conservadas com facilidade, com quase 170 mil km, continua excelente. Comprei um RS Racing Spirit 2018, na intenção de vender o Stepway, por fim, estou com os.dois até hoje. Quando preciso ir para o trabalho pesado, vou de Stepway, quando quero.curtir uma estrada, vou de RS. O Sandero me fez dar valor nesta área francesa, são carros robustos e duráveis. Já tive Gol, Uno e Corsa, o Sandero.ja superou todos em atender todos requisitos, de manutenção, espaço e custo benefício.

  5. Fabio Sofia Dias

    Comprei um Racing Spirit 2018, zero, preto com grafismo vermelho. Bahh não vi um hot melhor até hoje feito aqui.
    É o mustanguinho dos pequenos. Sensacional. Nao vendo, mai de jeito nenhum!!!

  6. Gustavo Henrique Barili

    Tenho um sandero stepway 2012 acho im carto muito bom, tecnologia boa pro ano dele confortavelmente bom e ele é 1.6 Automático um carro com um desempenho muito bom anda bem presiza dele ele tá ali muito bom msm atende muito a mim

  7. Rubem Eduardo

    Tive um Sandero Racing Spirit branco gostei muito dele

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar